Jornadas parlamentares. PSD escolhe slogan idêntico ao do PS de António Costa

O PSD realizou esta quinta e sexta-feira jornadas parlamentares, no Porto. Porém, o slogan escolhido para as jornadas é praticamente igual ao escolhido pelo PS de António Costa desde 2017.

Os negritos são os mesmos. O slogan das jornadas parlamentares do PSD, que começaram esta quinta-feira no Porto, tem como grande destaque o slogan “Portugal Melhor”.

Este é precisamente o mesmo destaque do slogan que tem sido utilizado em ações internas do Partido Socialista desde 2017. As diferenças estão apenas no que antecede as palavras “Portugal Melhor”.

No caso do PS, o slogan é “Juntos Fazemos um Portugal Melhor” e, no caso do PSD, que foi estreado esta quinta-feira, “Visão e Ambição por um Portugal Melhor”.

Em março de 2017, explica o Observador, o slogan começou a aparecer na newsletter que o PS envia para os militantes é “Portugal Melhor”. Até fevereiro desse ano, o slogan escolhido era “Cumprir o Futuro”.

Em maio de 2017, a propósito da Convenção Nacional Autárquica, o PS já utilizava como lema a expressão “Portugal Melhor”. Recentemente, o PS tem utilizado a hashtag #PortugalMelhor para promover o partido.

Esta não é a primeira vez que os slogans se repetem. Aquando da divulgação do primeiro cartaz do cabeça de lista do CDS às europeias, Nuno Melo, também o Partido Socialista relembrou que a frase “Europa é aqui” já tinha sido usada pelo PS nas convenções regionais que foram feitas pelo país. A diferença na frase do PS era ténue: “Aqui é Europa”.

As segundas jornadas organizadas na era da liderança de Rui Rio – que encerrará esta sexta-feira – terão entre os oradores de dois painéis o presidente da CIP António Saraiva, o politólogo André Freire ou o ex-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) Carlos Magno.

O primeiro dia das jornadas começou com uma visita à ala pediátrica do hospital de São João cujas obras estão prometidas para arrancar “no final deste ano ou início do próximo”, segundo afirmou na semana passada a ministra da Saúde, Marta Temido.

De seguida, houve ainda visitas ao IPO do Porto e ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, estando a sessão formal de abertura das jornadas marcada para as 15h00 de quinta-feira, com intervenções do presidente da distrital do Porto, Alberto Machado, e do líder parlamentar, Fernando Negrão.

À tarde, o primeiro painel, moderado pelo jornalista e ex-administrador da RTP Luís Marinho, teve por tema “Retrato Socioeconómico de Portugal: Pilares do Desenvolvimento”.

Além de André Freire, participam neste debate o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto António Tavares, a presidente de Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, o ex-secretário de Estado do Ensino Superior e Ciência José Ferreira Gomes e a empresária Susana Sargento, que venceu o prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016.

Seguiu-se uma reunião interna dos deputados sociais-democratas e um jantar em que foi convidado o eurodeputado e número um do PSD às europeias, Paulo Rangel, com o tema “Perspetivas para a social-democracia numa Europa em transformação”.

Na sexta-feira, o segundo painel terá como tema “O Portugal que queremos” e será moderado pelo jornalista e presidente do conselho de administração da Agência Lusa, Nicolau Santos.

Além de António Saraiva e Carlos Magno, participarão nesta discussão o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, o vice-presidente do PSD David Justino e o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias.

Na sessão de encerramento, discursará o presidente do partido, Rui Rio, e novamente o líder parlamentar.

As primeiras e únicas jornadas parlamentares do PSD presidido por Rui Rio, e sob a liderança da bancada de Fernando Negrão, realizaram-se em junho de 2017, em Guarda.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …