/

Obras na ala pediátrica do São João arrancam até ao final de 2019

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

As obras da nova ala pediátrica do Centro Hospitalar de São João, no Porto, deverão arrancar em 2019 e ficar concluídas em 24 meses, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido.

Esta terça-feira, o Presidente da República visitou o Hospital de São João, no Porto, e quatro horas depois saiu de lá com uma boa notícia relacionada com a ala pediátrica: “Há condições para a obra arrancar até ao fim do ano“, disse Marcelo Rebelo de Sousa, falando ao lado da ministra da Saúde, Marta Temido.

“Queria sublinhar que estamos no início de uma nova fase e isso é bom. E essa nova fase tem calendários muito precisos e teve uma ajuda fundamental dos deputados à Assembleia da República, porque permitiram neste caso excecional o ajuste direto, sem concurso, para ser mais rápido, permitiram a escolha da entidade contratante sem os limites que normalmente existem e permitiram que não houvesse sequer visto prévio do Tribunal de Contas”, sustentou o Presidente.

Segundo o chefe de Estado, concretizando-se os prazos avançados pela ministra da Saúde e pelo presidente do Conselho de Administração do São João, António Oliveira e Costa, “o que é necessário para haver o ajuste direto respeita ao primeiro semestre de 2019, porventura antes de junho, o que significa que há condições para a obra poder arrancar até ao fim do ano”.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda a “solução transitória” que permitirá que a partir de março de 2019, com a conclusão das obras em curso nos pisos 7 e 8 do hospital, as crianças da pediatria oncológica e da pediatria cirúrgica sejam transferidas para espaços do edifício central.

“Está pensado o esquema para uma solução transitória que permita alterar de uma maneira apreciável aquilo que suscitou tanta preocupação, tanto reparo – justo – da parte de familiares das crianças, da parte da sociedade civil como um todo e, obviamente, sempre da parte do próprio hospital”, continuou Marcelo.

“E isso é bom, estamos no começo de um processo e isso dá-me uma alegria particular porque estive aqui em 2010, quanto a causa estava no seu início, e estamos a entrar em 2019 e o ser possível agora em 2019 este passo em frente decisivo é uma razão de alegria para todos nós”, sublinhou.

“É bom que neste dia de Natal, em que nós vivemos tempos em que normalmente as notícias são mais más do que boas, haja uma notícia boa e esta é boa em relação à nova fase de uma causa que é uma causa de tanta gente”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Hospital de São João tem há 10 anos um projeto para construir uma ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores. Em janeiro de 2017, o Ministério da Saúde aprovou a construção da ala pediátrica, anunciando um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

O Parlamento aprovou a 27 de novembro, por unanimidade, a proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2019, de forma a prever o ajuste direto para a construção da Ala Pediátrica, cuja obra o diretor clínico do São João prevê arrancar em 2019 e concluir em 2021.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.