/

PSD, PS e Bloco querem saber quem foi a garganta-funda da TVI

4

PSD, PS e Bloco de Esquerda juntam-se para tentar arrancar do director de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, a fonte da informação de que o Banif estaria prestes a ser intervencionado e que levou à perda de 900 milhões de euros de depósitos.

Os três partidos vão insistir neste aspecto durante a audição a Sérgio Figueiredo, no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à resolução do Banif. Em causa está uma notícia da TVI de 13 de Dezembro de 2015 que avançou que estaria “tudo preparado” para que o banco encerrasse as portas.

A informação da estação levou à fuga de 900 milhões de euros em depósitos, o que agravou ainda mais a situação financeira já difícil do banco.

“Há um interesse generalizado em perceber quem é a fonte”, nota ao Diário de Notícias uma fonte social-democrata não identificada. Pelo PS, outro elemento cujo nome não é revelado pelo jornal salienta que a garganta-funda da TVI é “uma questão relevante”, conforme frisa o diário.

Os socialistas também querem saber se no dia da notícia algum elemento da TVI conversou com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sobre o caso Banif, e se as regras deontológicas do jornalismo foram respeitadas, descreve o DN.

“Não quero perceber só quem foi a fonte da TVI; quero perceber também o processo de formação da notícia, ou seja, de onde veio, como foi confirmada e o porquê da escolha de a dar daquela forma e não de outra”, aponta por seu turno a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, em declarações ao DN.

O PCP não se pronuncia sobre o caso e o CDS “deverá ser mais cauteloso”, considerando “a revelação da fonte um aspecto de menor importância”.

ZAP

4 Comments

  1. EXACTO! Se alguém dá com a língua no dentes e liberta informação que faz com que os utentes consigam retirar o seu dinheiro antes que seja declarada falência ou insolvência ou outra bo$ta qualquer e fiquem sem nada pros ladrões andarem aí a comer em restaurantes 5* e a rir da cara de quem trabalha o que é que se faz! Persegue-se quem deu a informação não vá o desgraçado que disse a verdade dizer mais alguma que possa prejudicar os bandidos que roubam …. hmmmm …. perdão …. CUIDAM, do dinheiro do povo.

    É que nem sei mais que dizer, sinceramente não sei, só falta colocarem-nos um chip ou uma coleira eletrónica no pescoço e trabalharmos até à morte só pra comer pão e beber água, e acho que até nem falta muito pra que isso aconteça. Que nojo desta gente.

  2. Queriam que os depositantes se lixassem como no caso do BES, por exemplo? Bendito quem deu a informação e ajudou os mais atentos a salvarem o seu dinheiro. Fartaram-se de criticar o Cavaco por ter dito que tudo estava bem na véspera do afundanço do BES e agora criticam a TVI por ter dito que nada estava bem no BANIF? Eles gostam é dessas comissões de inquérito que não resulta em nada, mas onde fingem que estão a fazer alguma coisa. Quantos inquéritos já vimos? E quantos condenados?

  3. serei sempre o último a defender as sras e srs dos MSM, mas sem dúvida que me parece rídiculo quererem de alguma forma culpar um orgão de comunicação (prefiro chamar aos MSM, orgãos de desinformação) pela derrocada de um banco que estava moribundo apenas alimentado pelos impostos de todos nós e que infelizmente continuamos a pagar.

    mas há uma, digamos curiosidade nisto tudo, a TVI pertence à PRISA, espanhola, por coincidência ou não (alguém uma vez disse que “estranhas coincidências estas que beneficiam sempre os mesmos”) um dos directores do grupinho #bilderberg é Cebrián, Juan Luis (ESP), Executive Chairman, PRISA and El País [http://www.bilderbergmeetings.org/steering-committee.html], ora tendo em conta quem a seguir ficou com o BANIF a preço de saldo foi o Santander que claro está por ‘coincidência’ é o accionista de referência da PRISA…. e cuja presidente executiva Ana Botin é presença habitual no governo mundial Bilderberg…. [http://www.meiosepublicidade.pt/2014/08/prisa-ganha-tres-novos-accionistas-depois-de-converter-divida-em-capital/ ; http://www.elconfidencialdigital.com/dinero/Botin-Club-Bilderberg-Banco-Santander_0_2505349448.html%5D

    tudo coincidências por certo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.