/

PSD põe em cima da mesa a hipótese de apoiar Isaltino Morais em Oeiras

3

RTP / Flickr

O PSD está a ponderar apoiar a candidatura independente de Isaltino Morais à Câmara Municipal de Oeiras. O processo de decisão deverá ficar fechado já no arranque da próxima semana.

Segundo o Observador, os sociais democratas estão a estudar a hipótese de apoiar a recandidatura de Isaltino Morais à Câmara Municipal de Oeiras.

Ao que tudo indica, o atual autarca irá concorrer como independente, mas, a concretizar-se esta hipótese, teria o apoio do partido de Rui Rio, que deixou assim de lado a hipótese de apresentar um candidato próprio a Oeiras.

No entanto, a possibilidade ainda não está fechada e tudo pode mudar até à próxima semana, mas o plano está a ser estudado pelas estruturas e pela direção do partido, que  em breve deverão dar notícias.

O mesmo jornal indica que inicialmente o plano era outro: Isaltino Morais devia avançar com as cores do PSD e contribuir para o bolo social-democrata. Contudo, esta solução acabou por não ir para à frente por vontade do autarca.

Em declarações ao Público, Isaltino explicou que não o podia fazer por entender que “seria redutor” resumir a sua candidatura a um único um partido.

No poder desde 2013, esta seria uma forma de os sociais-democratas reconquistarem influência numa das principais autarquias do país. A isso junta-se a garantia de Isaltino Morais, que já deu a entender que, vencendo estas eleições, o próximo ciclo será o último como autarca.

Contudo, a decisão não está isenta de riscos.

Ao abdicar de apresentar um candidato próprio a Oeiras, o PSD poderia estar a comprometer a sua estratégia de afirmação nestas autárquicas, que estão marcadas pela necessidade de Rui Rio fazer o partido crescer e, eventualmente, estar em condições de derrotar António Costa.

A palavra pertence agora à concelhia do PSD/Oeiras, que nunca escondeu a sua simpatia por Isaltino Morais.

A aproximação entre Rui Rio e Isaltino Morais tem sido notória. Na última entrevista que deu, ao Diário de Notícias, o presidente da Câmara de Oeiras fez vários rasgados elogios ao líder do PSD, dizendo acreditar que Rui Rio “vai mesmo ser primeiro-ministro”.

ZAP //

3 Comments

      • Eu apoio o Isaltino. Nada mais é do que todos os outros políticos. Apenas já foi validado pelo sistema judicial, que diga-se de passagem, é ainda pior do que o sistema político.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.