“Nunca deixa cair os amigos”. PSD nega afirmação atribuída a Rio no caso Silvano

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

O PSD negou na terça-feira que o presidente do partido, Rui Rio, tenha afirmado que “nunca deixa cair os amigos” para defender o seu secretário-geral, José Silvano, no caso das falsas presenças do plenário do parlamento.

Uma nota do gabinete de comunicação do PSD “nega perentoriamente” que Rui Rio tenha dito que “nunca deixa cair os amigos” para defender José Silvano, numa reunião realizada na segunda-feira em Viseu.

“Quem divulgou essa inequívoca mentira visa dar a entender que, no exercício de funções públicas, o líder do PSD não respeita regras éticas quando possam estar em causa pessoas de relacionamento muito próximo”, refere a nota social-democrata.

Pelo contrário, “Rui Rio, não só não disse isso, como toda a sua vida pública demonstra rigorosamente o contrário”, acrescenta o PSD.

“A ideia que o presidente do PSD transmitiu claramente foi que a falta de cumprimento dos princípios éticos não é aproveitar-se oportunisticamente da condenação mediática de alguém, mas sim ter a coragem de ser justo na apreciação dos factos”, sustenta o partido.

Segundo a mesma nota, Rui Rio terá mesmo dito que “seria um canalha se se aproveitasse da fragilidade de terceiros para defesa cobarde da sua própria imagem”. Rui Rio fez esta afirmação “depois de a plateia ter percebido e aceite as explicações de José Silvano e o exagero que foi dado a este caso”.

“Nunca deixa cair os amigos”

O gabinete de comunicação social-democrata reagia a uma notícia divulgada ao final da tarde de hoje pela Lusa, citando fontes presentes na reunião, de que Rio terá afirmado que “não deixa cair os amigos”, para justificar o apoio dado ao seu secretário-geral.

De acordo com relatos feitos à Lusa da reunião – que durou cerca de quatro horas -, foi o próprio Rui Rio que levantou o assunto, notando que não lhe tinha sido colocada qualquer pergunta sobre a polémica que marcou a semana passada.

Perante o desafio, foi questionado por um militante sobre como compatibilizava o caso de Silvano com o “banho de ética” que prometeu quando se candidatou à liderança do partido. Na resposta, Rio desvalorizou a polémica, negando que o secretário-geral tivesse agido de forma a receber indevidamente ajudas de custo.

O presidente social-democrata acrescentou que “não deixa cair os amigos”, e que “a última coisa” que faria seria deixar ‘cair’ José Silvano, que é já o seu segundo secretário-geral desde que assumiu a liderança do PSD em janeiro.

O tema das faltas dos deputados ganhou relevo na última semana, com o caso das falsas presenças de Silvano, em pelo menos duas reuniões plenárias, em 18 e 24 de outubro.

Na sexta-feira, a deputada social-democrata Emília Cerqueira admitiu que pode sido ela inadvertidamente a registar José Silvano quando entrou no computador com a password do secretário-geral do partido para consultar documentos partilhados, o que levou o líder parlamentar, Fernando Negrão, a dar o caso como “encerrado”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. De facto, este senhor “não está bem na fotografia” do lugar politico que ocupa.
    Nem sabe distinguir o que pertence ao âmbito pessoal do que é o interesse nacional.

  2. A Montanha pariu um rato!….Mesmo que se confirmem todas as acusações, e mesmo que as ausencias não fossem transversais a todos os partidos, e no trabalho politico como foi o caso não estivessem previstas no regulamento da AR como ausencias justificadas, o que está em causa na abertura do PC pessoal seria uma atribuição indevida de €140,00…Na verdade quando comparado com os milhares que alguns receberam com as moradas falsas, pode concluir-se que a campanha e a gritaria foi muito bem organizada com a colaboração do “Expresso”…

RESPONDER

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …

Manchester United e Liverpool querem Raphinha, ex-Sporting

Raphinha, antigo jogador do Sporting CP e do Vitória SC, está a ser sondado pelo Manchester United e pelo Liverpool. O brasileiro tem estado em destaque na Premier League, ao serviço do Leeds. Manchester United e …

50 deputados e menos de 100 pessoas na sala. Posse de Marcelo segue modelo do 25 de Abril

Marcelo Rebelo de Sousa vai tomar posse como Presidente da República, no parlamento, no dia 9 de março, numa cerimónia em que apenas estarão presentes 50 dos 230 deputados e menos de 100 pessoas no …

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …