PSD-Madeira e Marcelo de costas voltadas (e o culpado é António Costa)

Homem de Gouveia / Lusa

O PSD-Madeira e Marcelo Rebelo de Sousa estão de costas voltadas e a causa do mau estar é a mesma: António Costa.

Três vezes em 2016, duas em 2017 e mais três em 2018: os dedos de uma mão já não são suficientes para contar as vezes que Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Madeira desde que chegou a Belém. Em todas elas, foi evidente a cumplicidade entre o governo madeirense. No entanto, esse estado de graça de Marcelo no arquipélago parece ter chegado ao fim, adianta o Público esta quinta-feira.

No final de janeiro, Miguel Albuquerque deu uma entrevista ao mesmo jornal na qual ficou bem patente o seu descontentamento, sublinhando as queixas insistentes de que o primeiro-ministro, António Costa, estaria a utilizar o aparelho do Estado para se intrometer na política do arquipélago em benefício do PS local.

O matutino questionou o chefe do executivo madeirense e presidente do PSD-Madeira sobre se estas preocupações teriam sido levadas a Marcelo Rebelo de Sousa, ao que Miguel Albuquerque respondeu: “o Presidente da República não chegou à política anteontem. É um político experiente que sabe exactamente o que se passa“.

No encerramento do XVII Congresso Regional social-democrata, Albuquerque reiterou o desencanto do partido para com Marcelo, referindo que é tempo de o Presidente da República tomar uma posição sobre “esta pouca vergonha”.

“Nós votamos para o Presidente da República, não para tirar selfies, mas para salvaguardar as instituições democráticas”, afirmou, pedindo a Marcelo para fazer cumprir a Constituição da República. “Os madeirenses merecem ser considerados e tratados como portugueses de corpo inteiro”.

É intolerável e é inaceitável que, por razões de ordem política, este Governo das esquerdas continue a discriminar os madeirenses. É inaceitável e é eticamente reprovável que este Governo, por razões partidárias, continue a confundir as suas funções institucionais com funções partidárias”, criticou Albuquerque.

O financiamento do novo hospital; a revisão do subsídio social de mobilidade; os juros da dívida contraída pela região junto do Estado; a continuidade territorial por via marítima: são estes os assuntos para os quais o PSD madeirense esperava uma mãozinha de Belém.

Aliás, temas que o governo regional e o PSD acusam António Costa de estar a bloquear em Lisboa, para fragilizar Miguel Albuquerque em ano de eleições regionais.

O mau estar piorou recentemente. Para comemorar os 600 anos da descoberta do arquipélago, a Madeira tinha a expectativa de que as comemorações do 10 de junho decorressem na região. A Assembleia Legislativa da Madeira formalizou o pedido a Marcelo no início de janeiro, mas Belém quis falar primeiro com Costa antes de decidir.

A decisão recaiu numa divisão entre Portalegre e Cabo Verde, o que não deixou Funchal contente. A Madeira viu nesta decisão mais uma interferência de Costa e uma concessão de Belém ao primeiro-ministro.

“O Presidente da República, uma vez por outra, pense que a Madeira também faz parte de Portugal”, reagiu uns dias depois José Prada, secretário-geral do PSD-Madeira. “Quanto ao Presidente da República já nada me espanta” afirmou, acusando Marcelo de estar mais preocupado em “passear de camião” e andar em “jogos de bastidores” a pensar na reeleição, do que com a Madeira.

Era bom, pediu, que o Presidente visitasse a região autónoma para “comemorações”, em vez de só nas “desgraças”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …