PSD-Madeira e Marcelo de costas voltadas (e o culpado é António Costa)

Homem de Gouveia / Lusa

O PSD-Madeira e Marcelo Rebelo de Sousa estão de costas voltadas e a causa do mau estar é a mesma: António Costa.

Três vezes em 2016, duas em 2017 e mais três em 2018: os dedos de uma mão já não são suficientes para contar as vezes que Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Madeira desde que chegou a Belém. Em todas elas, foi evidente a cumplicidade entre o governo madeirense. No entanto, esse estado de graça de Marcelo no arquipélago parece ter chegado ao fim, adianta o Público esta quinta-feira.

No final de janeiro, Miguel Albuquerque deu uma entrevista ao mesmo jornal na qual ficou bem patente o seu descontentamento, sublinhando as queixas insistentes de que o primeiro-ministro, António Costa, estaria a utilizar o aparelho do Estado para se intrometer na política do arquipélago em benefício do PS local.

O matutino questionou o chefe do executivo madeirense e presidente do PSD-Madeira sobre se estas preocupações teriam sido levadas a Marcelo Rebelo de Sousa, ao que Miguel Albuquerque respondeu: “o Presidente da República não chegou à política anteontem. É um político experiente que sabe exactamente o que se passa“.

No encerramento do XVII Congresso Regional social-democrata, Albuquerque reiterou o desencanto do partido para com Marcelo, referindo que é tempo de o Presidente da República tomar uma posição sobre “esta pouca vergonha”.

“Nós votamos para o Presidente da República, não para tirar selfies, mas para salvaguardar as instituições democráticas”, afirmou, pedindo a Marcelo para fazer cumprir a Constituição da República. “Os madeirenses merecem ser considerados e tratados como portugueses de corpo inteiro”.

É intolerável e é inaceitável que, por razões de ordem política, este Governo das esquerdas continue a discriminar os madeirenses. É inaceitável e é eticamente reprovável que este Governo, por razões partidárias, continue a confundir as suas funções institucionais com funções partidárias”, criticou Albuquerque.

O financiamento do novo hospital; a revisão do subsídio social de mobilidade; os juros da dívida contraída pela região junto do Estado; a continuidade territorial por via marítima: são estes os assuntos para os quais o PSD madeirense esperava uma mãozinha de Belém.

Aliás, temas que o governo regional e o PSD acusam António Costa de estar a bloquear em Lisboa, para fragilizar Miguel Albuquerque em ano de eleições regionais.

O mau estar piorou recentemente. Para comemorar os 600 anos da descoberta do arquipélago, a Madeira tinha a expectativa de que as comemorações do 10 de junho decorressem na região. A Assembleia Legislativa da Madeira formalizou o pedido a Marcelo no início de janeiro, mas Belém quis falar primeiro com Costa antes de decidir.

A decisão recaiu numa divisão entre Portalegre e Cabo Verde, o que não deixou Funchal contente. A Madeira viu nesta decisão mais uma interferência de Costa e uma concessão de Belém ao primeiro-ministro.

“O Presidente da República, uma vez por outra, pense que a Madeira também faz parte de Portugal”, reagiu uns dias depois José Prada, secretário-geral do PSD-Madeira. “Quanto ao Presidente da República já nada me espanta” afirmou, acusando Marcelo de estar mais preocupado em “passear de camião” e andar em “jogos de bastidores” a pensar na reeleição, do que com a Madeira.

Era bom, pediu, que o Presidente visitasse a região autónoma para “comemorações”, em vez de só nas “desgraças”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …