“Indemonstrável matematicamente”. PSD e CDS têm programas de quem não pretende governar, diz Costa

Mario Cruz / Lusa

O primeiro-ministro considerou esta sexta-feira que os programas eleitorais do PSD e CDS são programas de “quem não pretende governar” e apenas “pretende ganhar votos”. Em declarações à Antena 1, António Costa voltou a rejeitar um Governo de coligação com os parceiros de esquerda.

“O que o PSD e o CDS dizem é indemonstrável matematicamente, porque não é possível ter simultaneamente menos receita, mais despesa, e o saldo disto tudo ser ainda inferior. Portanto são manifestamente programas de quem não pretende governar, mas que simplesmente pretende ganhar votos”, disse António Costa, em entrevista à Antena 1.

O Chefe de Estado comprometeu-se “com as baixas de impostos que estão no programa” e não com “uma espécie de leilão a ver quem dá mais a baixa de impostos”, referindo-se desta forma às propostas da oposição.

O PS “aumentar o número de escalões de IRS para a classe média, baixar impostos em função do número de filhos e baixar os impostos sobre as empresas que reinvestiram lucros em modernização ou que investirem no interior”, elencou.

Questionado sobre a hipótese de levar a cabo uma nova geringonça após as eleições, Costa rejeitou – uma vez mais – a existência de um Governo formal com Bloco e PCP.

Não vejo condições políticas objetivas, tendo em conta os programas, para que um Governo de coligação seja mais estável que aquilo que tivemos nesta legislatura. Muito dos temas que nos afastam do PCP e do BE eram comportáveis no grau de compromisso que temos, mas não numa relação mais íntima que aquela que temos tido”.

“Não vale a pena estragar uma boa amizade com um mau casamento”, frisou.

No que respeita a uma eventual maioria absoluta, Costa mantém a mesma posição: diz que vai procurar o melhor resultado possível, mas sem chantagear os eleitores.

“Todos desejamos seguramente o mesmo, que é termos o melhor resultado possível (…) Acho que é inútil estarmos a especular, acho que as pessoas querem saber mais o que pretendemos fazer se governarmos do que com quem é que vamos governar”, afirmou, garantindo que não vai “fazer chantagem com os portugueses”.

As eleições legislativas são a 6 de outubro.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O que é indemonstrável matematicamente é a governação do Costa & Cia, Lda
    Então vejamos:
    – Maior carga fiscal da história do país

    Seria de esperar que todo este dinheiro servisse para pagar dívida pública, para realizar investimento público, para melhorar os serviços públicos,…

    Vejamos o resultado:
    – Menor investimento público dos últimos 10 anos
    – Aumento da dívida pública
    – Temos agora piores serviços públicos (SNS, Educação e Justiça são bons exemplos)

    Questão que se coloca?
    Para onde foi o dinheiro da maior carga fiscal de sempre? Não serviu para melhorar serviços públicos, para amortizar dívida pública, para investimento público… Para onde foi? O que foi feito com o nosso dinheiro?

    • Convém dizer que o aumento da carga fiscal não foi pelo aumento de impostos mas sim pelo aumento da receita dos mesmos, o que até é positivo!
      Uma carga fiscal alta não é necessariamente mau, neste caso quer dizer que as pessoas estão a pagar consumir mais, as empresas estão a contratar mais, e por via desse movimento económico o estado arrecada mais receita!
      Convém esclarecer, pois há quem goste de colar o indicador carga fiscal a aumento de impostos quando neste caso não é!

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …