PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse “na data a fixar em lei própria”.

O líder do PSD, Rui Rio, criticou, no passado domingo, o facto de se continuar a “soltar prisioneiros em barda“, no âmbito do regime especial devido à pandemia de covid-19.

Mas, segundo avançou o jornal Público esta terça-feira, o seu partido aprovou, em maio do ano passado, uma alteração ao regime especial de perdão de penas no âmbito da covid-19 que permitiu prolongar a sua vigência até agora.

Nessa altura, o Governo avançou com uma proposta de lei em que preparava o desconfinamento, na qual foi introduzida uma alteração ao regime de perdão de penas. Esta acabaria por baixar à comissão, com a abstenção dos sociais-democratas, que sugeriram algumas alterações ao diploma, tendo tido negociações com o PS.

Entretanto, num texto conjunto com os socialistas, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas terminasse “na data a fixar em lei própria”. Ou seja, como explica o matutino, como esta formulação nunca chegou a ser alterada nem foi aprovado nenhum diploma com a data do final de vigência do regime, a lei manteve-se em vigor até agora.

A proposta de lei acabaria por ser aprovada, em votação final global, com os votos a favor de PSD, PS, PAN, IL e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. BE, PCP, CDS, PEV e Chega abstiveram-se.

Em declarações ao Público, Mónica Quintela, deputada e coordenadora do PSD na comissão de Assuntos Constitucionais, esclareceu que  “o objetivo era que o Governo fizesse cessar a lei logo que entendesse que era possível“.

Entretanto, o mesmo diário avança que o CDS, que se absteve na votação, vai avançar com uma proposta de revogação desta lei.

“Nada justifica a continuação desta norma. Muito menos agora quando a vacinação está a ser completada nos reclusos e no pessoal”, afirmou ao jornal Telmo Correia, líder da bancada parlamentar dos centristas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lista de destinos a "evitar". Estados Unidos desaconselham viagens para Portugal

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos desaconselha os cidadãos norte-americanos a viajarem para Portugal. Os Estados Unidos incluíram novamente Portugal na lista de países em que recomenda a "evitar viajar", …

Tudo alinhado para a reunião no Infarmed. A ordem é para desconfinar

Governo, Presidente da República, partidos e especialistas voltam a sentar-se na sede do Infarmed para decidirem os passos seguintes. Atualização da matriz de risco, alívio no uso de máscara e fim das medidas e horários …

As camas têm tantos germes que são basicamente uma placa de Petri

Apesar de serem confortáveis e nos fazerem sentir relaxados, as camas não são muito diferentes de uma placa de Petri: há bactérias, fungos, vírus e até pequenos insetos. A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas …

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …