PSD apanha PS nas intenções de voto. Oito eurodeputados para cada um

PSD / Flickr

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel

A mais recente sondagem, relativa às eleições europeias, mostra que o PSD praticamente igualou o PS nas intenções de voto. Caso esta situação se confirme, cada partido deverá ficar com oito eurodeputados.

O eurodeputado Pedro Marques tem a sua vitória nas europeias ameaçada, após a sondagem de abril da Aximage mostrar que as intenções de voto do PSD e PS aproximaram-se mais que nunca. A lista do PS conta agora com 33,6% das intenções, enquanto a lista do PSD, liderada por Paulo Rangel, regista 31,1%.

Se por um lado as intenções de voto dos sociais-democratas têm vindo a subir com o tempo — aumentando dois pontos percentuais relativamente a março —, os socialistas têm visto as intenções descerem. Comparativamente com o mês passado, o PS caiu meio ponto percentual nas sondagens.

O Jornal de Negócios destaca a consolidação do terceiro lugar da CDU, a coligação eleitoral entre PCP e Verdes, com uma ligeira subida para 9,4%. As intenções de voto da lista do Bloco de Esquerda também cresceram meio ponto percentual, estando agora 8%.

A lista do CDS, encabeçada por Nuno Melo, recuou para 6,8%. No mesmo sentido, também as intenções de voto da Aliança e do PAN caíram, ambas para 1,3%.

Desta forma, a sondagem da Aximage favorece o PSD e o Bloco de Esquerda, que com estas previsões, ganham deputados em Bruxelas. Os sociais-democratas sobem de seis para oito eurodeputados, ganhando mais duas vagas. Já o Bloco, de Marisa Matias, conseguiria agora levar dois eurodeputados.

Quem fica mais a perder com esta sondagem é a CDU, que perde uma vaga, ficando assim com dois deputados no Parlamento Europeu. O Partido Socialista manteria os seus oito eurodeputados e o CDS ficaria igualmente com apenas um.

Os resultados desta sondagem mostram que a polémica das nomeações familiares para os gabinetes do Governo estão a prejudicar os socialistas, que têm vindo a descer nas intenções de voto nas últimas sondagens. Apesar disso, António Costa pede que os portugueses deem “um voto de confiança ao Governo“.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Vamos por bom caminho. Este Sr. Paulo Rangel tão sério……está na Europa (Parlamento Europeu) a ganhar milhares (Estará de facto lá a trabalhar?) A ganhar está de certeza. Pois há 2ª está em Lisboa/Porto e há 5ª já está outra vez cá. Quando está em Bruxelas?
    Esqueci-me de um pormenor. É que ele trabalha no Porto aonde ganha 10 000€ por mês num escritório de advogados e aí não pode faltar.

  2. Este governo, agora é que se começa a ver que é um fiasco. O seu estado de graça está a acabar. Ou me engano muito ou o habilidoso Costa começa a ficar sem rebuçados. Aliás foi assim que começou a derrocada socrática, de que ele também fez parte.

  3. O Dr. Paulo Rangel devia ser chamado a prestar contas.
    Mostre a sua folha de serviço, depois veremos se merece continuar a ser pago a peso de ouro.

  4. Por aqui se vê que Rangel faria melhor que Rio à frente do PSD.
    Ou será que bater em Pedro Marques é o mesmo que bater em mortos ?!
    Se o PSD ganhar as europeias, pode-se formar a onda que vai varrer o Costa mais a Geringonça.

    • Melhor para quem?!
      Só se for para os advogados mafiosos da laia dele e para os seus clientes!!
      Se o PSD cai nas mãos de um parasita lobbista como o Rangel, o partido (e o país) estão bem servidos!…
      O PSD está como está, porque tem muitos Rangel’s!…
      Não é por acaso que ele vem do mesmo ninho de onde saiu o grande chefe da quadrilha mafiosa – Marco Antonio Costa!

      • Ó Eu, tens dias que andas mesmo em baixo, começo a pensar que deverá ser efeitos por algum mau resultado clubista, é que isso muitas vezes provoca má disposição em certas pessoas, uma boa Páscoa com saúde e paz.

        • Não tenho clube (nem ligo NADA ao futebol profissional) mas, porque achas que ando em baixo?!
          É por chamar advogados mafiosos a parasitas como Marco António Costa e ao Rangel?
          Muitos dos vários esquemas do big MAC são públicos e até já teve direito uma reportagem muito esclarecedora no Sexta às 9 – não foi por acaso que chegou vice presidente do PSD no tempo do Passos!…
          O Rangel é mais contido nas negociatas, mas é farinha do mesmo saco – e é da mesma distrital do PSD que é um antro de vigaristas, de onde saíram “prendas” como o Meneses, etc e que tem feito a vida negra ao Rui Rio!
          Olha que “artista”:
          “Como cresceu o Big Mac”
          visao.sapo.pt/actualidade/portugal/como-cresceu-o-big-mac=f824432
          Como o Rangel é muito amigo do Menezes e do MAC, já se sabe o que vem dali…
          Além disso, o eurodepuado Rangel passa metade do tempo a tratar dos negócios dos seus clientes/amigos e, quando tem tempo livre, lá passa por Bruxelas onde coitado, ganha apenas cerca de 20.000€/mês (e foi por essas “razões familiares” que não largou o tacho para se candidatar à presidência do PSD)!!

          • O teu problema é que quase sempre só vez numa direcção, então será por exemplo que o Rangel em Bruxelas ganhará mais que um deputado de qualquer outro partido? E quanto a tachos por cá ou pior que isso ainda terás uma vez mais que alargar o teu poder de visão pois a abrangência parece ser escassa e tendenciosa.

            • Isso é apenas a TUA visão!
              Claro que o Rangel não ganha mais do que os outros eurodeputados, mas, não deves ter percebido que o assunto que eu comentei foi Rangel vs Rui Rio; nada mais!
              .
              PS: onde escreveste “vez”, é “vês”!

  5. As pessoas pelos vistos não estão a confiar muito no boquinhas que tem sempre como protector o senhor Costa esse sim mais empenhado do que ninguém na campanha onde não é candidato.

    • O Costa arranjou uma forma de despachar o tal Pedro Marques já que é uma nulidade arrepiante. Anda com ele ao colo por aí para ver se gajo é eleito e o deixa em paz.

  6. Ainda há-de aparecer mais algum caso do PS até às eleições. Tem sido uma cadência bonita. Talvez a decisão sobre o Montijo. Hoje foi a eliminação de doentes das listas de espera.

RESPONDER

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …