PSD apanha PS nas intenções de voto. Oito eurodeputados para cada um

PSD / Flickr

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel

A mais recente sondagem, relativa às eleições europeias, mostra que o PSD praticamente igualou o PS nas intenções de voto. Caso esta situação se confirme, cada partido deverá ficar com oito eurodeputados.

O eurodeputado Pedro Marques tem a sua vitória nas europeias ameaçada, após a sondagem de abril da Aximage mostrar que as intenções de voto do PSD e PS aproximaram-se mais que nunca. A lista do PS conta agora com 33,6% das intenções, enquanto a lista do PSD, liderada por Paulo Rangel, regista 31,1%.

Se por um lado as intenções de voto dos sociais-democratas têm vindo a subir com o tempo — aumentando dois pontos percentuais relativamente a março —, os socialistas têm visto as intenções descerem. Comparativamente com o mês passado, o PS caiu meio ponto percentual nas sondagens.

O Jornal de Negócios destaca a consolidação do terceiro lugar da CDU, a coligação eleitoral entre PCP e Verdes, com uma ligeira subida para 9,4%. As intenções de voto da lista do Bloco de Esquerda também cresceram meio ponto percentual, estando agora 8%.

A lista do CDS, encabeçada por Nuno Melo, recuou para 6,8%. No mesmo sentido, também as intenções de voto da Aliança e do PAN caíram, ambas para 1,3%.

Desta forma, a sondagem da Aximage favorece o PSD e o Bloco de Esquerda, que com estas previsões, ganham deputados em Bruxelas. Os sociais-democratas sobem de seis para oito eurodeputados, ganhando mais duas vagas. Já o Bloco, de Marisa Matias, conseguiria agora levar dois eurodeputados.

Quem fica mais a perder com esta sondagem é a CDU, que perde uma vaga, ficando assim com dois deputados no Parlamento Europeu. O Partido Socialista manteria os seus oito eurodeputados e o CDS ficaria igualmente com apenas um.

Os resultados desta sondagem mostram que a polémica das nomeações familiares para os gabinetes do Governo estão a prejudicar os socialistas, que têm vindo a descer nas intenções de voto nas últimas sondagens. Apesar disso, António Costa pede que os portugueses deem “um voto de confiança ao Governo“.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Vamos por bom caminho. Este Sr. Paulo Rangel tão sério……está na Europa (Parlamento Europeu) a ganhar milhares (Estará de facto lá a trabalhar?) A ganhar está de certeza. Pois há 2ª está em Lisboa/Porto e há 5ª já está outra vez cá. Quando está em Bruxelas?
    Esqueci-me de um pormenor. É que ele trabalha no Porto aonde ganha 10 000€ por mês num escritório de advogados e aí não pode faltar.

  2. Este governo, agora é que se começa a ver que é um fiasco. O seu estado de graça está a acabar. Ou me engano muito ou o habilidoso Costa começa a ficar sem rebuçados. Aliás foi assim que começou a derrocada socrática, de que ele também fez parte.

  3. O Dr. Paulo Rangel devia ser chamado a prestar contas.
    Mostre a sua folha de serviço, depois veremos se merece continuar a ser pago a peso de ouro.

  4. Por aqui se vê que Rangel faria melhor que Rio à frente do PSD.
    Ou será que bater em Pedro Marques é o mesmo que bater em mortos ?!
    Se o PSD ganhar as europeias, pode-se formar a onda que vai varrer o Costa mais a Geringonça.

    • Melhor para quem?!
      Só se for para os advogados mafiosos da laia dele e para os seus clientes!!
      Se o PSD cai nas mãos de um parasita lobbista como o Rangel, o partido (e o país) estão bem servidos!…
      O PSD está como está, porque tem muitos Rangel’s!…
      Não é por acaso que ele vem do mesmo ninho de onde saiu o grande chefe da quadrilha mafiosa – Marco Antonio Costa!

      • Ó Eu, tens dias que andas mesmo em baixo, começo a pensar que deverá ser efeitos por algum mau resultado clubista, é que isso muitas vezes provoca má disposição em certas pessoas, uma boa Páscoa com saúde e paz.

        • Não tenho clube (nem ligo NADA ao futebol profissional) mas, porque achas que ando em baixo?!
          É por chamar advogados mafiosos a parasitas como Marco António Costa e ao Rangel?
          Muitos dos vários esquemas do big MAC são públicos e até já teve direito uma reportagem muito esclarecedora no Sexta às 9 – não foi por acaso que chegou vice presidente do PSD no tempo do Passos!…
          O Rangel é mais contido nas negociatas, mas é farinha do mesmo saco – e é da mesma distrital do PSD que é um antro de vigaristas, de onde saíram “prendas” como o Meneses, etc e que tem feito a vida negra ao Rui Rio!
          Olha que “artista”:
          “Como cresceu o Big Mac”
          visao.sapo.pt/actualidade/portugal/como-cresceu-o-big-mac=f824432
          Como o Rangel é muito amigo do Menezes e do MAC, já se sabe o que vem dali…
          Além disso, o eurodepuado Rangel passa metade do tempo a tratar dos negócios dos seus clientes/amigos e, quando tem tempo livre, lá passa por Bruxelas onde coitado, ganha apenas cerca de 20.000€/mês (e foi por essas “razões familiares” que não largou o tacho para se candidatar à presidência do PSD)!!

          • O teu problema é que quase sempre só vez numa direcção, então será por exemplo que o Rangel em Bruxelas ganhará mais que um deputado de qualquer outro partido? E quanto a tachos por cá ou pior que isso ainda terás uma vez mais que alargar o teu poder de visão pois a abrangência parece ser escassa e tendenciosa.

            • Isso é apenas a TUA visão!
              Claro que o Rangel não ganha mais do que os outros eurodeputados, mas, não deves ter percebido que o assunto que eu comentei foi Rangel vs Rui Rio; nada mais!
              .
              PS: onde escreveste “vez”, é “vês”!

  5. As pessoas pelos vistos não estão a confiar muito no boquinhas que tem sempre como protector o senhor Costa esse sim mais empenhado do que ninguém na campanha onde não é candidato.

    • O Costa arranjou uma forma de despachar o tal Pedro Marques já que é uma nulidade arrepiante. Anda com ele ao colo por aí para ver se gajo é eleito e o deixa em paz.

  6. Ainda há-de aparecer mais algum caso do PS até às eleições. Tem sido uma cadência bonita. Talvez a decisão sobre o Montijo. Hoje foi a eliminação de doentes das listas de espera.

RESPONDER

Bill Gates é o homem mais admirado do mundo. Ronaldo também está na lista

O cofundador da Microsoft já não é o homem mais rico do mundo, mas continua a ser o mais admirado. Cristiano Ronaldo é o 7.º. Na semana passada, Bill Gates perdeu o lugar que ocupava há …

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …