PSD apanha PS nas intenções de voto. Oito eurodeputados para cada um

PSD / Flickr

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel

A mais recente sondagem, relativa às eleições europeias, mostra que o PSD praticamente igualou o PS nas intenções de voto. Caso esta situação se confirme, cada partido deverá ficar com oito eurodeputados.

O eurodeputado Pedro Marques tem a sua vitória nas europeias ameaçada, após a sondagem de abril da Aximage mostrar que as intenções de voto do PSD e PS aproximaram-se mais que nunca. A lista do PS conta agora com 33,6% das intenções, enquanto a lista do PSD, liderada por Paulo Rangel, regista 31,1%.

Se por um lado as intenções de voto dos sociais-democratas têm vindo a subir com o tempo — aumentando dois pontos percentuais relativamente a março —, os socialistas têm visto as intenções descerem. Comparativamente com o mês passado, o PS caiu meio ponto percentual nas sondagens.

O Jornal de Negócios destaca a consolidação do terceiro lugar da CDU, a coligação eleitoral entre PCP e Verdes, com uma ligeira subida para 9,4%. As intenções de voto da lista do Bloco de Esquerda também cresceram meio ponto percentual, estando agora 8%.

A lista do CDS, encabeçada por Nuno Melo, recuou para 6,8%. No mesmo sentido, também as intenções de voto da Aliança e do PAN caíram, ambas para 1,3%.

Desta forma, a sondagem da Aximage favorece o PSD e o Bloco de Esquerda, que com estas previsões, ganham deputados em Bruxelas. Os sociais-democratas sobem de seis para oito eurodeputados, ganhando mais duas vagas. Já o Bloco, de Marisa Matias, conseguiria agora levar dois eurodeputados.

Quem fica mais a perder com esta sondagem é a CDU, que perde uma vaga, ficando assim com dois deputados no Parlamento Europeu. O Partido Socialista manteria os seus oito eurodeputados e o CDS ficaria igualmente com apenas um.

Os resultados desta sondagem mostram que a polémica das nomeações familiares para os gabinetes do Governo estão a prejudicar os socialistas, que têm vindo a descer nas intenções de voto nas últimas sondagens. Apesar disso, António Costa pede que os portugueses deem “um voto de confiança ao Governo“.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Vamos por bom caminho. Este Sr. Paulo Rangel tão sério……está na Europa (Parlamento Europeu) a ganhar milhares (Estará de facto lá a trabalhar?) A ganhar está de certeza. Pois há 2ª está em Lisboa/Porto e há 5ª já está outra vez cá. Quando está em Bruxelas?
    Esqueci-me de um pormenor. É que ele trabalha no Porto aonde ganha 10 000€ por mês num escritório de advogados e aí não pode faltar.

  2. Este governo, agora é que se começa a ver que é um fiasco. O seu estado de graça está a acabar. Ou me engano muito ou o habilidoso Costa começa a ficar sem rebuçados. Aliás foi assim que começou a derrocada socrática, de que ele também fez parte.

  3. O Dr. Paulo Rangel devia ser chamado a prestar contas.
    Mostre a sua folha de serviço, depois veremos se merece continuar a ser pago a peso de ouro.

  4. Por aqui se vê que Rangel faria melhor que Rio à frente do PSD.
    Ou será que bater em Pedro Marques é o mesmo que bater em mortos ?!
    Se o PSD ganhar as europeias, pode-se formar a onda que vai varrer o Costa mais a Geringonça.

    • Melhor para quem?!
      Só se for para os advogados mafiosos da laia dele e para os seus clientes!!
      Se o PSD cai nas mãos de um parasita lobbista como o Rangel, o partido (e o país) estão bem servidos!…
      O PSD está como está, porque tem muitos Rangel’s!…
      Não é por acaso que ele vem do mesmo ninho de onde saiu o grande chefe da quadrilha mafiosa – Marco Antonio Costa!

      • Ó Eu, tens dias que andas mesmo em baixo, começo a pensar que deverá ser efeitos por algum mau resultado clubista, é que isso muitas vezes provoca má disposição em certas pessoas, uma boa Páscoa com saúde e paz.

        • Não tenho clube (nem ligo NADA ao futebol profissional) mas, porque achas que ando em baixo?!
          É por chamar advogados mafiosos a parasitas como Marco António Costa e ao Rangel?
          Muitos dos vários esquemas do big MAC são públicos e até já teve direito uma reportagem muito esclarecedora no Sexta às 9 – não foi por acaso que chegou vice presidente do PSD no tempo do Passos!…
          O Rangel é mais contido nas negociatas, mas é farinha do mesmo saco – e é da mesma distrital do PSD que é um antro de vigaristas, de onde saíram “prendas” como o Meneses, etc e que tem feito a vida negra ao Rui Rio!
          Olha que “artista”:
          “Como cresceu o Big Mac”
          visao.sapo.pt/actualidade/portugal/como-cresceu-o-big-mac=f824432
          Como o Rangel é muito amigo do Menezes e do MAC, já se sabe o que vem dali…
          Além disso, o eurodepuado Rangel passa metade do tempo a tratar dos negócios dos seus clientes/amigos e, quando tem tempo livre, lá passa por Bruxelas onde coitado, ganha apenas cerca de 20.000€/mês (e foi por essas “razões familiares” que não largou o tacho para se candidatar à presidência do PSD)!!

          • O teu problema é que quase sempre só vez numa direcção, então será por exemplo que o Rangel em Bruxelas ganhará mais que um deputado de qualquer outro partido? E quanto a tachos por cá ou pior que isso ainda terás uma vez mais que alargar o teu poder de visão pois a abrangência parece ser escassa e tendenciosa.

            • Isso é apenas a TUA visão!
              Claro que o Rangel não ganha mais do que os outros eurodeputados, mas, não deves ter percebido que o assunto que eu comentei foi Rangel vs Rui Rio; nada mais!
              .
              PS: onde escreveste “vez”, é “vês”!

  5. As pessoas pelos vistos não estão a confiar muito no boquinhas que tem sempre como protector o senhor Costa esse sim mais empenhado do que ninguém na campanha onde não é candidato.

    • O Costa arranjou uma forma de despachar o tal Pedro Marques já que é uma nulidade arrepiante. Anda com ele ao colo por aí para ver se gajo é eleito e o deixa em paz.

  6. Ainda há-de aparecer mais algum caso do PS até às eleições. Tem sido uma cadência bonita. Talvez a decisão sobre o Montijo. Hoje foi a eliminação de doentes das listas de espera.

RESPONDER

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …