PS lidera. Projeção do Parlamento Europeu dá dez lugares ao partido

Tiago Petinga / Lusa

O Partido Socialista pode chegar aos dez eurodeputados nas próximas eleições europeias, de acordo com a projeção sobre a futura constituição da assembleia europeia divulgada pelo Parlamento Europeu.

De acordo com a projeção sobre a futura constituição da assembleia europeia divulgada hoje pelo Parlamento Europeu, o Partido Socialista (PS) pode chegar aos dez eurodeputados nas próximas eleições europeias. A sondagem dá aos socialistas 39,2% das intenções de voto dos portugueses.

A projeção divulgada melhora o resultado dos socialistas, atribuindo-lhe mais um assento na assembleia europeia do que a primeira sondagem apresentada pelo Parlamento Europeu (PE) em 18 de fevereiro, na qual recolhiam 38,5% das intenções de voto.

O PS, que tem em Pedro Marques o seu cabeça de lista às europeias, conseguiria eleger dez eurodeputados, mais dois do que na atual legislatura, enquanto os sociais-democratas, liderados por Paulo Rangel, manteriam os atuais seis representantes, com 26,2%.

A grande derrotada desta nova projeção é a CDU, que une Partido Comunista e Verdes numa lista liderada por João Ferreira, e que, com uma queda acentuada das intenções de voto (dos 13,4% de 18 de fevereiro para os 6,8% de hoje), perderia dois dos seus atuais representantes, para ficar apenas com um.

Em recuperação está o Bloco de Esquerda, que sobe dos 7,5% da primeira projeção para os 9,6% e, assim, pode eleger mais um eurodeputado, além da sua cabeça de lista, Marisa Matias.

Inalterado permanece o número de assentos projetados para o CDS-PP que, com 10% das intenções de voto, elegeria um segundo eurodeputado para acompanhar Nuno Melo. O PAN, com 2,7% de intenções de votos, e o Aliança, com 1,7%, são os outros partidos mencionados na sondagem, que dá 3,8% a ‘outros’ partidos.

Esta é a segunda de uma série de projeções que serão reveladas quinzenalmente pelo Parlamento Europeu até às eleições de 23 a 26 de maio.

A projeção divulgada pelo Parlamento Europeu recorre a uma sondagem da Aximage, realizada entre 05 e 10 de fevereiro, na qual foram efetuadas 602 entrevistas telefónicas, sendo a margem de erro de 4%.

Na metodologia do PE, as respostas de indecisos e não votantes são eliminadas.

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …

Governo "devolve" 59 milhões em TSU às empresas para compensar aumento do salário mínimo

O Governo vai "compensar" as empresas em aproximadamente 59,2 milhões de euros devido ao aumento do salário mínimo nacional, estimou o ECO, tendo por base os dados avançados pelo Executivo aos parceiros sociais. De acordo com …

Decisões tardias, jogos políticos ou desinformação. Por que razão a República Checa não está a conseguir fugir da pandemia

Numa altura em que vários países da Europa começam a pensar em desconfinar, o oposto acontece na República Checa. O país já ultrapassou as 20 mil mortes e volta a entrar num novo confinamento. Mas …

Ministério Público abre inquérito para averiguar adjudicações de vereador de Coimbra

A Procuradoria-Geral da República afirmou esta terça-feira que instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves, que renunciou ao cargo, nos Transportes Urbanos de Coimbra a uma empresa detida pelo …

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …