PS usou fotografia de Marcelo em folheto de campanha. Presidente não autoriza

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira que “não autoriza nem autorizará a utilização da sua imagem por qualquer candidato ou candidatura às próximas eleições” legislativas, a 6 de outubro.

“O Presidente da República não autoriza nem autorizará a utilização da sua imagem por qualquer candidato ou candidatura às próximas eleições”, refere uma nota do chefe de Estado publicada no site da Presidência da República.

O esclarecimento surgiu depois de o deputado do PSD Cristóvão Norte ter apresentado na rede social Twitter um folheto com a lista dos candidatos socialistas por Coimbra, cuja cabeça de lista é a atual ministra da Saúde, Marta Temido.

https://twitter.com/cristovaonorte/status/1170034827455795200?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1170034827455795200&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2019%2F09%2F06%2Fps-coimbra-usa-fotografia-com-marcelo-em-folheto-de-campanha-espero-que-seja-retirada-diz-o-presidente%2F

Além das fotografias dos candidatos surge uma imagem de Marcelo Rebelo de Sousa com o número dois da lista, Pedro Coimbra, que é também deputado, presidente da Federação Distrital de Coimbra e presidente da Assembleia Municipal de Penacova.

“O gabinete do Presidente tem de tornar público que rejeita esta grosseira manipulação e que exige a sua remoção. O PS domina as artes menores da política. Folheto PS do círculo de Coimbra”, lê-se na mensagem do deputado social-democrata.

Aos jornalistas, à margem de uma visita à Feira do Livro do Porto, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou hoje esperar que a “utilização abusiva” da sua imagem em folheto com os candidatos do PS de Coimbra às eleições legislativas seja retirada.

O chefe de Estado disse não autorizar “nenhum candidato” a utilizar a sua imagem em campanha eleitoral. “Como sabem, tiro fotos com milhões de portuguesas e portugueses, mas isso é uma coisa, outra coisa é um, algum ou alguma desses portugueses candidatos utilizar isso para efeitos de campanha”, afirmou.

Marcelo adiantou que tinha acabado “de ditar para o sítio da Presidência da República uma coisa muito simples que é, o Presidente da República não autorizou, não autoriza, nem autorizará nenhum candidato a utilizar a sua imagem na campanha eleitoral, só”.

O chefe de Estado acrescentou que, com esta sua posição, espera que seja retirada a “utilização abusiva” da sua imagem.

Entretanto, o secretário-geral do PS, António Costa, já veio pedir desculpa ao Presidente da República pela utilização da sua imagem em material de campanha eleitoral, dando conta que o partido já mandou retirar de circulação e destruir.

“A direção de campanha do PS já pediu desculpas ao Presidente da República e mandou retirar e destruir todo esse material de campanha. Posteriormente, o secretário-geral do PS também já falou com o Presidente da República a pedir desculpa pelo sucedido”, afirmou à Lusa fonte oficial deste partido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Por falar em crime… e porque gostas de generalizar… que é feito do oliveira e costa?
      Como sabes uma andorinha não faz a primavera, tal como o anormal que deu ordem para que a foto fosse usada não representa toda a classe politica e em especial o partido socialista.
      Mas olha, se tirares essas palas dos olhos vais ver que consegues ver em toda a amplitude.

  1. Podem retirar o folheto, a mensagem já passou.
    De facto parece-me o melhor presidente que qualquer governo pode desejar.
    Foi peça preponderante para a imagem do PS durante a governação e resultados das atuais sondagens.
    Creio que mais importante que a própria campanha do PS, debates e análises politicas.
    Não sei se por mérito do PS, demérito do PR, ou mérito de ambos, eu fico com algumas dúvidas mas o futuro acabará por clarificar.

  2. Vejam lá o que este partido vigarista, é capaz de fazer ! Com esta seita, tudo é possível. Eu nunca vi tal coisa, em mais de 40 anos de democracia.

    • Eu tb nunca tinha visto alguém aproveitar-se assim da imagem do presidente, mas estamos a falar de um anormalzeco qualquer do PS.
      Mas para que não te esqueças, e para vermos a que ponto um partido pode chegar, já houve um primeiro ministro que não pagou a segurança social e não se lembrava de um prémio de 100 mil euros que tinha recebido da tecnoforma, isto só para vermos a que ponto o partido vigarista dos xuxiais democratas chega!
      É fud1do não é? escusavas de ler esta!
      Infelizmente são as pessoas que fazem os partidos, e tal como esse anormal meteu a foto do PR, também outros anormais de outros partidos fizeram outras asneiradas…

RESPONDER

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …