PS usou fotografia de Marcelo em folheto de campanha. Presidente não autoriza

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira que “não autoriza nem autorizará a utilização da sua imagem por qualquer candidato ou candidatura às próximas eleições” legislativas, a 6 de outubro.

“O Presidente da República não autoriza nem autorizará a utilização da sua imagem por qualquer candidato ou candidatura às próximas eleições”, refere uma nota do chefe de Estado publicada no site da Presidência da República.

O esclarecimento surgiu depois de o deputado do PSD Cristóvão Norte ter apresentado na rede social Twitter um folheto com a lista dos candidatos socialistas por Coimbra, cuja cabeça de lista é a atual ministra da Saúde, Marta Temido.

https://twitter.com/cristovaonorte/status/1170034827455795200?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1170034827455795200&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2019%2F09%2F06%2Fps-coimbra-usa-fotografia-com-marcelo-em-folheto-de-campanha-espero-que-seja-retirada-diz-o-presidente%2F

Além das fotografias dos candidatos surge uma imagem de Marcelo Rebelo de Sousa com o número dois da lista, Pedro Coimbra, que é também deputado, presidente da Federação Distrital de Coimbra e presidente da Assembleia Municipal de Penacova.

“O gabinete do Presidente tem de tornar público que rejeita esta grosseira manipulação e que exige a sua remoção. O PS domina as artes menores da política. Folheto PS do círculo de Coimbra”, lê-se na mensagem do deputado social-democrata.

Aos jornalistas, à margem de uma visita à Feira do Livro do Porto, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou hoje esperar que a “utilização abusiva” da sua imagem em folheto com os candidatos do PS de Coimbra às eleições legislativas seja retirada.

O chefe de Estado disse não autorizar “nenhum candidato” a utilizar a sua imagem em campanha eleitoral. “Como sabem, tiro fotos com milhões de portuguesas e portugueses, mas isso é uma coisa, outra coisa é um, algum ou alguma desses portugueses candidatos utilizar isso para efeitos de campanha”, afirmou.

Marcelo adiantou que tinha acabado “de ditar para o sítio da Presidência da República uma coisa muito simples que é, o Presidente da República não autorizou, não autoriza, nem autorizará nenhum candidato a utilizar a sua imagem na campanha eleitoral, só”.

O chefe de Estado acrescentou que, com esta sua posição, espera que seja retirada a “utilização abusiva” da sua imagem.

Entretanto, o secretário-geral do PS, António Costa, já veio pedir desculpa ao Presidente da República pela utilização da sua imagem em material de campanha eleitoral, dando conta que o partido já mandou retirar de circulação e destruir.

“A direção de campanha do PS já pediu desculpas ao Presidente da República e mandou retirar e destruir todo esse material de campanha. Posteriormente, o secretário-geral do PS também já falou com o Presidente da República a pedir desculpa pelo sucedido”, afirmou à Lusa fonte oficial deste partido.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Por falar em crime… e porque gostas de generalizar… que é feito do oliveira e costa?
      Como sabes uma andorinha não faz a primavera, tal como o anormal que deu ordem para que a foto fosse usada não representa toda a classe politica e em especial o partido socialista.
      Mas olha, se tirares essas palas dos olhos vais ver que consegues ver em toda a amplitude.

  1. Podem retirar o folheto, a mensagem já passou.
    De facto parece-me o melhor presidente que qualquer governo pode desejar.
    Foi peça preponderante para a imagem do PS durante a governação e resultados das atuais sondagens.
    Creio que mais importante que a própria campanha do PS, debates e análises politicas.
    Não sei se por mérito do PS, demérito do PR, ou mérito de ambos, eu fico com algumas dúvidas mas o futuro acabará por clarificar.

  2. Vejam lá o que este partido vigarista, é capaz de fazer ! Com esta seita, tudo é possível. Eu nunca vi tal coisa, em mais de 40 anos de democracia.

    • Eu tb nunca tinha visto alguém aproveitar-se assim da imagem do presidente, mas estamos a falar de um anormalzeco qualquer do PS.
      Mas para que não te esqueças, e para vermos a que ponto um partido pode chegar, já houve um primeiro ministro que não pagou a segurança social e não se lembrava de um prémio de 100 mil euros que tinha recebido da tecnoforma, isto só para vermos a que ponto o partido vigarista dos xuxiais democratas chega!
      É fud1do não é? escusavas de ler esta!
      Infelizmente são as pessoas que fazem os partidos, e tal como esse anormal meteu a foto do PR, também outros anormais de outros partidos fizeram outras asneiradas…

RESPONDER

Subida do nível do mar está a matar árvores e a criar "florestas fantasma" visíveis do Espaço

A subida do nível do mar é prova de que as alterações climáticas estão a mudar as paisagens ao longo da costa. Este fenómeno está a matar árvores, criando "florestas fantasma". Como todos os organismos vivos, …

Lei do mercado faz preço da Pfizer disparar: custa agora quase 20 euros por dose

Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária, revelou no domingo que o preço unitário da vacina da Pfizer/BioNTech está a subir. Segundo o governante, estão a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros. A notícia …

Um morto e vários feridos em tiroteio numa escola no Tennessee

Várias pessoas ficaram esta segunda-feira feridas após um tiroteio numa escola em Knoxville, cidade do Estado norte-americano do Tennessee. Uma pessoa morreu. “Há relatos de várias vítimas de disparos, incluindo um agente” na Austin-East Magnet …

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …