Costa admitiu mas PS impediu fim dos vistos gold. Chega continua a zero

1

André Kosters / Lusa

André Ventura durante sessão do orçamento

25 propostas de outros partidos foram aprovadas, para o Orçamento de Estado 2023. Mas a do PCP sobre os Vistos Gold não passou.

Continuam o debate e a votação na especialidade do Orçamento de Estado para 2023.

Esta terça-feira, segundo dia, contou com 25 propostas de outros partidos aprovadas pelo Partido Socialista (PS), o partido que forma o Governo.

Entre as propostas aprovadas na Comissão de Orçamento e Finanças, mais de metade (14) foi apresentada pelo PAN – Pessoas, Animais e Natureza.

Das medidas do PAN destacam-se duas: alargamento do acesso à tarifa social de energia (para as famílias com rendimento total anual igual ou inferior a 6.272 euros) e a continuidade do incentivo à compra de veículos “amigos do ambiente”.

O Livre teve direito a oito propostas aprovadas, o que significa que 22 das 25 propostas tiveram origem nestes dois partidos.

“Sobram” duas propostas da Iniciativa Liberal – que na véspera não viu passar qualquer proposta – e uma do Partido Social Democrata.

Desta vez, ao contrário do que aconteceu na segunda-feira, Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista Português (PCP) não conseguiram a aprovação de qualquer proposta.

Entre as propostas do PCP rejeitadas, destaca-se o fim dos vistos gold, regime que facilita a residência em Portugal de investidores estrangeiros que invistam no mercado imobiliário nacional.

PSD e Chega votaram contra, mas o PS também – o que contrariou as palavras de António Costa, que há duas semanas admitiu que o Governo estava a pensar no fim dos vistos gold em Portugal.

Nenhuma proposta do Chega foi aprovada – o que significa que, agora, o partido de André Ventura é o único sem qualquer proposta aprovada nestas votações.

O PS, com maioria absoluta no Parlamento, conseguiu naturalmente que todas as suas propostas fossem aprovadas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. É o bloqueio ao chega por parte do PS.
    Está gente que é paga para representar o povo, só faz o que lhe apetece… Que belo exemplo de democracia!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.