/

Governo está a avaliar fim dos vistos gold. “Provavelmente não se justifica manter”

1

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que o Governo está a avaliar a continuidade do regime de vistos gold para obtenção de autorização de residência em Portugal, admitindo que poderá não se justificar mais a sua manutenção.

António Costa falava aos jornalistas no final de uma visita de quase duas horas à zona de exposições da Web Summit, na Feira Industrial de Lisboa (FIL), depois de ter sido questionado sobre o regime fiscal especial destinado aos chamados “nómadas digitais”.

O primeiro-ministro defendeu a continuidade da política de atratividade de investidores em Portugal, sobretudo na área tecnológica, mas fez uma distinção em relação ao regime dos vistos gold, em que se obtém autorização de residência no país na sequência, por exemplo, da compra de um imóvel de elevado valor.

“Há programas que nós estamos neste momento a reavaliar e um deles é o dos vistos gold, que, provavelmente, já cumpriu a função que tinha a cumprir e que neste momento não se justifica mais manter”, declarou o líder do executivo, tendo ao seu lado o ministro da Economia, António Costa Silva.

“No primeiro semestre deste ano voltámos a ter um máximo histórico de investimento contratualizado através da AICEP. Ano após ano, temo-lo tido. E o que desejamos é continuar a ter. Porque essas empresas são as empresas que nos ajudam a criar uma sociedade que tem mais emprego, sobretudo melhor emprego, com melhores condições de trabalho e melhores salários. E é por isso que temos de continuar”, acrescentou.

Através das redes sociais, a deputada Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, já reagiu às declarações de António Costa.

“Oh se cumpriu! Vamos ver como votam no Orçamento ou se é só mais um anúncio sem proposta”, escreveu Mariana Mortágua no Twitter.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Algo me diz que depois das investigações feitas, já não devem conseguir gamar mais por aqui…
    Venham agora as novas eólicas ou vistos gold ou parque escolar… Eles arranjam qualquer coisa. Há já sei, é a Bazuca, até porque vai ser tudo à descarada. Nem CCP, nada. Vai tudo por ajuste direto ao primo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.