PS recuou e cedeu ao PSD na residência alternada dos filhos de pais separados

O PS e o PSD chegaram a um acordo no âmbito da residência alternada dos filhos de pais separados, de modo a que este regime passe a constar da Lei. Contudo, ao contrário do que defendiam inicialmente os socialistas, não será de aplicação obrigatória, mas será decidido pelo Tribunal.

PS, Bloco de Esquerda e PAN defendiam que a residência alternada dos filhos deveria ser a regra – se socialistas e ambientalistas queriam que os tribunais “privilegiassem” este regime, os bloquistas pretendiam mesmo que fosse obrigatório.

Já o PSD sempre recusou essa possibilidade, considerando que seria errado aplicá-la a todas as crianças e que o ideal será avaliar antes se será o mais adequado para cada caso.

Os socialistas acabaram por recuar, numa “cedência à direita”, como repara o Público, notando que no texto final “é a versão do PSD, de opção do tribunal, que vinga”.

Assim, “quando corresponder ao superior interesse da criança e ponderadas todas as circunstâncias relevantes, o tribunal pode determinar a residência alternada do filho com ambos os progenitores, independentemente de mútuo acordo nesse sentido e sem prejuízo da fixação de alimentos”, refere o texto acordado por PS e PSD e que será incluído no Código Civil.

O texto final será alvo de votação nesta quarta-feira, 30 de Setembro, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A coordenadora do grupo de trabalho que definiu o texto a ser votado, a deputada socialista Joana Sá Pereira, refere que é preciso “deixar ao julgador a liberdade de decidir perante o caso concreto”, como cita o Público.

“Com esta redacção preservamos a autonomia do tribunal e respondemos ao apelo da sociedade, tal como ouvimos nas audições que fizemos no Parlamento, de ter a residência alternada como opção fixada na lei”, acrescenta a deputada.

A residência alternada dos filhos não consta da actual Lei, embora o regime seja assumido por opção por cada vez mais pais separados ou divorciados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …