PS quer explicações de Passos sobre nomeações de última hora em Gaia

 

O.D. Roberto Santorini / Wikimedia

Luís Filipe Menezes (foto: O.D. Roberto Santorini / wikimedia)

Luís Filipe Menezes (foto: O.D. Roberto Santorini / wikimedia)

O PS pediu hoje “explicações” a Pedro Passos Coelho sobre a alegada existência de nomeações de cariz partidário “feitas em catadupa” na Câmara Municipal de Gaia, dois dias após as eleições autárquicas de 29 de setembro.

“Pedro Passos Coelho deve uma explicação pública. O JN dá hoje notícia da existência de nomeações de cariz político-partidário num quadro institucional autárquico que apenas permite, de acordo com as regras do Estado de Direito, a gestão de assuntos correntes”, refere comunicado assinado por José Luís Carneiro.

O líder do PS/Porto e membro do secretariado nacional do partido considera que “essas nomeações, feitas em catadupa, efetuadas para diversas entidades municipais da Câmara de Vila Nova de Gaia, relativas a militantes e simpatizantes do PSD, evidenciam uma política que colide com o esforço que é pedido aos portugueses por parte do Governo e do primeiro-ministro”.

“O Partido Socialista pergunta ao presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, se tem conhecimento destas práticas partidárias lesivas do interesse e dos princípios de independência, isenção e imparcialidade que devem presidir ao recrutamento de colaboradores para a administração pública”, pode ler-se no documento hoje divulgado.

O PS quer ainda saber o que Passos Coelho “pretende fazer para sancionar os que, em nome do Partido Social Democrata, adotaram esta conduta”.

Em causa está uma notícia hoje divulgada pelo Jornal de Notícias segundo o qual dois dias após as eleições, a coligação que ainda geria a Câmara de Gaia contratou 20 pessoas diretamente para o quadro das empresas municipais de Águas e Parque Biológico de Gaia e da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, entre os quais dois ex-vereadores do executivo de Luís Filipe Menezes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rio pede a António Costa para encerrar escolas já na quinta-feira

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, já a partir desta quinta-feira, como forma de conter a epidemia de covid-19. “Faço-lhe um apelo público para que …

PGR alega papel clarificador e transparente de diretiva sobre poderes hierárquicos no MP

A Procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta terça-feira no parlamento que a recente diretiva sobre subordinação hierárquica teve unicamente um "propósito clarificador e de transparência" sobre aquilo que já era o relacionamento entre os escalões …

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …

Parlamento prepara renovação do estado de emergência até ao fim de fevereiro

O parlamento agendou para dia 11 de fevereiro um debate e votação sobre o eventual decreto presidencial para a prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, para fazer face …

Trump já deixou a Casa Branca. "Tenham uma boa vida, voltaremos a ver-nos”

O Presidente cessante dos Estados Unidos já deixou a Casa Branca. A poucas horas da tomada de posse do democrata Joe Biden, Donald Trump afirmou ter sido uma “grande honra” ter desempenhado este cargo. “Foi …