PS, PSD e Bloco sobem em nova sondagem. Governo desce

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

As intenções de voto sobem para o PS, o PSD e Bloco mas o mesmo não acontece quanto à popularidade do Governo socialista, que desce.

Tanto o PS, como o PSD e o Bloco de Esquerda subiram nas intenções de voto dos portugueses, segundo uma nova sondagem feita pela Eurosondagem para o Expresso e para a SIC.

Relativamente aos socialistas, verificou-se uma melhoria nas intenções de voto de mais 0,5 pontos percentuais, a mesma subida registada em maio.

O PSD registou uma subida de 0,2 pontos, tal como o Bloco de Esquerda, que regista uma subida de 0,3 pontos percentuais nas intenções de voto.

Nos casos negativos, regista-se a CDU com menos 0,3 pontos percentuais e o CDS e o PAN, ambos com uma descida de 0,2 pontos.

Somadas as percentagens dos três partidos de esquerda, regista-se um ligeiro aumento de 52,8% para 53,3%, entre maio e junho deste ano.

Porém, nem tudo são boas notícias para o PS, já que a mesma subida não se verifica quando se fala na popularidade do seu Governo.

Segundo o semanário, o executivo liderado por António Costa é o órgão de soberania que, apenas num mês, mais perde na avaliação (-3,9), apesar de continuar a ter “saldo positivo”.

Já entre os líderes partidários, a bloquista Catarina Martins (-2,5) e a centrista Assunção Cristas (-1,7) são as duas personalidades que mais registam descidas na popularidade, ao contrário do que tinha acontecido no mês passado.

O primeiro-ministro (+0,6), a par do comunista Jerónimo de Sousa (+0,8) e do anterior chefe do Governo (+1 ponto percentual), Passos Coelho, voltaram a subir.

Mas entre todos, não há quem faça concorrência ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que lidera a lista com um saldo positivo de 56,4.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O governo desce e o PS sobe, tal e qual como o feirante que baixou o preço das calças e subiu o da camisa para satisfazer a vontade ao cliente.

  2. Esta sondagem enganou quem a encomendou. Uma chatice, como remediá-la agora? A solução foi bem pensada mas mal parida. Quem pode acreditar em tamanha asneira? A propósito, porque não incluir o Presidente com menos 0,1 % ? Valorizava mais o estudo, não era? Continuem a fazer sondagens destas,… o povo ri,…, mas finge que acredita.

  3. Na continuação do que o Jorge Magalhães disse… O próprio título (da notícia) descredibiliza a “dita” sondagem. Tive curiosidade para ver o que iria sair de tal “reportagem”… A montanha (mais uma vez…) pariu um rato… Qualquer pessoa com dois dedos de testa, nunca publicaria uma notícia como esta. Não tem pés nem cabeça. Nem sequer é não-notícia. Perda de tempo…

RESPONDER

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …