PS, PSD e Bloco sobem em nova sondagem. Governo desce

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

As intenções de voto sobem para o PS, o PSD e Bloco mas o mesmo não acontece quanto à popularidade do Governo socialista, que desce.

Tanto o PS, como o PSD e o Bloco de Esquerda subiram nas intenções de voto dos portugueses, segundo uma nova sondagem feita pela Eurosondagem para o Expresso e para a SIC.

Relativamente aos socialistas, verificou-se uma melhoria nas intenções de voto de mais 0,5 pontos percentuais, a mesma subida registada em maio.

O PSD registou uma subida de 0,2 pontos, tal como o Bloco de Esquerda, que regista uma subida de 0,3 pontos percentuais nas intenções de voto.

Nos casos negativos, regista-se a CDU com menos 0,3 pontos percentuais e o CDS e o PAN, ambos com uma descida de 0,2 pontos.

Somadas as percentagens dos três partidos de esquerda, regista-se um ligeiro aumento de 52,8% para 53,3%, entre maio e junho deste ano.

Porém, nem tudo são boas notícias para o PS, já que a mesma subida não se verifica quando se fala na popularidade do seu Governo.

Segundo o semanário, o executivo liderado por António Costa é o órgão de soberania que, apenas num mês, mais perde na avaliação (-3,9), apesar de continuar a ter “saldo positivo”.

Já entre os líderes partidários, a bloquista Catarina Martins (-2,5) e a centrista Assunção Cristas (-1,7) são as duas personalidades que mais registam descidas na popularidade, ao contrário do que tinha acontecido no mês passado.

O primeiro-ministro (+0,6), a par do comunista Jerónimo de Sousa (+0,8) e do anterior chefe do Governo (+1 ponto percentual), Passos Coelho, voltaram a subir.

Mas entre todos, não há quem faça concorrência ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que lidera a lista com um saldo positivo de 56,4.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O governo desce e o PS sobe, tal e qual como o feirante que baixou o preço das calças e subiu o da camisa para satisfazer a vontade ao cliente.

  2. Esta sondagem enganou quem a encomendou. Uma chatice, como remediá-la agora? A solução foi bem pensada mas mal parida. Quem pode acreditar em tamanha asneira? A propósito, porque não incluir o Presidente com menos 0,1 % ? Valorizava mais o estudo, não era? Continuem a fazer sondagens destas,… o povo ri,…, mas finge que acredita.

  3. Na continuação do que o Jorge Magalhães disse… O próprio título (da notícia) descredibiliza a “dita” sondagem. Tive curiosidade para ver o que iria sair de tal “reportagem”… A montanha (mais uma vez…) pariu um rato… Qualquer pessoa com dois dedos de testa, nunca publicaria uma notícia como esta. Não tem pés nem cabeça. Nem sequer é não-notícia. Perda de tempo…

RESPONDER

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …