PS, PSD e Bloco sobem em nova sondagem. Governo desce

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

As intenções de voto sobem para o PS, o PSD e Bloco mas o mesmo não acontece quanto à popularidade do Governo socialista, que desce.

Tanto o PS, como o PSD e o Bloco de Esquerda subiram nas intenções de voto dos portugueses, segundo uma nova sondagem feita pela Eurosondagem para o Expresso e para a SIC.

Relativamente aos socialistas, verificou-se uma melhoria nas intenções de voto de mais 0,5 pontos percentuais, a mesma subida registada em maio.

O PSD registou uma subida de 0,2 pontos, tal como o Bloco de Esquerda, que regista uma subida de 0,3 pontos percentuais nas intenções de voto.

Nos casos negativos, regista-se a CDU com menos 0,3 pontos percentuais e o CDS e o PAN, ambos com uma descida de 0,2 pontos.

Somadas as percentagens dos três partidos de esquerda, regista-se um ligeiro aumento de 52,8% para 53,3%, entre maio e junho deste ano.

Porém, nem tudo são boas notícias para o PS, já que a mesma subida não se verifica quando se fala na popularidade do seu Governo.

Segundo o semanário, o executivo liderado por António Costa é o órgão de soberania que, apenas num mês, mais perde na avaliação (-3,9), apesar de continuar a ter “saldo positivo”.

Já entre os líderes partidários, a bloquista Catarina Martins (-2,5) e a centrista Assunção Cristas (-1,7) são as duas personalidades que mais registam descidas na popularidade, ao contrário do que tinha acontecido no mês passado.

O primeiro-ministro (+0,6), a par do comunista Jerónimo de Sousa (+0,8) e do anterior chefe do Governo (+1 ponto percentual), Passos Coelho, voltaram a subir.

Mas entre todos, não há quem faça concorrência ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que lidera a lista com um saldo positivo de 56,4.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O governo desce e o PS sobe, tal e qual como o feirante que baixou o preço das calças e subiu o da camisa para satisfazer a vontade ao cliente.

  2. Esta sondagem enganou quem a encomendou. Uma chatice, como remediá-la agora? A solução foi bem pensada mas mal parida. Quem pode acreditar em tamanha asneira? A propósito, porque não incluir o Presidente com menos 0,1 % ? Valorizava mais o estudo, não era? Continuem a fazer sondagens destas,… o povo ri,…, mas finge que acredita.

  3. Na continuação do que o Jorge Magalhães disse… O próprio título (da notícia) descredibiliza a “dita” sondagem. Tive curiosidade para ver o que iria sair de tal “reportagem”… A montanha (mais uma vez…) pariu um rato… Qualquer pessoa com dois dedos de testa, nunca publicaria uma notícia como esta. Não tem pés nem cabeça. Nem sequer é não-notícia. Perda de tempo…

RESPONDER

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …