PS, PSD e Bloco sobem em nova sondagem. Governo desce

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

As intenções de voto sobem para o PS, o PSD e Bloco mas o mesmo não acontece quanto à popularidade do Governo socialista, que desce.

Tanto o PS, como o PSD e o Bloco de Esquerda subiram nas intenções de voto dos portugueses, segundo uma nova sondagem feita pela Eurosondagem para o Expresso e para a SIC.

Relativamente aos socialistas, verificou-se uma melhoria nas intenções de voto de mais 0,5 pontos percentuais, a mesma subida registada em maio.

O PSD registou uma subida de 0,2 pontos, tal como o Bloco de Esquerda, que regista uma subida de 0,3 pontos percentuais nas intenções de voto.

Nos casos negativos, regista-se a CDU com menos 0,3 pontos percentuais e o CDS e o PAN, ambos com uma descida de 0,2 pontos.

Somadas as percentagens dos três partidos de esquerda, regista-se um ligeiro aumento de 52,8% para 53,3%, entre maio e junho deste ano.

Porém, nem tudo são boas notícias para o PS, já que a mesma subida não se verifica quando se fala na popularidade do seu Governo.

Segundo o semanário, o executivo liderado por António Costa é o órgão de soberania que, apenas num mês, mais perde na avaliação (-3,9), apesar de continuar a ter “saldo positivo”.

Já entre os líderes partidários, a bloquista Catarina Martins (-2,5) e a centrista Assunção Cristas (-1,7) são as duas personalidades que mais registam descidas na popularidade, ao contrário do que tinha acontecido no mês passado.

O primeiro-ministro (+0,6), a par do comunista Jerónimo de Sousa (+0,8) e do anterior chefe do Governo (+1 ponto percentual), Passos Coelho, voltaram a subir.

Mas entre todos, não há quem faça concorrência ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que lidera a lista com um saldo positivo de 56,4.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O governo desce e o PS sobe, tal e qual como o feirante que baixou o preço das calças e subiu o da camisa para satisfazer a vontade ao cliente.

  2. Esta sondagem enganou quem a encomendou. Uma chatice, como remediá-la agora? A solução foi bem pensada mas mal parida. Quem pode acreditar em tamanha asneira? A propósito, porque não incluir o Presidente com menos 0,1 % ? Valorizava mais o estudo, não era? Continuem a fazer sondagens destas,… o povo ri,…, mas finge que acredita.

  3. Na continuação do que o Jorge Magalhães disse… O próprio título (da notícia) descredibiliza a “dita” sondagem. Tive curiosidade para ver o que iria sair de tal “reportagem”… A montanha (mais uma vez…) pariu um rato… Qualquer pessoa com dois dedos de testa, nunca publicaria uma notícia como esta. Não tem pés nem cabeça. Nem sequer é não-notícia. Perda de tempo…

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …