PS, PSD e Bloco dão as mãos por uma “polícia” dos rendimentos dos políticos

António Cotrim / Lusa

Enquanto que o PCP e o CDS semeiam a discórdia e recusam a ideia de criar uma “polícia fiscalizadora dos políticos”; o PS, PSD e Bloco dão as mãos em prol desta nova entidade.

A proposta inicial pertence ao Bloco de Esquerda. No entanto, tanto o PS como o PSD concordam com a criação de uma nova entidade que centralize a receção e a fiscalização das declarações de rendimentos e património dos altos cargos públicos e políticos. Mas o clima de discórdia mantém-se, com o PCP e o CDS a discordarem desta nova entidade.

Segundo o Público, na reunião desta terça-feira da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência em Funções Públicas, os deputados discutiram a proposta inicial do Bloco de Esquerda para a criação de uma Entidade da Transparência que funcione junto do Tribunal Constitucional e que assuma as competências de receção e fiscalização das declarações dos políticos.

De acordo com a proposta, esta entidade deveria ser constituída por um presidente e dois vogais, eleitos numa lista apresentada e votada pelo plenário do Tribunal Constitucional.

Todavia, uma das divergências entre os três partidos está na composição, já que o PS e o PSD não querem que um dos vogais tenha que ser um revisor oficial de contas, como atualmente acontece com a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.

Apesar disso, todos os partidos concordam que a nova entidade seja dotada de meios – algo que não é possível obrigar o Governo a fazer por lei.

Outra diferença de opiniões está nas competências da entidade, mais concretamente se esta pode ou não ter poderes para enviar para o Ministério Público os casos em que detete violações da lei ou se pode questionar a Autoridade Tributária acerca das incongruências nas declarações ou se tem de enviar os processos para o Tribunal Constitucional.

Segundo o diário, os socialistas pretendem que seja uma entidade capaz de fazer uma triagem da informação que recebe e a sua análise formal, isto é, com um maior grau de especialização do que aquele que hoje existe. Já o Bloco propõe que a entidade seja uma complemento ao Tribunal Constitucional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …