Governante fez parte do núcleo de António Costa e no último verão deu a conhecer a sua vontade de regressar à docência.
Depois de num primeiro momento ter afastado qualquer possibilidade de assumir novamente a pasta de ministro dos Negócios Estrangeiros, a maioria absoluta inesperado veio alterar um pouco o cenário político e o nome de Augusto Santos Silva voltou a ser falado para para o principal posto da diplomacia portuguesa. No entanto, o Observador avança esta tarde que o socialista será proposto pelo seu partido para presidente da Assembleia da República, na sequência da saída de Eduardo Ferro Rodrigues.
“Espero que o PS me liberte para o regresso à atividade profissional de professor da Universidade do Porto até 2026, e portanto temos muito tempo para trabalhar, eu tenho muito tempo e muita honra em servir o meu país nestas funções até lá”, disse em julho do ano passado, quando ainda não se perspetivavam eleições legislativas num futuro próximo.
A decisão de António Costa já está tomada e o plano do partido seria oficializa-la na segunda-feira, na reunião de bancada parlamentar do partido, entretanto adiada depois da decisão do Tribunal Constitucional para que se repetissem as eleições no círculo da Europa, depois de 80% dos votos terem sido avaliados. A mesma fonte que assegura que a intenção é que esses planos se concretizem na véspera das posses do Parlamento e do Governo — agora previstas para 28 e 29 de março.
O nome de Augusto Santos Silva surge também depois de alguma contestação em relação à possibilidade de Edite Estrela ser o nome proposto pelos socialistas. No entanto, a escolha de António Costa terá recaído sobre o seu governante mais experiente, no que respeita a funções executivas.
Tal como lembra o Observador, Augusto Santos Silva já foi ministro da Educação e Cultura (durante o governo de António Guterres), dos Assuntos Parlamentares (com José Sócrates) e da Defesa (também com José Sócrates). Com António Costa, ficou unicamente responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros, além de fazer parte do núcleo político do primeiro-ministro.
Para além das suas funções como governante, Augusto Santos Silva, de 65 anos, é doutorado em Sociologia pelo ISCTE-IUL, sendo professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Estes tipos é só TACHOS… falam parecem uns santinhos, no final são o Diabo em pessoa…
Só pode ser luz a mais e ficas encandeado Aonde ser presidente da ARepublica é um tacho?
Então qual é o tamanho do Tacho do Presidente da República?
Menos mal; podia ser bem pior…
Ainda este dizia que queria voltar à vida académica e tal… Provavelmente pensava que o PS iria perder. Mas como ganhou e com uma grande maioria feita de menos de 20% dos eleitores, já se esqueceu dos seus alunos.
É bem verdade. Na política portuguesa é só gente rasca. Muito rasca mesmo. Vendem-se por qualquer coisa.
Será só na politica Ou os Nivelados por baixo são uns puros e santos?
Os outros 80% é que estiveram bem???
Homem certo no lugar certo.