//

PS prepara governo com independentes de esquerda

26

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O líder socialista poderá estar já a decidir quem quer escolher para formar o Governo que vai substituir o de Passos Coelho, sem nunca esquecer as ideias dos dois partidos com quem vai fazer acordo.

Segundo o jornal Público, António Costa vai convidar personalidades de esquerda que sejam independentes dos partidos, isto é, candidatos que se insiram num universo à esquerda do PS e que sejam próximos do Bloco de Esquerda, do PCP e do PEV.

Ao que tudo indica, o Governo acordado ontem pelo Presidente da República não deverá ter muito tempo de antena, uma vez que, depois da aprovação de uma moção de rejeição ao programa da coligação, existe a possibilidade de Costa ser indigitado como primeiro-ministro.

Assim sendo, o secretário-geral do PS está já a pensar no tipo de Governo que quer construir, sendo quase certo que o Bloco e o PCP ficarão excluídos do mesmo.

No entanto, e para respeitar os ideais dos partidos de esquerda, António Costa quer, de acordo com informações apuradas pelo Público, que as sensibilidades mais à esquerda do PS sejam representadas por independentes.

Enquanto isso, fica a faltar que os três partidos cheguem a um acordo oficial, que deverá ser assinado numa cerimónia pública entre os três líderes.

Para já, a direção do PS não se vê pressionada pelo tempo, até porque os socialistas não querem que as negociações se sobreponham à apresentação, na Assembleia da República, do programa de Governo da coligação Portugal à Frente.

Segundo o mesmo jornal, António Costa não quer que os termos do acordo à esquerda sejam revelados antes de ver o que Passos Coelho e Paulo Portas têm para propor ao país.

Cavaco não está arrependido

Durante a manhã desta quarta-feira, Cavaco Silva, que vai estar presente no X Encontro COTEC Europa, em Roma, disse aos jornalistas que não está arrependido “nem de uma única linha” do que disse sobre a nomeação do Governo, assegurando não ter qualquer interesse pessoal e apenas se guiar pelo superior interesse nacional.

“Aquilo que havia a dizer sobre esse assunto já disse na intervenção que eu produzi que foi muito clara e não estou arrependido nem de uma única linha de tudo aquilo que eu disse”, afirmou o chefe de Estado.

“Como sabem nunca tive nem tenho qualquer interesse pessoal, desde o primeiro dia do meu mandato, até ao último dia do meu mandato guiar-me-ei sempre, sempre, sempre pelo superior interesse nacional“, assegurou.

Questionado sobre o que irá fazer caso o Governo liderado por Passos Coelho seja chumbado no Parlamento, Cavaco Silva escusou-se a responder, argumentando que, em Roma, não vai fazer qualquer comentário sobre a política portuguesa.

O chefe de Estado escusou-se igualmente a falar sobre a composição do executivo que o primeiro-ministro indigitado levou na terça-feira ao Palácio de Belém, dizendo apenas que aceitou os nomes propostos e que na sexta-feira, quando der posse ao novo Governo, fará uma nova intervenção.

O novo Executivo de Passos Coelho toma posse na próxima sexta-feira, dia 30, pelas 12 horas.

ZAP / Lusa

26 Comments

  1. A sirização mais siriza que o próprio siriza em vias de se instalar em Portugal com promessas feitas antecipa novo resgate em menos de nada – Segundo a generalidade da imprensa mundial de ontem e de hoje, desde Nova Iorque à Ásia.

  2. Mas afinal quem são estes senhores americanos ou indianos para quererem mandar no mundo ou nos países dos outros? Eu já cá estou há 64 anos e não mando nada e esta gente quer mandar nisto tudo? E os portugueses ainda deixam? Já chega!!!!

  3. A receita da coligação já todos conhecemos.
    É preciso mudar a ementa,e para saber se o prato é bom, é preciso come-lo…
    Dos iluminados da direita já Portugal está farto!
    Vamos a isso António Costa, p’rá frente é que é o caminho!
    … “Para cá do Marão, mandam os que cá estão”… Viva Portugal!

    • Aquilo de que os portugueses estão seguramente fartos é de ver sempre os governos do PS a destruir económica e financeiramente o País enquanto governam, tendo depois que dar lugar ao PSD e CDS que durante o ciclo seguinte consertam as asneiras do PS sendo forçados a obrigar as pessoas a sacrifícios motivados pelas asneiras do governo anterior… o que vale ao PS é que o povo português tem memória curta e esquece que dois governos socialistas liderados por Mário Soares deram origem a duas intervenções da Troika e que a seguir ao malfadado governo Sócrates mais uma vez tivemos que ser intervencionados. Em qualquer um desses casos foram governos da área do PSD/CDS que vieram depois recuperar o País. Mais uma vez agora se assiste a quase um golpe de estado parlamentar tentando copiar um siriza que já teve que recuar na Grécia depois de levar os levar à falência em todos os aspectos. Costa só pensa no seu cargo e está-se nas tintas para o que possa fazer ao País! Está a ser um completo irresponsável que se prepararia para destruir tudo o que foi feito de positivo e de recuperação económica nestes quatro anos com os sacrifícios dos portugueses com o único objectivo de conseguir ser 1º ministro mesmo perdendo as eleições. Acordem portugueses!

      • Mas vocês está mesmo bem da cabeça????? Concertar???? Ahh deve ter sido o BPN, ups não o BES, Ah não A EXPO 98…. Ah não os submarinos….. A solução está é em taxar imbecis e hipócritas como este comentador e resolviamos de vez o défice.

  4. Quando chegar o momento em que estejam limitados a 60 euros por semana de levantamentos no MB quero ver que tipo de discurso aplicam. Adoro o discurso dos que alinham numa politica de “nao pagamos”. Gostava de receber um empréstimo dessa gente e no final propunha “renegociar a divida” para um prazo de 1000 anos sem direito a juros! Parece bem? Gosto do discurso do PC e do BE que ainda esta semana propõe medidas anti UE e ca em Portugal dizem que alinha num governo pro UE. Nao será isto apenas interesse pelo poder e pelo que o poder significa ($$$$)? Sem duvida que o nível de racionalidade do povo português cai dia apos dia! Somos um país em que o Burro só entrará em extinção nos quadrúpedes

    • Gostava de ver o seu discurso aplicado ao BES e ao BPN e aos submarinos já que tem tantos escrúpulos relativamente a pagamentos e a negociações. Ah pois esses não são passíveis de serem renegociados, foram sentenciados à partida como corrupção, roubalheira ao país. Assim sim!!!! Assim é legítimo! Ainda bem para si que o Burro é uma espécie protegida!

  5. Qunado ouço ou leio declarações (de políticos) invocando os “superiores interesses do país” não sei do que falam. Porque isso não existe. Existem, isso sim, diferentes visões para o país (totais ou parciais) e, no limite, cada português tem a sua. Mesmo pensando em visões para o país agregadas em torno de ideologias e em meia-dúzia de princípios, tais visões apenas são válidas para as pessoas que as partilham. Aquilo que para uns são interesses de Portugal, para outros são calamidades. Nem o Presidente Cavaco Silva nem ninguém pode vir com essa conversa porque ela é simplesmente inválida e desprovida de qualquer sentido. O interesse de Portugal é interpretado por quem está no poder de acordo com a sua ideologia. A democracia proporciona alterações dos grupos que estão no poder e assim se pode ir evoluindo. Fazer declarações sobre o interesse superior do país é boicotar ou tentar impedir a democracia, porque quem faz tais declarações tem de facto uma visão pessoal que considera ser a única que é válida e que as outras são erradas e sem direito a existir (Salazar também dizia “Tudo pela Nação; nada contra a Nação” e sabe-se o que isso significou).

  6. De facto a receita neo-liberal já cheira mal e em nada melhorou a vida dos portugueses, aumentou a divida publica, o desemprego, piorou substancialmente os serviços de saude, educação e apoio social; o estado, que tem todo o direito e dever de cobrar impostos, passou ao confisco puro e duro.
    Está na hora de se experimentar outra via, mais humana e que não nos veja apenas como simples numeros numa tabela de excel.

  7. Mas alguém aqui… acredita sinceramente que tudo isto é para bem do país? Sinceramente… acreditam?!? Alguém se convence.. que algum dos partidos luta pelo real interesse do Português?!? Há excepções pontuais.. bem sei.. mas na realidade não há interesse nisso! Nunca houve.. nem irá haver! Aqueles que tentam lutar.. são abafados.. não interessam.. geram ruído!

    Todos se queixam… mas ao mesmo tempo todos vêm as atrocidades cometidas e mesmo assim deixam-se ficar. TODOS dão o dito pelo não dito dentro de uma conformidade que não se compreende… e reduzem-se ao silêncio!

    Quando o povo não acredita e ao mesmo tempo tem medo dos seus governantes.. é porque algo está muito mal! Essa é a verdade!

    Infelizmente, parece-me.. que enquanto não houver um “grupo independente” que se assegure de os “chamar à responsabilidade”.. isto nunca mudará! Quando eles (a classe política) realmente recearem pelas consequências dos seus actos.. apenas aqueles que realmente acreditam no que defendem ficarão.. e aí sim.. a coisa melhora! Até lá.. é tudo um misto de ovelhas e lobos.. (sim.. porque o Pastor.. e o cão.. já deram ao pé faz muito tempo.. só as ovelhas é que pensam que eles ainda cá estão)

    Sinceramente… TENHO VERGONHA de viver num país assim!

  8. Só falta retomar o TGV, novas pontes, novos aeroporto – menos um que o de Beja já está ali parado vai para 5 anos – mais 5 barragens hidroeléctricas, novos túneis Marão, 3ª autoestrada para o Norte…

  9. Independentes da área do PCP/BE não irão faltar certamente porque tal como Costa e seus correligionários estão ávidos pelo Poder e venha de lá esse governo e programa que nós estamos desertos que comesse o mais rápido possível para o mais rápido possível nos vermos livres deles.

    • A coligação não está ávida de poder? Eles não querem é largar o poder daí toda esta barafustação, deles, dos seus correlegionários e dos lambe botas. Todos esses já chuparam o sangue ao povo, já lhe comeram a carne e agora não querem largar o osso!

      • Parece-me que o que eles querem é o poder de concluir a retirada do lamaçal em que o SOARISMO, SOCRATISMO nos meteram e claro, sem emaudios, nem fundações, nem esses MACAUS nem essas porcarias… de amigalhaços penhorados ao anti-UE anti Euro, anti tratados…

      • Pois é “querido”Gonzaga, eles governam muito bem…, já assim era antes do 25 de Abril!… Governavam bem por cá, nas colónias, e mantinham as tradições… PIDE, bufos, etc, etc.

      • É o tipo de cidadã que mesmo depois do seu acesso ao MB estar condicionado a 50€ /dia vai continuar, conscientemente, decididamente, a envergar palas como aconteceu na Grécia!

      • Após um comentário destes, falar de palas…é obra!!! É estilo claque organizada! Faltou falar na Coreia para completar o ramalhete de clichés.

  10. No meio da tanta confusão começa a ser difícil de saber quem criou este buracão em que nos encontramos. Percorremos um caminho difícil nestes 4 anos. Agora parece que já é tudo fácil; como alguém diria “Vós do alto império…”

  11. PS sem comando sobre 14 deputados.
    A eleição de Carlos -Presidente do grupo parlamentar – foi conseguida por 71 votos dos 86 possíveis uma vez que 5 votaram contra 9 em branco e um ausente!
    Acho que muitos começam a deixar de pavonear o leque da cauda…

  12. Alguém que faz comentários sobre factos que desconhece, deveria pesquisar informação, para não publicar disparates.

    Vou avivar a memória de alguns.
    AD
    Aliança Democrática
    Ministro das finanças. Dr. Aníbal Cavaco Silva,deixou o País em rotura cambial, sem chavo e foi embora, quem pediu ajuda ao FMI foi o Dr. Soares que tinha acabado de vencer as Eleições, o Sócrates ao menos pediu antes de sair

    • …deixaram o governo sem dinheiro receberam o dinheiro das privatizações, porque privatizaram as grandes empresas, O PPD/PSD sempre foi o partido que mais adorou fazer privatizações.Receberam os dinheiros dos apoios da entrada para a CEE, e mais, por essas alturas o petróleo nunca tinha estado tão em baixa…. Mas nada foi suficiente no tempo das vacas gordas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.