Austero, mas nem tanto. Novo governo já tem ministros

José Sena Goulão / Lusa

Paulo Portas, Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

Paulo Portas, Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

O Presidente da República deu hoje o seu acordo à proposta de constituição do XX Governo Constitucional apresentada pelo primeiro-ministro indigitado. Novo Executivo de Passos Coelho toma posse na sexta-feira, 30 de Outubro, pelas 12 horas.

“O Presidente da República recebeu hoje, em audiência, o Primeiro-Ministro indigitado, Dr. Pedro Passos Coelho, tendo dado o seu acordo à proposta de constituição do XX Governo Constitucional”, lê-se na nota da Presidência da República.

Sete novos ministros e dois novos ministérios

O novo governo de Passos Coelho tem sete novos ministros e dois novos ministérios, a Cultura e a Modernização Administrativa.

Ora confirme os nomes do novo Executivo:

Primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho

Vice-Primeiro-Ministro: Paulo Portas

Ministra de Estado e das Finanças: Maria Luís Albuquerque

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiro: Rui Machete

Ministro da Defesa Nacional: José Pedro Correia de Aguiar-Branco

Ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional: Luís Marques Guedes

Ministro da Administração Interna: João Calvão da Silva

Ministro da Justiça: Fernando Negrão

Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia: Jorge Moreira da Silva

Ministra da Agricultura e do Mar: Assunção Cristas

Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social: Pedro Mota Soares

Ministro da Economia: Luís Miguel Morais Leitão

Ministro da Saúde: Fernando Leal da Costa

Ministra da Educação e Ciência: Margarida Mano

Ministro da Modernização Administrativa: Rui Pedro Costa Melo Medeiros

Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania: Maria Teresa da Silva Morais

Ministro dos Assuntos Parlamentares: Carlos Henrique da Costa Neves

Austero, mas nem tanto

Agora só falta ficar a conhecer o novo programa de governo que deverá ser “menos austero que o eleitoral”, conforme apurou o Diário de Notícias.

Este jornal falou com fontes não identificadas ligadas ao PSD para concluir que o novo programa da Coligação deverá incluir “o fim do plafonamento, uma redução mais rápida da sobretaxa (de três anos para baixo) e também uma reposição mais rápida dos cortes dos funcionários públicos”.

Isto é o mesmo que dizer que haverá um “alívio mais rápido da austeridade”, nota o DN, segundo o qual o programa do governo deverá integrar não apenas “elementos do programa do PS” mas também “algumas medidas dos programas de PCP e Bloco de Esquerda”.

Uma forma de obter pontes para uma conciliação no Parlamento, mas é certo que a Coligação não deverá deixar “cair questões como a poupança anual de 600 milhões de euros na Segurança Social ou o cumprimento do défice exigido por Bruxelas”, nota ainda o Diário de Notícias.

Entretanto, a Esquerda continua em negociações, até perante a expectativa das notícias que indicam que Cavaco Silva deverá dar posse a António Costa.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não se esqueçam da célebre frase atribuída ao “PAPA DOC” português “EM POLÍTICA FEIO, FEIO, É PERDER” e que depois de José Seguro tem seguidores embora lacaios do sorumbático PCP e das tias extremistas de aviário.

RESPONDER

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …