Austero, mas nem tanto. Novo governo já tem ministros

José Sena Goulão / Lusa

Paulo Portas, Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

Paulo Portas, Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

O Presidente da República deu hoje o seu acordo à proposta de constituição do XX Governo Constitucional apresentada pelo primeiro-ministro indigitado. Novo Executivo de Passos Coelho toma posse na sexta-feira, 30 de Outubro, pelas 12 horas.

“O Presidente da República recebeu hoje, em audiência, o Primeiro-Ministro indigitado, Dr. Pedro Passos Coelho, tendo dado o seu acordo à proposta de constituição do XX Governo Constitucional”, lê-se na nota da Presidência da República.

Sete novos ministros e dois novos ministérios

O novo governo de Passos Coelho tem sete novos ministros e dois novos ministérios, a Cultura e a Modernização Administrativa.

Ora confirme os nomes do novo Executivo:

Primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho

Vice-Primeiro-Ministro: Paulo Portas

Ministra de Estado e das Finanças: Maria Luís Albuquerque

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiro: Rui Machete

Ministro da Defesa Nacional: José Pedro Correia de Aguiar-Branco

Ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional: Luís Marques Guedes

Ministro da Administração Interna: João Calvão da Silva

Ministro da Justiça: Fernando Negrão

Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia: Jorge Moreira da Silva

Ministra da Agricultura e do Mar: Assunção Cristas

Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social: Pedro Mota Soares

Ministro da Economia: Luís Miguel Morais Leitão

Ministro da Saúde: Fernando Leal da Costa

Ministra da Educação e Ciência: Margarida Mano

Ministro da Modernização Administrativa: Rui Pedro Costa Melo Medeiros

Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania: Maria Teresa da Silva Morais

Ministro dos Assuntos Parlamentares: Carlos Henrique da Costa Neves

Austero, mas nem tanto

Agora só falta ficar a conhecer o novo programa de governo que deverá ser “menos austero que o eleitoral”, conforme apurou o Diário de Notícias.

Este jornal falou com fontes não identificadas ligadas ao PSD para concluir que o novo programa da Coligação deverá incluir “o fim do plafonamento, uma redução mais rápida da sobretaxa (de três anos para baixo) e também uma reposição mais rápida dos cortes dos funcionários públicos”.

Isto é o mesmo que dizer que haverá um “alívio mais rápido da austeridade”, nota o DN, segundo o qual o programa do governo deverá integrar não apenas “elementos do programa do PS” mas também “algumas medidas dos programas de PCP e Bloco de Esquerda”.

Uma forma de obter pontes para uma conciliação no Parlamento, mas é certo que a Coligação não deverá deixar “cair questões como a poupança anual de 600 milhões de euros na Segurança Social ou o cumprimento do défice exigido por Bruxelas”, nota ainda o Diário de Notícias.

Entretanto, a Esquerda continua em negociações, até perante a expectativa das notícias que indicam que Cavaco Silva deverá dar posse a António Costa.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não se esqueçam da célebre frase atribuída ao “PAPA DOC” português “EM POLÍTICA FEIO, FEIO, É PERDER” e que depois de José Seguro tem seguidores embora lacaios do sorumbático PCP e das tias extremistas de aviário.

RESPONDER

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …