PS perde gás e recua para valores de abril. Bloco é o que mais sobe

Nuno Fox / Lusa

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que o Partido Socialista (PS) está a perder gás e a recuar a valores de abril. O Bloco de Esquerda (BE) e o PAN são os únicos partidos que sobem.

De acordo com o Jornal de Negócios, que cita uma sondagem da Intercampus, o PS está a perder gás nas intenções de voto, sendo mesmo o partido que mais desce face a agosto. Se as eleições fossem hoje, o PS reuniria 37,4% das intenções de voto, menos 2,2 pontos percentuais do que em agosto e o valor mais baixo desde abril.

Em maio e junho, o PS esteve num pico dos 40% mas, desde então, a tendência tem sido a descida. Em julho, o partido registou 39% das intenções de voto e, em agosto, 39,6%.

O recuo socialista acontece no mesmo mês em que o Bloco de Esquerda, um dos parceiros de negociação para o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), é o partido que mais sobe, passando de 8,5% para 9,9% de intenções de voto.

A CDU perde um ponto percentual, reunindo 5,1% das intenções de voto. O trabalho de campo da sondagem foi realizado entre os dias 4 e 9 de setembro, podendo refletir o efeito da Festa do Avante, que decorreu nos dias 4, 5 e 6 e que gerou polémica por se realizar em tempo de pandemia.

Juntos, PS, BE e CDU reunim mais de metade das intenções de voto (52,4%), mas perdem força face a agosto – 54,2%.

Catarina Martins, coordenadora do BE, reforçou a sua imagem, subiu de uma nota de 2,8 para 3,1 pontos em 5. Já Jerónimo de Sousa desce de 2,5 para 2,3.

À direita, todos os partidos perderem força: o PSD baixa para 24,3% (tinha 24,8%), o Chega recua para 7,4% (tinha 7,9%), o CDS perde uma décima para 4,3% e a Iniciativa Liberal fica com 2,1% (tinha 2,8%). A direita junta vale 38,1%.

Além do BE, só o PAN sobe nas intenções de voto, reunindo 4,1% de intenções de voto.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Costa e o PS começam a deslizar na pista. Já dificilmente recuperarão o controle, sobretudo se a pandemia se descontrolar.
    Poderá ser o início do fim deste ciclo de geringonça, assumida ou tácita, embora não se vislumbre ainda uma alternativa credível no PSD e nos partidos à direita. Mas, às vezes, surgem momentos de mudança bruscos. Costa dá ideia de estar esgotado.

  2. O grande embuste partidário nas eleições,
    Não é verdade que algum partido tenha ganho as eleições legislativas, os eleitores dão o voto não pelas propostas que os partidos tenham feito para melhorar a vida dos portugueses mas porque se zangarem com o partido que está no governo, foi assim quando se zangaram com o Cavaco, com o Guterres com o Barroso com o José Sócrates e com o Passos Coelho, vai acontecer o mesmo com o governo actual quando os eleitores se zangarem com o governo PS irão dar o voto ao PPD sem que o PPD apresente alguma proposta em que se possa acreditar, acharam que deviam castigar esses governos por isso votaram em maioria no partido que estava na oposição, para ganhar tem de ser por mérito próprio e não estar á espera que os eleitores se zanguem com quem está no governo para votar em quem está na oposição, por outras palavras os eleitores dão o voto sem saberem o que é que realmente propõem, não é verdade que os eleitores votem no deputado A,B ou C os eleitores votam no partido, se nem os militantes escolhem quem querem como deputado como iam os portugueses escolher o deputado? Os deputados são impostos aos militantes por gente responsável dos partidos que se acham seres Divinos, não venham os políticos nem as suas claques cantar vitória porque não tiveram vitória alguma, receberam foi de bandeja o poleiro por os eleitores estarem zangados com os governantes, Vitória é outra coisa, e fazer por merecerem o voto merecerem a confiança dos eleitores, em todas mas todas as eleições não li nem ouvi os políticos apresentarem propostas soluções, mas li e ouvi foi muita lavagem de roupa suja de o partido A atacar o B o B atacar o C e assim sucessivamente, costuma-se dizer só ataca quem não tem nada em defesa própria nem ideias, assim se têm portado os Partidos Políticos, o grande vencedor tem sido a Abstenção só estou à espera no dia em que a Abstenção for mais de 50% o que é que o PR este ou outro vão fazer.

RESPONDER

Candidato de Vila do Conde acusado de oferecer 50€ no supermercado por um voto no domingo

O candidato à Junta de Freguesia de Macieira da Maia, Filipe Santos, terá oferecido 100 euros a um casal idoso para votar no movimento independente, mas com uma condição: fotografar o boletim de voto com …

Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo. Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida …

PS admite perder entre 10 e 15 Câmaras Municipais nas autárquicas

A direcção socialista espera também segurar Almada e Coimbra e vencer em Viseu e em Portalegre, duas câmaras historicamente do PSD. Segundo avança o Público, a direcção do Partido Socialista já está a contar perder entre …

Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na …

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …