/

PS perde gás e recua para valores de abril. Bloco é o que mais sobe

3

Nuno Fox / Lusa

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que o Partido Socialista (PS) está a perder gás e a recuar a valores de abril. O Bloco de Esquerda (BE) e o PAN são os únicos partidos que sobem.

De acordo com o Jornal de Negócios, que cita uma sondagem da Intercampus, o PS está a perder gás nas intenções de voto, sendo mesmo o partido que mais desce face a agosto. Se as eleições fossem hoje, o PS reuniria 37,4% das intenções de voto, menos 2,2 pontos percentuais do que em agosto e o valor mais baixo desde abril.

Em maio e junho, o PS esteve num pico dos 40% mas, desde então, a tendência tem sido a descida. Em julho, o partido registou 39% das intenções de voto e, em agosto, 39,6%.

O recuo socialista acontece no mesmo mês em que o Bloco de Esquerda, um dos parceiros de negociação para o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), é o partido que mais sobe, passando de 8,5% para 9,9% de intenções de voto.

A CDU perde um ponto percentual, reunindo 5,1% das intenções de voto. O trabalho de campo da sondagem foi realizado entre os dias 4 e 9 de setembro, podendo refletir o efeito da Festa do Avante, que decorreu nos dias 4, 5 e 6 e que gerou polémica por se realizar em tempo de pandemia.

Juntos, PS, BE e CDU reunim mais de metade das intenções de voto (52,4%), mas perdem força face a agosto – 54,2%.

Catarina Martins, coordenadora do BE, reforçou a sua imagem, subiu de uma nota de 2,8 para 3,1 pontos em 5. Já Jerónimo de Sousa desce de 2,5 para 2,3.

À direita, todos os partidos perderem força: o PSD baixa para 24,3% (tinha 24,8%), o Chega recua para 7,4% (tinha 7,9%), o CDS perde uma décima para 4,3% e a Iniciativa Liberal fica com 2,1% (tinha 2,8%). A direita junta vale 38,1%.

Além do BE, só o PAN sobe nas intenções de voto, reunindo 4,1% de intenções de voto.

ZAP //

3 Comments

  1. Costa e o PS começam a deslizar na pista. Já dificilmente recuperarão o controle, sobretudo se a pandemia se descontrolar.
    Poderá ser o início do fim deste ciclo de geringonça, assumida ou tácita, embora não se vislumbre ainda uma alternativa credível no PSD e nos partidos à direita. Mas, às vezes, surgem momentos de mudança bruscos. Costa dá ideia de estar esgotado.

  2. O grande embuste partidário nas eleições,
    Não é verdade que algum partido tenha ganho as eleições legislativas, os eleitores dão o voto não pelas propostas que os partidos tenham feito para melhorar a vida dos portugueses mas porque se zangarem com o partido que está no governo, foi assim quando se zangaram com o Cavaco, com o Guterres com o Barroso com o José Sócrates e com o Passos Coelho, vai acontecer o mesmo com o governo actual quando os eleitores se zangarem com o governo PS irão dar o voto ao PPD sem que o PPD apresente alguma proposta em que se possa acreditar, acharam que deviam castigar esses governos por isso votaram em maioria no partido que estava na oposição, para ganhar tem de ser por mérito próprio e não estar á espera que os eleitores se zanguem com quem está no governo para votar em quem está na oposição, por outras palavras os eleitores dão o voto sem saberem o que é que realmente propõem, não é verdade que os eleitores votem no deputado A,B ou C os eleitores votam no partido, se nem os militantes escolhem quem querem como deputado como iam os portugueses escolher o deputado? Os deputados são impostos aos militantes por gente responsável dos partidos que se acham seres Divinos, não venham os políticos nem as suas claques cantar vitória porque não tiveram vitória alguma, receberam foi de bandeja o poleiro por os eleitores estarem zangados com os governantes, Vitória é outra coisa, e fazer por merecerem o voto merecerem a confiança dos eleitores, em todas mas todas as eleições não li nem ouvi os políticos apresentarem propostas soluções, mas li e ouvi foi muita lavagem de roupa suja de o partido A atacar o B o B atacar o C e assim sucessivamente, costuma-se dizer só ataca quem não tem nada em defesa própria nem ideias, assim se têm portado os Partidos Políticos, o grande vencedor tem sido a Abstenção só estou à espera no dia em que a Abstenção for mais de 50% o que é que o PR este ou outro vão fazer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.