PS diz que herdou de Passos Coelho um SNS em “grande debilidade”

Rui Rio descreveu a gestão do Serviço Nacional de Saúde pelo PS como “catastrófica”. Os socialistas responderam, dizendo que o PS herdou de Pedro Passos Coelho um SNS em “grande debilidade”.

O PS considera que o Governo socialista, quando iniciou funções, encontrou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em estado de “grande debilidade” e, desde então, está em curso “um esforço de recuperação” de um setor agora “prioritário”.

Esta posição foi transmitida pela porta-voz da Comissão Permanente do PS, Maria Antónia Almeida Santos, esta sexta-feira, depois de Rui Rio ter afirmado que o primeiro-ministro, António Costa, compreendeu “todas as críticas que lhe foram feitas” sobre o SNS, cuja gestão socialista “foi catastrófica”.

Na resposta, Maria Antónia Almeida Santos interrogou-se sobre qual a palavra que Rui Rio “aplicaria à gestão do Governo PSD/CDS-PP, que, entre 2011 e 2015, cortou 1,2 mil milhões de euros na saúde e que depreciou em sete mil o número de profissionais do SNS”.

“O Governo do PS encontrou um SNS muito débil. Claro que continuam a existir problemas e são difíceis de resolver. Mas o esforço tem sido imenso e o investimento tem sempre vindo a crescer. A saúde, para o Governo do PS, é uma prioridade”, sustentou.

Nos quatro aos anteriores, com o Governo socialista, segundo Maria Antónia Almeida Santos, “foram repostos 1,4 mil milhões de euros, superando os cortes do executivo anterior PSD/CDS-PP”. “Entre 2015 e 2019, foram acrescentados 14.800 profissionais, dos quais 3.900 são médicos, 5.600 enfermeiros e sete mil técnicos de diagnóstico e terapêutica”, acrescentou.

Também de acordo com a porta-voz do PS, para 2020, “haverá um reforço orçamental para a saúde na ordem dos 800 milhões de euros”. “Nunca antes tinha assistido a um crescimento desta dimensão e já estou há uns anos a acompanhar as questões da saúde.”

Além dos 800 milhões de euros orçamentados para o próximo ano, Maria Antónia Almeida Santos referiu que o Governo já estabeleceu “um programa plurianual de investimentos de mais 190 milhões de euros em dois anos“.

“Ainda a somar a este esforço, até ao fim deste ano de 2019, estão previstos 550 milhões de euros para pagamentos em atraso. Saliento, ainda, o recrutamento de 8.400 profissionais de saúde em dois anos. Ora, se isto tudo é catastrófico, o que o dr. Rui Rio fala da gestão anterior do SNS?”, questionou novamente.

A porta-voz do PS defendeu que “os portugueses estão cada vez com mais acesso à saúde”, fazendo depois alusão aos números relativos a consultas e a cirurgias realizadas no SNS. “Acho que vamos no bom caminho da recuperação”, acrescentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. E o Passos Coelho governou o país de mãos atadas porque o PS “Sócrates” arruinou as finanças do país, como a memória é tão curta!

    • Coitadinho… tinha mãos atadas para a saúde, educação, etc, etc; porque para desbaratar o património público enquanto esmifrava os portugueses, as mãos estavam bem livres!!

  2. A culpa é do Coelho, que diz qu é do Sócrates que diz qu é do Santana que diz que é do Barroso que diz que é do Guterres que diz que foi du Cavaco que diz que foi du Soares, e assim de seguida !……na realidade até pode ser da culpa do Oliveira. E o próximo virá com a mesma lenga-lenga………….Certo é que quem se ………. é o mexilhão !….Ámen !

    • Sim, mas nenhum desses tirou 1,2 mil milhões de euros ao SNS (enquanto vendia o país ao desbarato a interesses estrangeiros)!!
      E, no tempo do Oliveira só havia saúde pública para ele e “amigos”!…

        • Sim, compreendi!
          Mas achei ser necessário relembrar que o governo do “salvador” Passos cortou 1,2 mil milhões de euros ao SNS – opção inédita e impensável para qualquer português como o mínimo de bom senso e sentido de Estado!!

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …