PS escreve a PSOE a negar “posições de ingerência” e a reiterar respeito pela soberania espanhola

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro António Costa com o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez

O Partido Socialista escreveu ao congénere espanhol PSOE a reiterar o “respeito pela soberania do Reino de Espanha” e a recusar ter assumido “posições de ingerência” em matérias de política interna, como a questão independentista da Catalunha.

A carta enviada pelos socialistas portugueses é a resposta à queixa formal apresentada pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), depois de o PS ter votado favoravelmente uma moção na Assembleia Municipal de Lisboa que condena “a repressão do povo catalão” e exige a liberdade dos “presos políticos”, em alusão a 12 políticos condenados no julgamento dos responsáveis catalães envolvidos na tentativa de independência da Catalunha em 2017.

“Em resposta à vossa carta, gostaríamos de reiterar a posição oficial do Partido Socialista do nosso absoluto respeito pela soberania do Reino de Espanha, pelas suas Instituições democráticas e pelo Estado de Direito, e sublinhar que nenhum órgão oficial do Partido Socialista toma posições de ingerência nos assuntos internos de Espanha ou do funcionamento das suas instituições”, escreve o PS na missiva assinada pelo secretário nacional para as Relações Internacionais, Francisco André.

A moção na Assembleia Municipal de Lisboa, aprovada na terça-feira, motivou uma queixa formal do PSOE que, na carta enviada ao PS, expressou o seu mal-estar perante a “profunda ignorância” da realidade espanhola, clarificando que Espanha é um Estado democrático, em que a Constituição e as suas leis são aplicadas.

A moção foi aprovada numa altura em que o Governo socialista espanhol realiza uma intensa campanha internacional para combater a propaganda independentista no estrangeiro.

Em declarações à Lusa, o responsável pelas Relações Internacionais do PSOE, Héctor Gómez, expressou o desejo de que o PS “corrija” a posição “infeliz” dos seus membros na Assembleia Municipal de Lisboa que apoiaram uma moção de denúncia à situação.

Surpreendeu-nos esta posição” aprovada na Assembleia Municipal, que é “muito diferente” da do Governo do PS, um “partido irmão”, disse o responsável pelas Relações Internacionais do PSOE, acrescentando compreender que o texto foi aprovado num contexto local e não nacional.

Na resposta enviada ao PSOE os socialistas portugueses frisam que a Câmara Municipal de Lisboa se distanciou de imediato da posição assumida pela Assembleia Municipal, numa declaração em que esclareciam que apenas as decisões saídas de reuniões de vereadores vinculam o executivo autárquico.

“A posição da Câmara Municipal de Lisboa é a este respeito inequívoca: total respeito pela soberania do estado espanhol, da sua constituição, das suas leis e do funcionamento das suas instituições”, acrescenta o PS.

A missiva do PS sublinha que a declaração da autarquia lisboeta “está em linha” com a posição do partido, já transmitida “diversas vezes” ao PSOE, reiterando “uma vez mais, o respeito pleno por Espanha e pelas suas instituições” e expressando vontade de “reforçar os laços históricos de solidariedade” entre os dois partidos.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. é, os Socialismos / Comunismos Tugas, julgam-se “Donos e Senhores” de tudo, “cagam” em cima de tudo e todos.
    A tal Raça inferior que anda entre nós a “rebentar” com tudo o que aparece pela frente.
    E, ainda tem a distinta lata de dizer com os “Votos de Condenaçao” oriundos da ideologia do PCP´s, não são ingerencia, o que será então?

RESPONDER

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …