PS aposta tudo no PCP (quer para aprovar OE, quer para bloquear coligações negativas)

António Cotrim / Lusa

O clima de tensão entre o PS e o Bloco de Esquerda intensificou-se nas últimas semanas. As atenções voltam-se agora para as negociações com o PCP.

Esta sexta-feira, arrancam as votações do Orçamento do Estado para 2021. O PS está preocupado com os perigos da votação artigo a artigo, nomeadamente com algumas propostas do PSD que podem fazer aumentar a despesa pública e reduzir a receita.

Segundo o Expresso, os comunistas alinham nos princípios das medidas, mas há desencontros nos moldes das mesmas. Assim sendo, só este último senão pode bloquear uma aprovação.

Fonte do PCP revelou ao semanário que os os comunistas têm várias propostas no mesmo sentido e essas serão votadas antes das do PSD. Isto significa que, se o PS quiser evitar que as dos sociais-democratas sejam viabilizadas, terá de optar pelas medidas do antigo parceiro de geringonça.

Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS, disse recentemente que a proposta do PSD de suspensão do Pagamento por Conta “tira três mil milhões de receita ao Estado“, mas não é a única medida que faz soar o alarme dos socialistas: a redução do preço das portagens nas ex-SCUT em 50% pode retirar cerca de 100 milhões por ano e chegar a 1000 milhões ao longo da concessão.

Ainda segundo o Expresso, medidas do PCP que podem ser aprovadas pelo PSD, como as alterações ao subsídio de risco (para todos os trabalhadores dos serviços essenciais) e a redução do IVA de 23% para 13% das bebidas na restauração, também preocupam o PS.

Para evitar que se formem maiorias negativas contra o Governo, a líder parlamentar do PS admite estar a tentar convencer o PCP a não aprovar medidas como a suspensão do Pagamento por Conta de IRC. “Tentarei, garanto que tentarei [convencer o PCP a votar contra]”, disse Ana Catarina Mendes.

Na quarta-feira, o PS saiu otimista de uma reunião com o PCP. O pagamento por inteiro dos salários em lay-off ou o aumento em 100 euros do mínimo de existência são propostas que os comunistas conseguiram levar avante. O reforço das verbas para reduzir o preço dos passes sociais e a contratação de assistentes operacionais para as escolas são medidas que estarão ainda a ser negociadas com o PS.

Já em relação ao outro parceiro, o Bloco de Esquerda, o clima é mais frio.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …

O ministro das Finanças, João Leão

"Contas certas" de dentro para fora. Promessa feita a Bruxelas, no esboço orçamental para 2022

O Governo enviou um rascunho do Orçamento do Estado à Comissão Europeia, no qual sublinha a importância das "contas certas". O discurso das "contas certas" repete-se dentro e fora. Esta segunda-feira, o Executivo entregou em Bruxelas …

Ricardo Salgado já admite ser condenado - mas pede pena suspensa

A defesa de Salgado requereu a suspensão do julgamento que decorre no âmbito da Operação Marquês, argumentando que o antigo banqueiro é inimputável por sofrer de Alzheimer. Se o pedido não for atendido, a …

O esqui recentemente encontrado na Noruega

Foi encontrado o "par de esquis mais bem preservado da pré-história"

Dois esquis da Idade do Ferro puderam finalmente "reencontrar-se", depois de 1300 anos separados, após a descoberta do segundo par numa montanha na Noruega. Tudo começou em 2014, quando o grupo de arqueologia glaciar Secrets of …

Sismo de grande dimensão atinge costa da Grécia

Um sismo atingiu a costa do Mediterrâneo esta manhã. Acredita-se que o epicentro esteja próximo da ilha grega de Rodes. Segundo o Expresso, o terramoto atingiu a ilha grega de Karpathos esta terça-feira, mas os tremores …

E depois do adeus? Medina vai voltar ao trabalho como economista, mas sempre atento

Carlos Moedas tomou posse esta segunda-feira e Fernando Medina despediu-se da liderança do município com "tristeza pessoal", mas com "sentimento de missão cumprida". O futuro traça-se no exercício da sua profissão de formação. Esta segunda-feira, Fernando …