PS vai aceitar preocupações de Marcelo sobre as novas regras de contratação pública

Eduardo Costa / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Um dia depois de o Presidente da República ter chumbado a proposta do PS de contratação pública para utilização de fundos europeus, o deputado do PS, Carlos Pereira, garante que o partido vai acolher os seus concelhos.

O PS, que quer alterar o Código dos Contratos Públicos de modo a simplificar os procedimentos e a agilizar a execução dos investimentos que têm financiamento comunitário, vai aceitar as sugestões de Marcelo Rebelo de Sousa, diz o Público desta segunda-feira.

O Chefe de Estado defende que haja um maior controlo do Tribunal de Contas e mais independência e transparência da nova comissão de acompanhamento e fiscalização.

Carlos Pereira, deputado socialista, assume que “o grupo parlamentar do PS fará um esforço no sentido de garantir que estas matérias sejam acomodadas no diploma”.

O vice-presidente da bancada socialista sublinha, em declarações ao Público, que “naturalmente, acompanhamos as preocupações do sr. Presidente da República na necessidade de simplificar a agilizar a contratação pública, sobretudo tendo em conta as questões relacionadas com os fundos europeus e a necessidade de acelerar o investimento público financiado pelos fundos europeus”.

O socialista considera “ser adequado fazer um esforço no sentido de integrar e acomodar as preocupações do sr. Presidente relativamente a aspetos que permitem que, tal como nós acreditamos, que é importante ter um reforço do escrutínio, mas também da transparência na utilização dos bens públicos”.

Jorge Salgueiro Mendes, que representa os sociais democratas que, por sua vez, se abstiveram na votação da proposta de lei do Governo, afirma que “muitas das melhorias” que foram introduzidas na proposta foi por iniciativa do seu partido, nomeadamente em matéria de transparência.

“Nós não defendíamos tantas alterações ao Código dos Contratos Públicos, nós defendíamos mais alterações em sede de período transitório, mas esse não foi o entendimento nem do PS nem do Governo”, afirma o vice-coordenador da Comissão Parlamentar de Economia, acrescentado que a abstenção do PSD se deve ao facto de o PS ter feito muitas alterações ao código, mais do que estava previsto”.

Em declarações ao jornal Público, Salgueiro Mendes revelou que, desde o princípio, que a principal preocupação do seu partido, “além da simplificação, da flexibilização que é necessário introduzir, independentemente de termos mais fundos europeus, foi aprovar um código mais flexível que permitisse uma contratação mais célere”.

O social democrata salientou ainda que a proposta do seu partido previa uma “comissão independente com vida própria, com funções próprias, mas o sr. Presidente quer maior clarificação nessa matéria, quer sobretudo que a Assembleia da República defina já a composição e as funções, e eu não vejo nenhum problema”, remata.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …