Em busca da abstenção. PS avança com 10 propostas para conquistar votos da geringonça

Mário Cruz / Lusa

O PS avançou com, pelo menos, 10 propostas de alteração ao OE2021 para agradar aos antigos parceiros da geringonça. O objetivo é conseguir a abstenção na votação final global do documento.

Das 1.543 propostas de alteração ao OE2021 que deram entrada, até ao momento, no site da Assembleia da República, 79 são do grupo parlamentar do PS. Segundo o ECO, os socialistas têm pelo menos 10 propostas para conquistar a abstenção à esquerda na votação final global, que acontece a 26 de novembro.

Entre as 79 propostas socialistas, há aproximações que podem satisfazer os parceiros da esquerda e o PAN. O matutino realça que o principal destaque vai para as alterações que o grupo parlamentar do PS quer fazer no novo apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores e para as mudanças no apoio à retoma progressiva, o sucessor do lay-off simplificado.

O aumento extraordinário do mínimo de existência em 100 euros, a proibição do corte de serviços essenciais, o resgate antecipado do PPR sem penalização, o reforço de recursos humanos para a Segurança Social e o aumento da dotação do programa Porta 65 Jovem são medidas que não foram reivindicadas por nenhum parceiro, mas que deverão agradar à esquerda.

Os socialistas avançam também com uma proposta para aumentar o valor do novo apoio social negociado à esquerda e abrem a porta à inclusão dos sócios-gerentes. Além disso, a proposta do PS cria um terceiro escalão de entrada neste apoio, destinado aos trabalhadores informais.

O PS aproximou-se dos comunistas, nomeadamente no pagamento a 100% dos salários dos trabalhadores que estejam no novo lay-off em 2021 (até ao limite de três salários mínimos). Atualmente, é garantida uma fatia entre 88% e 93% da remuneração bruta aos trabalhadores cujos horários sejam cortados.

O suplemento penosidade e insalubridade, a eliminação do fator de sustentabilidade nos regimes de antecipação da idade de pensão de velhice do regime geral de Segurança Social e a limitação das propinas dos mestrados em 2021 são algumas propostas que também vão ao encontro das pretensões dos comunistas.

Apesar da aproximação, João Oliveira, líder parlamentar do PCP, assinala que as posições são ainda “muito distantes” e referem-se apenas a um “conjunto muito pequeno” de temas, pelo que o desfecho da votação final global está em aberto.

Já ao Bloco de Esquerda, o PS não fez muitas aproximações. No caso do novo apoio extraordinário ao rendimento, o PS propõe que os trabalhadores que percam o subsídio de desemprego a partir de janeiro, assim como os “recibos verdes” e sócios-gerentes cujas atividades estejam encerradas por imposição legal, devem aceder a o apoio sem condição de recursos nos primeiros seis meses, uma das principais reivindicações do partido de Catarina Martins.

No regime de exclusividade dos profissionais do SNS há também uma aproximação, mas o PS remete o processo apenas para o período pós-pandemia. Os socialistas apresentam ainda calendários concretos para a contratação dos 4.500 profissionais para o SNS, mas os bloquistas queriam autonomia completa na contratação por parte dos hospitais.

Em relação ao PAN, o ECO destaca que há pelo menos duas propostas do PS que vão ao encontro do partido: o reforço do combate à corrupção, fraude e criminalidade económico-financeira e o reforço das verbas para a Entidade da Transparência.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O objetivo é conseguir apoio da esquerdalha, para manterem os seus tachos, os dos seus amigos e familiares. Isso não largam eles nem a fogo.

  2. Como são bons os votos da extrema-esquerda! Pelos vistos existem extremismos bons e extremismos maus, ou será consoante a clientela?

RESPONDER

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …