/

PRR vai permitir alargamento de mais de 5 mil vagas em creches apoiadas pelo Estado

(dr) Envato Elements

A Segurança Social apoiava a creche de 75.281 crianças, ao abrigo dos acordos de cooperação com o setor social e solidário. A oferta continua a revelar-se insuficiente, mas agora a chegada de novas verbas da “bazuca” vai permitir abrir um concurso, em outubro, para 5.586 lugares.

Ao abrigo dos acordos de cooperação com o setor social e solidário, a Segurança Social apoiava, a 1 de junho, a frequência em creche de 75 281 crianças.

Contudo, a oferta continua a mostrar-se insuficiente nas zonas de maior pressão demográfica, nomeadamente nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, onde se acumulam os pedidos para entrada naquelas respostas sociais.

Agora, no próximo mês, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), irá abrir um concurso para 5586 lugares.

Segundo o Instituto de Segurança Social (ISS), 85% dos 89 014 lugares em 1854 creches com acordo de cooperação celebrado com o Estado eram comparticipados. O valor por utente e por mês é de 293,66 euros. Fora destes acordos, juntam-se “1035 creches com licença de funcionamento com capacidade para acolher 28 210 crianças”.

Segundo o Jornal de Notícias, é nos concelhos do Litoral que está previsto o aumento da capacidade instalada. De acordo com o ISS, “no âmbito do PRR, estão previstos investimentos para alargamento da rede de apoio à infância e criação de novos lugares de creches nos territórios de maior carência de resposta”. Num total de 5586, correspondendo a um investimento de 54 milhões, “estando prevista a abertura do aviso em outubro” próximo.

Ao todo, são 56 os concelhos elegíveis, 63% dos quais nas referidas áreas metropolitanas. Sendo assim 21 os concelhos em que a oferta não chega a cobrir um terço da procura. Como sejam Amarante, Cinfães, Rio Maior ou Penafiel.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.