A próxima pandemia pode ser planeada por terroristas

Etienne Laurent / EPA

Os especialistas consideram que a covid-19 surgiu naturalmente em vez de ser criada em laboratório. Porém, de acordo com Vivek Wadhwa, da Universidade de Harvard, isso não significa que a próxima pandemia não envolverá um vírus mortal projetado por um adversário.

De acordo com um artigo publicado no Foreign Policy, Vivek Wadhwa, da Universidade de Harvard, acredita que a próxima pandemia pode ser criada por terroristas.

“Agora é tarde demais para impedir a disseminação global destes tecnologias – o génio está fora da garrafa”, escreveu Wadhwa. “Devemos tratar a pandemia de coronavírus como um ensaio geral do que está por vir – infelizmente, isso inclui não só os vírus que irrompem da natureza, mas também aqueles que serão deliberadamente desenvolvidos por humanos.”

Isto deve-se principalmente a uma revolução tecnológica na engenharia genética, segundo Wadhwa, que acredita que dará aos biohackers as ferramentas de que precisam para criar patógenos mortais. E não só dentro de um caro laboratório corporativo – mas de uma instalação simples e barata.

Os avanços no sequenciamento genético e edição de genes permitiram-nos criar e editar genes individuais, reorganizando-os à vontade, dando-nos o controlo sobre um processo que a natureza demorou milhares de anos a tratar.

Investigadores chineses até começaram a editar o genoma de embriões humanos, em alguns casos para torná-los resistentes à infeção pelo VIH. Apesar da reação internacional, o cientista chinês He Jiankui começou experiências com “bebés CRISPR”, cujos genomas foram editados antes do nascimento.

A tecnologia por trás da edição de genes tornou-se extremamente barata e relativamente simples. O ADN por correspondência permitiu até que os investigadores revivessem um parente extinto do vírus da varíola, como aponta Wadhwa.

Em maio de 2018, o Centro Johns Hopkins para Segurança Sanitária (CHS) testou um cenário fictício em que ex-políticos dos Estados Unidos foram solicitados a responder a tal situação, de acordo com a Vox. Os resultados não foram bons: 150 milhões de mortos mais de um ano depois.

“Se se está a tentar deliberadamente criar um patógeno mortal, que se espalha facilmente e que não temos medidas de saúde pública adequadas para mitigar, essa coisa que se cria está entre as coisas mais perigosas do planeta” disse Piers Millett , especialista em política científica e segurança internacional, ao Instituto Future of Life numa entrevista de 2018.

Estas novas investigações poderiam realmente levar a uma pandemia planeada por terroristas? Provavelmente ainda não, mas a tecnologia está sempre a melhorar e o potencial de danos é enorme.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …