IVA das touradas. ProToiro critica “lei da rolha” e pede ajuda de Marcelo

4

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) anunciou que vai pedir ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para para vetar o diploma da subida do IVA dos bilhetes para as touradas de 6% para 23%.

“Vamos fazer um apelo ao Presidente da República. Está nas suas mãos enquanto garante da Constituição eliminar esta situação de manifesta e gritante ilegalidade que fere e ofende os direitos e liberdades dos portugueses”, disse em comunicado citado pela agência Lusa o secretário-geral da ProToiro, Hélder Milheiro.

O diploma em causa, sustenta a federação, é “discriminatório”, uma vez que diferencia a tauromaquia “das restantes áreas culturais”. A ProToiro repudia ainda “profundamente” a forma como este diploma foi aprovado, considerando-o “ilegal e inconstitucional”.

“A ProToiro repudia também a ‘lei da rolha’ imposta aos deputados do Partido Socialista, através da disciplina de voto”. E continua: é “inadmissível que 40 deputados [socialistas] sejam impedidos de votar em liberdade e de representar os anseios e vontade das populações que os elegeram”, pode ler-se na mesma nota.

No entender da fedração, primeiro-ministro, António Costa, não pode “agir por capricho” e “criar uma lei da rolha no Grupo Parlamentar do PS só porque quer impor uma ditadura de gosto, absolutamente ilegal”.

“O Governo está a criar uma discriminação de uma área cultural em relação a outras. O que está a ser feito é uma tentativa de programação e impedimento dos portugueses do acesso cultural o que é manifestamente ilegal e inconstitucional”, frisou Hélder Milheiro.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Estes atrasados ainda não perceberam que estamos no século XXI e que a sua triste “tradição” não passa de uma relíquia do passado com os dias contados.

  2. As sado-masoquistas touradas deviam era levar com 1000% de IVA em cima. Já a maioria dos alimentos ditos básicos deviam estar isentos, tal como os medicamentos sobretudo naturais. Porque cargas de água tenho de levar com IVA num chá? Será o chá algo luxuoso. Há muito para mudar nesta sociedade alienada.

  3. Estes “sádicos”, ainda não entenderam que a grande maioria de Portugueses repudiam esta vergonhosa actividade. Bem pode o Sr. Milheiro ir chorar a Belém, mas penso que o P. da Republica o vai mandar (cordialmente) passear !….. Quand sair, vá comer um pastel de nata para se calmar, ou vá marrar noutra porta !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.