IVA das touradas. ProToiro critica “lei da rolha” e pede ajuda de Marcelo

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) anunciou que vai pedir ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para para vetar o diploma da subida do IVA dos bilhetes para as touradas de 6% para 23%.

“Vamos fazer um apelo ao Presidente da República. Está nas suas mãos enquanto garante da Constituição eliminar esta situação de manifesta e gritante ilegalidade que fere e ofende os direitos e liberdades dos portugueses”, disse em comunicado citado pela agência Lusa o secretário-geral da ProToiro, Hélder Milheiro.

O diploma em causa, sustenta a federação, é “discriminatório”, uma vez que diferencia a tauromaquia “das restantes áreas culturais”. A ProToiro repudia ainda “profundamente” a forma como este diploma foi aprovado, considerando-o “ilegal e inconstitucional”.

“A ProToiro repudia também a ‘lei da rolha’ imposta aos deputados do Partido Socialista, através da disciplina de voto”. E continua: é “inadmissível que 40 deputados [socialistas] sejam impedidos de votar em liberdade e de representar os anseios e vontade das populações que os elegeram”, pode ler-se na mesma nota.

No entender da fedração, primeiro-ministro, António Costa, não pode “agir por capricho” e “criar uma lei da rolha no Grupo Parlamentar do PS só porque quer impor uma ditadura de gosto, absolutamente ilegal”.

“O Governo está a criar uma discriminação de uma área cultural em relação a outras. O que está a ser feito é uma tentativa de programação e impedimento dos portugueses do acesso cultural o que é manifestamente ilegal e inconstitucional”, frisou Hélder Milheiro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estes atrasados ainda não perceberam que estamos no século XXI e que a sua triste “tradição” não passa de uma relíquia do passado com os dias contados.

  2. As sado-masoquistas touradas deviam era levar com 1000% de IVA em cima. Já a maioria dos alimentos ditos básicos deviam estar isentos, tal como os medicamentos sobretudo naturais. Porque cargas de água tenho de levar com IVA num chá? Será o chá algo luxuoso. Há muito para mudar nesta sociedade alienada.

  3. Estes “sádicos”, ainda não entenderam que a grande maioria de Portugueses repudiam esta vergonhosa actividade. Bem pode o Sr. Milheiro ir chorar a Belém, mas penso que o P. da Republica o vai mandar (cordialmente) passear !….. Quand sair, vá comer um pastel de nata para se calmar, ou vá marrar noutra porta !

RESPONDER

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …