Protestos na Nicarágua já fizeram 300 mortos. Presidente recusa demitir-se

Jeffrey Arguedas / EPA

A organização não-governamental Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH) elevou, nesta segunda-feira, para 292 o número de mortos nos protestos contra o Governo de Daniel Ortega.

O último balanço da ONG apontava para 280 mortos, incluindo 20 polícias e cerca de 30 paramilitares ou simpatizantes do Governo. No início do mês, um relatório preliminar da Associação Nicaraguense dos Direitos Humanos dava conta de pelo menos 350 mortos, incluindo 306 civis, e mais de dois mil feridos.

À data, o secretário-geral da ANPDH, Avaro Leiva, denunciou não existir “fonte oficial” que forneça dados exatos sobre quantas pessoas foram feridas ou morreram nos diferentes protestos realizados no país.

O Governo tem-se escusado a divulgar dados oficiais e apenas reconhece as mortes de polícias e de muitos dos seus apoiantes.

Também na segunda-feira, o Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, reiterou a recusa de renunciar ao cargo, com tem sido exigido pelos manifestantes nos últimos meses, garantindo que vai cumprir o mandato até 2021.

“O nosso mandato eleitoral termina com as eleições de 2021, data em que vão ocorrer as próximas eleições”, afirmou em entrevista à televisão norte-americana Fox News. “Antecipar as eleições criaria instabilidade e insegurança e só pioraria as coisas”, disse.

Ainda no mesmo dia, a agência de notação financeira Standard and Poor’s (S&P) reduziu a classificação de risco da dívida soberana da Nicarágua de B+ para B, com uma perspetiva negativa devido à grave crise socio-política instalada no país nos últimos três meses.

Desde 18 de abril passado que a Nicarágua é palco de manifestações e confrontos violentos. Os manifestantes exigem a renúncia de Daniel Ortega, de 72 anos, acusado de estabelecer uma ditadura com a vice-Presidente e mulher, Rosario Murillo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …