Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Nabil Mounzer / EPA

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas de centenas de milhares de pessoas.

As autoridades libanesas dispararam gás lacrimogéneo contra manifestantes que saíram às ruas para demonstrar a revolta com a liderança do país e a sua atuação perante as explosões que devastaram Beirute na passada terça-feira.

De acordo com o Observador, os manifestantes reuniram-se perto do Parlamento, atearam um pequeno incêndio e arremessaram pedras contra as forças de segurança. O The Guardian escreve que vários manifestantes anti-governo acabaram mesmo por ficar feridos.

Também em forma de protesto, a embaixadora do Líbano na Jordânia anunciou, esta quinta-feira, que renunciava ao seu cargo, alegando “negligência total” por parte das autoridades libanesas e sinalizando a necessidade de uma mudança de liderança.

“Estou a anunciar a minha renúncia como embaixadora em protesto contra a negligência, o roubo e a mentira do estado. Este desastre fez soar o alarme: não devemos mostrar misericórdia a nenhum deles e todos devem ser depostos. Isso é negligência total”, disse Tracy Chamoun, numa declaração transmitida pela emissora libanesa MTV.

Trata-se da segunda demissão de um destacado responsável libanês. Na quarta-feira, o deputado Marwan Hamadeh também renunciou ao cargo no seguimento da explosão.

O descontentamento é geral. No Líbano, a confiança nas instituições governamentais é baixa e poucos libaneses têm esperança de que exista uma investigação imparcial. A classe governante do país, há muito acusada de incompetência e corrupção, tornou-se alvo de um movimento de protesto que começou em outubro e que exige uma mudança sistémica no tecido político e governamental.

As explosões de terça-feira foram provocadas por um incêndio no armazém do porto de Beirute onde estavam 2.750 toneladas de nitrato de amónio, desde há seis anos. Autoridades portuárias, serviços alfandegários e de segurança estavam ao corrente da periculosidade das matérias químicas armazenadas, mas todos rejeitam responsabilidades.

O semanário Expresso avançou, esta quinta-feira, que começam a surgir cada vez mais provas, como e-mails e documentos de tribunal, de que as autoridades libanesas tinham conhecimento do depósito de toneladas de nitrato de amónio guardado num armazém do porto.

Beirute foi declarada “zona de desastre” e foi decretado o estado de emergência durante duas semanas na cidade. O Presidente libanês já prometeu uma investigação para apurar as causas da explosão.

O Governo teme que a catástrofe possa precipitar um aumento nos casos de infeção por covid-19, num país que vive uma forte crise económica, marcada por uma desvalorização sem precedentes da sua moeda, hiperinflação e despedimentos em massa, agora agravada pela pandemia. Há também receio de que comecem a faltar cereais no país.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …