“Poder militar supremo”. Duas semanas de estado de emergência em Beirute

Nabil Mounzer / EPA

O cenário de destruição no porto de Beirute, no Líbano

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos.

Pelo menos 135 pessoas morreram na sequência das explosões no porto de Beirute, esta terça-feira, e dezenas continuam desaparecidas, segundo um novo balanço divulgado pelo Governo libanês, que acrescentou que há mais de cinco mil feridos.

Pelo menos 22 militares da Missão das Nações Unidas no Líbano, provenientes do Bangladesh e de Itália, encontram-se entre os feridos.

Esta quarta-feira, o ministro da Informação libanês, Manal Abdel Samad, também anunciou que foi decretado o estado de emergência por duas semanas em Beirute. Em conferência de imprensa, o governante adiantou que “um poder militar supremo” entrará em vigor, imediatamente, para garantir a segurança da cidade.

O governador da capital, Marwan Abboud, disse que até 300 mil pessoas terão ficado sem casa. “Perto de metade de Beirute está destruída ou danificada”, declarou, acrescentando que “os danos podem ascender a entre 2,5 a 4,2 mil milhões de euros”.

As violentas explosões que sacudiram Beirute deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados, há vários anos, no porto da capital libanesa. O primeiro-ministro, Hassan Diab, revelou que cerca de 2750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito que explodiu.

Segundo a agência Reuters, citada pelo jornal Público, já foram colocados em prisão domiciliária todos os responsáveis pela segurança e pelos armazéns do porto de Beirute desde 2014.

Fonte próxima da administração do porto referiu que, há seis meses, houve uma inspeção no local e, na altura, foi feito o aviso de que se o material não fosse retirado “poderia fazer explodir Beirute”.

De acordo com o mesmo diário, a grande quantidade de nitrato de amónio terá sido confiscada a um navio, em 2013, que pertenceu a um cidadão russo que vivia no Chipre. O navio terá chegado à capital libanesa, enquanto viajava da Georgia para Moçambique, devido a problemas mecânicos.

A Cornelder, empresa gestora do porto da Beira, em Moçambique, negou à Lusa que tenha sido notificada que um navio “com essas características e carga” se destinasse ao país.

Vários países começam a enviar ajuda

A União Europeia (UE) está a preparar o destacamento urgente de meios para ajudar as autoridades libanesas, anunciou a Comissão Europeia.

“O Mecanismo de Proteção Civil da UE está agora a coordenar o destacamento urgente de mais de 100 bombeiros altamente treinados, com veículos, cães e equipamento, especializados em busca e salvamento em contextos urbanos”, segundo um comunicado do comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

O Executivo comunitário destaca ainda que Holanda, Grécia e República Checa confirmaram já a sua participação nesta operação e que França, Polónia e Alemanha ofereceram ajuda através do mecanismo.

Em declarações à Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, também adiantou que Portugal irá participar no plano de apoio da UE. “O gabinete de crise da União Europeia está a assumir, naturalmente, a coordenação do apoio humanitário europeu e Portugal fará parte desse apoio”, disse.

O ministro confirmou que, até ao momento, não há informação de portugueses entre as vítimas, admitindo que ainda falta contactar parte dos inscritos no registo consular.

Na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, a secretária de Estado da Saúde, Jamila Madeira, revelou que o mecanismo europeu de proteção civil deverá informar, “no máximo nas próximas 24 horas, quem e quantos serão os operacionais da saúde e das outras áreas de intervenção que irão para o Líbano”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …