Cientistas conseguiram criar proteína que “mata” o cérebro

Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar um prião artificial humano, ou seja, uma proteína infecciosa que provoca doenças que destroem o cérebro. Uma descoberta que pode ajudar a curar doenças neuro-degenerativas, como a Creutzfeldt-Jakob e o Alzheimer.

Os priões são proteínas produzidas pelo corpo e que se desenvolveram de forma incorrecta, provocando doenças. Eles ligam-se a outras proteínas, transmitindo-lhes a sua anormalidade, “despoletando um efeito dominó que causa buracos microscópicos, tornando o cérebro numa esponja, o que resulta na deterioração progressiva, demencia e, em alguns casos, na morte”, como explicam os investigadores da Universidade norte-americana Case Western Reserve num comunicado.

Há várias doenças causadas por priões, sendo a mais conhecida a Creutzfeldt-Jakob. Mas o processo de formação destas proteínas patogénicas era um mistério que biólogos moleculares da referida universidade conseguiram agora desvendar.

A sintetização em laboratório de priões que infectam roedores já tinha sido conseguida antes, mas estes não eram infecciosos para os humanos.

Na investigação publicada na Nature Communications, os cientistas apontam como conseguiram criar “um novo prião humano, altamente destrutivo“, conforme se explica no citado comunicado.

Este primeiro prião humano artificial foi desenvolvido a partir da proteína humana PrP, que foi modificada geneticamente e introduzida na bactéria ‘Escherichia coli‘ que depois expressa a molécula “altamente destrutiva” no cérebro.

Neste processo, acabaram por descobrir uma molécula específica que será essencial para a multiplicação dos priões e para a transmissão da doença a pacientes, denominada Ganglioside GM1. Uma descoberta que abre a porta ao desenvolvimento de novos medicamentos, para bloquear os efeitos da replicação de priões e, logo, combater doenças neuro-degenerativas como a Creutzfeldt-Jakob, bem como outras formas de demência.

“As nossas descobertas explicam, a nível estrutural, a emergência de novos priões humanos e fornecem uma base para compreender como diferenças aparentemente subtis, na estrutura da proteína anómala, e modificações afectam a sua transmissibilidade, a segmentação celular, e, consequentemente, as manifestações nos humanos“, explica o professor de Patologia e Neurologia na Escola de Medicina da Case Western Reserve, Jiri G. Safar, que liderou a investigação.

“Conseguir gerar priões humanos sintéticos num laboratório, como fizemos, vai permitir-nos alcançar uma compreensão muito mais rica da estrutura e replicação de priões”, nota Safar no comunicado sobre o estudo. Este conhecimento “é crucial para desenvolver inibidores da sua replicação e propagação por todo o cérebro, o que é essencial para travar doenças do cérebro com base em priões”, acrescenta o investigador.

A doença de Creutzfeldt-Jakob não tem cura, presentemente, apresentando sintomas semelhantes à doença de Alzheimer, designadamente demencia, perdas de memória, dificuldades de visão e de locomoção.

A sintetização deste primeiro prião humano artificial pode acabar também por ter repercussões positivas para as doenças de Alzheimer e de Parkinson, já que “se espalham pelo cérebro de forma semelhante” à Creutzfeldt-Jakob.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …