Pedro Pinto / Wikimedia Commons

Associação de Estudantes diz ter afastado os envolvidos. Num grupo do WhatsApp de partilha de imagens captadas sem consentimento estará o próprio presidente e o tesoureiro da AE da Faculdade de Engenharia do Universidade Porto.
Esta quinta feira, a presidente da associação “Não Partilhes”, Inês Marinho, denunciou no Instagram uma situação de partilha de imagens capturadas sem consentimento por parte de dirigentes da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP).
“Várias raparigas foram fotografadas debaixo das mesas e, sucessivamente, por debaixo das saias“, explica num vídeo Inês Marinho, que diz que a situação aconteceu na gala de aniversário da FEUP.
Um dos acusados na situação é o próprio presidente da AE, David Neves, e o tesoureiro da associação, Vasco Magalhães.
No entanto, ao JN, um membro da AE assegurou que a situação não se passou exatamente como é descrita no vídeo.
Denuncia também a existência de um grupo do WhatsApp com 8 pessoas, antigos e atuais membros da direção da AE, “que existe há alguns anos” onde é partilhado este tipo de conteúdo.
A jovem refere ainda uma violação que terá acontecido durante a festa “FEUP Caffe”, organizada pela AE.
A Associação já emitiu um comunicado em que explica que condena “veementemente” o sucedido, e que esses membros já foram afastados com “efeitos imediatos” da AE, e garante que vai “continuar a trabalhar para garantir que todos os estudantes possam usufruir de um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso”.
“O assunto está a ser acompanhado com seriedade e quaisquer esclarecimentos devem ser remetidos para a Assembleia Geral da AEFEUP, agendada para o início da próxima semana”, escreve a AE em comunicado nas redes sociais.
Mais informações deverão ser divulgadas numa assembleia geral aberta ao público a realizar na próxima quarta feira na Faculdade.