Protecção Civil pagou combustível para participar em novela da SIC

www.Bombeiros.pt / Facebook

A SIC não pagou qualquer valor pelo empréstimo de meios da Protecção Civil para as filmagens de uma novela que está a ser produzida pelo canal. A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) refere que só teve que pagar o combustível.

A utilização de meios da Protecção Civil para a recriação dos incêndios de Outubro de 2017 em Leiria, para uma novela da SIC, está a gerar polémica. E o jornal Público avança agora que os gastos com combustível foram suportados pela Protecção Civil.

O diário assegura que nada foi cobrado pelo empréstimo de meios da Protecção Civil e que a ANEPC suportou “apenas o custo com o combustível associado à deslocalização dos meios”, conforme fonte da entidade. “Não houve qualquer pagamento à ANEPC“, disse ainda a mesma entidade ao jornal.

A ANEPC garantiu que os meios mobilizados para as filmagens eram de reserva e que, portanto, não foram retirados da resposta operacional, não estando assim em causa o socorro à população.

Segundo o Jornal de Notícias, que começou por adiantar a informação da participação na novela, todas as corporações de bombeiros de Leiria, bem como o INEM, os militares do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, os “canarinhos” da Força Especial de Bombeiros (FEB) e o SIRESP receberam ordens para rumarem às filmagens.

Este forte contingente da Protecção Civil recriou para a novela da SIC os incêndios de Outubro de 2017 que provocaram a destruição quase total do Pinhal de Leiria e a morte de 49 pessoas.

A ANEPC garante, em comunicado, que “em caso de accionamento de algum tipo de alerta preventivo, ou em caso de ocorrência real, os meios seriam obviamente desmobilizados e a participação em causa automaticamente cancelada, pressupostos estes acordados previamente com a produtora”.

Por outro lado, a ANEPC assegura que a avaliação da participação dos meios da Protecção Civil na novela “foi feita exclusivamente com base no interesse informativo, da construção de mensagens de informação pública, que, no conjunto, poderão trazer um ganho expressivo no que respeita à sensibilização do público em geral para a matéria dos incêndios florestais”.

O Público adianta ainda que a GNR, que participou na novela com uma viatura ligeira e quatro militares do GIPS, o fez “em regime de serviço remunerado”. A força policial também assegura que “em nenhum momento, esteve em causa o cumprimento da missão da Guarda ou a salvaguarda das populações”.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Lei das armas de Bolsonaro chumbada no Senado

O plenário do Senado brasileiro rejeitou esta terça-feira um decreto assinado em maio pelo Presidente Jair Bolsonaro, que flexibiliza a posse e o porte de armas no país. A flexibilização da posse e do porte …

Teresa Morais acusa Rui Rio de estar “a definhar” o PSD

A antiga vice-presidente do PSD Teresa Morais anunciou esta terça-feira que se retira “da linha da frente” dos sociais-democratas, acusando Rui Rio de estar “a definhar” o partido, tornando-o num “partido mediano e ideologicamente puro” …

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …