Proteção Civil ficou sem 28 carros devido a atraso a lançar o concurso

A Proteção Civil ficou sem 28 automóveis ligeiros da sua frota por se ter atrasado a lançar um concurso para os substituir. Em causa estará a falta de orçamento da ANEPC.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) perdeu, na semana passada, 28 veículos da sua frota por se atrasar a lançar um concurso para os substituir. A empresa já tinha avisado que os ia recolher no início do ano, mas a Proteção Civil tardou em agir e fica agora sem os automóveis. Em causa estão 22 Peugeot e seis Opel e SEAT.

A notícia avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias dá conta que até o próprio comandante operacional nacional da Proteção Civil (CONAC), Duarte da Costa, ficou sem veículo.

O presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes, não estaria a par dos moldes do contrato e terá reagido com “ira e de forma explosiva” quando a empresa locatária recolheu os veículos cedidos à instituição.

A solução poderá passar por um ajuste direto, dada a urgência em reaver os automóveis ligeiros. Por outro lado, a Proteção Civil equaciona ainda o “aluguer de viaturas por um prazo de 60 dias” como solução alternativa. Além disso, a ANEPC garante que não se trata da totalidade da frota.

O JN explica ainda que em causa estará a falta de cabimentação financeira da ANEPC para avançar com um novo aluguer. A empresa locatária prestava os seus serviços à Proteção Civil há mais de cinco anos, num contrato avaliado em meio milhão de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …