Manifestantes pró-russos proclamaram hoje na internet a criação da “República Popular de Odessa”, cidade do sul da Ucrânia banhada pelo Mar Negro, à semelhança do que ocorreu a 7 de abril em Donetsk, no leste.
“A partir do dia de hoje, a região de Odessa declara-se República Popular de Odessa, onde todo o poder é do povo que vive no seu território”, escreveram os pró-russos de Odessa na sua página na internet.
No texto, citado pela agência EFE, os pró-russos de Odessa afirmam que começou uma guerra civil na Ucrânia e apelaram à população para bloquear os transportes para a cidade.
“Se não querem uma guerra que transforme o nosso país numa ruína como a Síria e a Líbia, que reclame milhares de vidas, então há que atuar. Odessa já está rodeada de postos de controlo inimigos. No país já foi declarado o estado de guerra”, afirmam.
O apelo visa impedir a entrada de militares ucranianos em Odessa e juntar a população da cidade ao movimento que exige a realização de um referendo federalista nas regiões do sul do país.
A 7 de abril, os pró-russos da região de Donetsk proclamaram uma “república popular” e controlam atualmente vários edifícios governamentais.
/Lusa
Crise na Ucrânia
-
5 Novembro, 2024 Tropas norte-coreanas bombardeadas pela Ucrânia pela primeira vez
-
27 Janeiro, 2015 Alerta máximo declarado na Ucrânia devido a avanço dos separatistas
-
22 Janeiro, 2015 EUA acusam Rússia de ter plano para ocupar Ucrânia
-
20 Novembro, 2014 Ucrânia: quase mil pessoas mortas desde o cessar-fogo em setembro