O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais.

A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com a idade que temos, sugere um novo estudo. Os investigadores argumentam que quando temos cerca de dois anos de idade, o principal papel do sono muda. Inicialmente, o sono auxilia o desenvolvimento do cérebro, mudando depois para uma função reparadora.

O New Atlas explica que a descoberta foi conseguida através de uma análise de mais de 60 estudos sobre sono em humanos e animais. Os dados foram recolhidos rastreando o sono total e as durações do sono REM (Rapid Eye Movement), bem como as mudanças no desenvolvimento do cérebro e do tamanho do corpo.

Os resultados mostraram uma diminuição do sono REM quando a criança atingia os dois anos e meio de vida. Surpreendentemente, os dados eram consistentes em todas as espécies analisadas, desde porcos a coelhos. Quando estes atingiam o seu equivalente a dois anos e meio de um ser humano, verificava-se uma queda acentuada no volume de sono REM.

Assim, em crianças com cerca de dois anos e meio de idade, o estudo descobriu que o crescimento e a reorganização sinápticos, que sustentam a aprendizagem e a formação da memória, parecem ser o principal objetivo do sono.

Depois dessa idade, o sono passa a ser dominado por reparação e limpeza ou manutenção – e a transição não é um processo gradual, de acordo com o coautor do novo estudo, Van Savage.

“Fiquei chocado com a grande mudança que isso representa num curto período de tempo, e que essa mudança ocorre quando somos tão jovens”, disse o especialista. “É uma transição análoga a quando a água congela em gelo”.

Os bebés recém-nascidos passam cerca de 50% do seu tempo total de sono na fase REM, mas com 50 anos de idade, uma pessoa gasta apenas 15% do sono em REM, sugere o estudo. Os resultados foram publicados, na semana passada, na revista Science Advances.

“Identificamos o ponto de inflexão específico como ocorrendo numa idade inesperadamente precisa de cerca de 2,4 anos, refletindo uma mudança crítica de desenvolvimento fisiológico ou cerebral”, concluem os investigadores do estudo. “Em todos os casos, vemos uma mudança brusca na escala do sono durante este período de desenvolvimento inicial que, pelo que sabemos, nunca foi associada a uma mudança na função do sono”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …