Пресс-служба Президента РФ / Wikimedia Commons

O presidente russo, Vladimir Putin, com Vladimir Solovyov
A Rússia ainda não saiu do conflito coma Ucrânia, mas uma célebre personagem amiga do Kremlin já se volta para a outra ponta da Europa — e até comparou Portugal à Gronelândia.
“Quanto custará Lisboa?” interrogou-se esta terça feria em plena televisão estatal russa o apresentador de TV e propagandista do Kremlin Vladimir Solovyov.
A pergunta saiu assim mesmo, descontextualizada, uma vez que falava com o antigo militar Evgeny Buzhinsky sobre os territórios ucranianos que deveriam ficar para a Rússia no fim do conflito armado entre os dois países.
Falaram na Crimeia, Odessa, Mykolaiv, e Solovyov chegou mesmo a afirmar, em tom jocoso, que a Rússia “até podia pagar um pequeno extra para poder recuar ainda mais a fronteira“.
“Já agora, alguém me pode dizer quanto custa Lisboa?”, atirou, então, para o ar. “Já andam a avaliar o preço da Gronelândia. E Lisboa?“, insistiu.
O vídeo, com legendas em inglês, foi publicado no X por Anton Gerashchenko, antigo conselheiro do governo ucraniano, com a legenda “Atenção, Portugal! Propagandistas russos estão curiosos sobre quanto lhes custaria Lisboa”.
Attention, Portugal!
Russian propagandists are curious how much Lisbon would cost them.
They also dream of capturing Odesa and Mykolaiv and for Crimea to be recognized as Russia. pic.twitter.com/PjricfzGG5
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) February 12, 2025
Ets não é a primeira vez que Solovyov mostra interesse em “comprar” Portugal, tendo já sugerido que a Rússia invadisse a Base das Lajes, nos Açores.
Chegou a afirmar que quer “libertar Lisboa“, depois da “libertação da Ucrânia”, e noutra ocasião garantiu que “os portugueses viveriam muito bem se fizessem parte do império russo”.
Estes Sociopatas e Psicopatas , devem ter os miolos derretidos por abuso de Vodka adulterada ! ….. Se a imbecilidade fosse letal , já estariam mortos e enterrados ! … Infelizmente muitos Países no Mundo estão nas mãos de autênticos Criminosos , apoiados por Oligarcas que não o são menos ! .
Basta fazer a pergunta às Mafias Asiáticas que paulatinamente têm vindo a comprar Lisboa e Porto. Eles saberão responder.
Que besta é esta que pensa que Portugal tem preço? Bem me parece que a estupidez é tão grande que estes cabras sabem lá o que é Portugal ou sequer onde ele fica. Bebei mais uns goles de vodka que isso passa.
Deixem-nos vir para serem corridos à pedrada como o Viriato fez com os Romanos!
Após o 25 de Abril os comunistas ditos portugueses, ofereceram Portugal à Rússia e eles ainda se sentem donos do nosso país. Esquecem-se que apesar de serem 195 vezes maior. Portugal tem uma alma e feitos em prol da humanidade que jamais caberá dentro da Federação Russa que nada tem feito pela humanidade, nada mais fizeram que recuperar io império Mongol de Gengis Khan e dar continuidade ao terror, fome e amargura , principalmente ao seu próprio povo.
Bem, não sei se o assunto merece um comentário, contudo, vamos a isso!
É notório que o espírito imperialista continua a possuir os políticos Russos, todos aqueles que ousam discordar e o manifestam, acabam por cair de uma varanda, sofrer de uma intoxicação alimentar fatal, etc.
A Europa caminha a passos lar gos ao encontro do passado fascista, que tanto sofrimento causou aos nossos avós, obrigados a trabalhar de sol a sol pelo pão e teto.
As ditaduras foram sendo substituídas pela democracia, fortemente apoiada pelos Estados unidos da América que lamentavelmente parece estar a ceder nos valores democráticos , no respeito pelo direito internacional, integridade territorial, direito à saúde, etc
Se um país ou grupo de países (União europeia) perder a sua capacidade de defesa e economia pode ser absorvido por uma grande potência económica e militar, com índole imperialista, agrade-nos ou não.
Vladimir Solovyov as tuas 2 filhas.