“Projeto Xueliang”. O plano chinês para vigiar 100% do espaço público

O “Projeto Xueliang” da China tem como objetivo vigiar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado.

Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha instalado 28.500 câmaras de vigilância em áreas tanto urbanos como rurais. Não só as autoridades e algoritmos de reconhecimento facial têm acesso às imagens, como também os próprios residentes podem assistir a uma transmissão em direto e chamar a polícia caso vejam algo de errado.

O Governo chinês lançou um projeto semelhante em 2015, conhecido como “Projeto Xueliang”, com foco nas áreas remotas e rurais do país. Mas há mais projetos de videovigilância no país: como os Golden Shield Project, Safe Cities, SkyNet ou Smart Cities.

Ao todo, há mais de 200 milhões de câmaras de segurança instaladas na China: cerca de uma para cada sete cidadãos.

Um ano depois da criação do “Projeto Xueliang”, o Governo chinês definiu como objetivo cobrir 100% dos espaços públicos no país até 2020. De acordo com o OneZero, os relatórios disponíveis publicamente sugerem que a meta não foi atingida, embora não andem longe disso.

Informações precisas e atualizadas sobre as iniciativas de vigilância da China não estão facilmente acessíveis, e o que é conhecido publicamente é gerado principalmente por investigadores e jornalistas com algum acesso a funcionários do Governo ou fabricantes de equipamentos de vigilância.

Enquanto os outros programas de vigilância são mais focados nas cidades, o “Projeto Xueliang” reforça a vigilância nas áreas rurais e destina-se a aliviar o trabalho dos departamentos policiais com falta de pessoal.

Segundo um artigo escrito pela media estatal chinesa, por exemplo, o município de Pingyi tem uma população de um milhão de pessoas, mas conta apenas com cerca de 300 agentes.

A premissa do programa é a seguinte: a cidade ou vila é dividida numa grelha e cada quadrado atua como a sua própria unidade administrativa. Os cidadãos assistem a imagens de segurança de dentro da sua grelha e os dados municipais podem ser agregados com base nos relatórios de cada quadrado.

A tecnologia usada é à base de reconhecimento facial em câmaras CCTV. No entanto, os municípios têm liberdade para lhe dar o seu toque pessoal. Por exemplo, no ano passado, a cidade de Harbin anunciou que estava à procura de uma tecnologia de policiamento preditivo para analisar os dados de transações bancárias, histórico de localização e laços sociais de pessoas, assim como determinar se é terrorista ou violenta.

Uma análise de mais de 76 mil avisos de compras governamentais pela ChinaFile mostrou que os gastos com vigilância se tornaram uma parte significativa dos orçamentos de muitas cidades. Em 2018, Zhoukou gastou tanto em vigilância como em educação.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ora aí está um belo projecto para incluir no PRR para Bruxelas. De certeza que o Bloco de Esquerda dará o seu apoio (e PAN também para vigiar quem não cuida dos animais).

  2. Por cá com tanta malandragem cada vez mais ativa e impune, bem se justificaria medida igual, quem não deve, não teme!

  3. Este método seria excelente para Portugal, quer para controlo da pandemia e, porque não, para vigiar os recebedores do dinheiro que vem de Bruxelas.
    É verdade, quem não deve não teme!

RESPONDER

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …