Projecto de realidade virtual permite o regresso a casa de um norte-coreano

Mãe, sou eu. Gu-Hyeon voltou a casa!

 O norte-coreano Kim Gu-Hyeon viu a sua aldeia natal pela última vez em 1947, altura em que ficou do lado sul do paralelo 38 e nunca mais o cruzou. Até chegar a realidade virtual.

Em 2020, a realidade virtual poderá valer 70 mil milhões de dólares. É a próxima grande etapa do entretenimento. Com uma aplicação óbvia no universo dos jogos de computador, o objetivo é que ela vá para além disso e se torne numa contadora de histórias como o cinema ou a televisão.

Claro que ainda falta descobrir a forma de contar histórias usando este meio que regressou em força, anos após as primeiras experiências nos anos 90. E há muita gente a trabalhar para que o VR não desapareça novamente de cena.

Para isso acontecer é preciso ir para além dos efeitos engraçados e começar a contar histórias que saibam aproveitar o universo imersivo em que o VR nos coloca.

As aplicações podem ser inúmeras, desde o jornalismo à ficção, até ao documentário e aos jogos, como já foi dito.

Na Coreia do Sul, foi feita uma experiência que demonstra o poder da realidade virtual. Um coreano de 88 anos, Kim Gu-Hyeon, viu a sua aldeia natal pela última vez em 1947.

Quando a Guerra da Coreia terminou, Kim ficou do lado sul do Paralelo 38 e nunca mais pode voltar ao Norte. Este ano ele conseguiu regressar virtualmente à sua aldeia.

O resultado foi uma volta de carro pela sua antiga aldeia, que lhe fez reavivar as memórias.

A realidade virtual tem o potencial de se tornar num mercado com o valor de 70 mil milhões de dólares, sendo essa a razão pela qual que empresas como o Facebook, Google e Microsoft, estão a desenvolver projectos de VR e a adquirir empresas com tecnologias e conteúdos que pareçam prometedores.

A tecnologia é importante, mas convém não esquecer que o que vai decidir o sucesso, ou não, da realidade virtual são os conteúdos.

Shifter

PARTILHAR

RESPONDER

Verdes alemães vão candidatar-se pela primeira vez ao cargo de chanceler

Os Verdes alemães anunciaram, esta segunda-feira, Annalena Baerbock como candidata a chanceler nas próximas eleições gerais de setembro. A formação política ecologista alemã, segunda nas intenções de voto depois dos conservadores, anunciou que foi uma decisão …

Alexei Navalny foi transferido para um hospital prisional

Os serviços prisionais russos decidiram, esta segunda-feira, transferir para um hospital prisional o opositor russo, em greve de fome há cerca de três semanas, apesar de julgarem que o seu estado de saúde é "satisfatório". "Uma …

Depois da "bomba" da Superliga, UEFA anuncia alterações na Champions

A UEFA anunciou, esta segunda-feira, alterações nas competições europeias a partir de 2024, com a Liga dos Campeões a passar de 32 para 36 equipas, num modelo sem fase de grupos, passando para uma liga …

Mesmo com a bazuca, investimento de 2021 pouco sobe face ao que se estimava no pré-pandemia

O investimento público deverá chegar a 2,6% do PIB. Em 2019, o Governo já se tinha comprometido com um investimento público de 2,5% do PIB em 2021. Segundo o Jornal de Negócios, face ao que se …

Bruxelas admite atingir mais cedo meta de 70% dos adultos vacinados

A Comissão Europeia espera atingir antes do objetivo oficial de final do verão a meta de 70% dos adultos da União Europeia (UE) vacinados contra a covid-19, dada a "aceleração do ritmo de entregas". "Existe apenas …

Fisco volta a pedir pagamento de IVA nos ginásios

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) avançou com um pedido de revisão de casos que tem vindo a perder contra os ginásios na arbitragem tributária por causa da cobrança do IVA das consultas de nutrição. De …

Depois do funeral do Príncipe Filipe, líder do Sinn Féin pede desculpas pelo assassinato de Lorde Mountbatten

Um dia depois do funeral do Príncipe Filipe, a presidente do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, pediu desculpa pelo assassinato de Lorde Mountbatten, tio do duque de Edimburgo, pelo Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla …

Rússia expulsa 20 diplomatas checos

A Rússia anunciou a expulsão de 20 diplomatas checos, depois de o país ter expulsado 18 diplomatas russos, acusados de espionagem. A Rússia anunciou, este domingo, a expulsão de 20 diplomatas checos e deu-lhes até ao …

Após cinco anos de silêncio, sauditas e iranianos terão iniciado conversações

Cinco anos depois de terem rompido as relações diplomáticas, a Arábia Saudita e o Irão terão iniciado contactos no Iraque. Este mês, responsáveis sauditas e iranianos terão iniciado conversações numa tentativa de aliviar as tensões, principalmente …

Helicóptero Ingenuity faz voo histórico em Marte

O Ingenuity, helicóptero da NASA, fez o seu primeiro voo de teste, esta segunda-feira, em Marte. Foi a primeira vez na História que um aparelho construído por seres humanos fez um voo controlado noutro planeta. "Os …