“A profissionalização é fundamental”. Este ano já morreram quatro bombeiros, todos voluntários

Rodrigo Antunes / Lusa

Nos incêndios deste ano já morreram quatro bombeiros. O último ano tão mortífero foi 2013, em que sete bombeiros perderam a vida. Em comparação, nos incêndios de 2019, não se registaram vítimas mortais entre esses profissionais.

Como noticiou o Expresso na terça-feira, o bombeiro Carlos Carvalho, de 40 anos, voluntário de Cuba, no Baixo Alentejo, foi apanhado a 13 de julho num incêndio em Castro Verde, no qual mais quatro colegas ficaram feridos. Ficou com queimaduras em mais de 90% do corpo, acabando por morrer.

Este ano já morreram outros três bombeiros, todos voluntários: um no combate ao fogo, um num acidente de automóvel durante as operações e outro que se sentiu mal durante um fogo. Já nos fogos de 2017 em Pedrógão e na região centro morreram dois bombeiros.



“É difícil responder sem os resultados dos inquéritos que já foram abertos pelas autoridades”, disse o presidente da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, João Marques. “Às vezes é simplesmente azar, outras vezes excesso de confiança ou má preparação. Não quero estar a avançar com uma explicação sem saber em concreto o que aconteceu”, acrescentou.

João Marques indicou que “os números são, de facto, surpreendentes” e que não têm uma explicação óbvia. “Espero que fiquem por aqui. Para nós o desejável é que não morresse um único bombeiro. Estamos obviamente preocupados e já enviámos um ofício à secretária de Estado, juntamente com os bombeiros profissionais, para discutirmos o tema, mas ainda não tivemos resposta”.

“A profissionalização é fundamental”, admitiu João Marques. “Apesar de eu ser presidente de uma associação que representa os bombeiros voluntários, defendo que os profissionais têm de ser a primeira resposta no combate aos incêndios ou em outras emergências. As situações mais difíceis exigem mais treino, e um voluntário que tem outra profissão não tem a disponibilidade e o treino de um profissional”.

“A excelência atinge-se com mais treino e mais formação. O contrário é que seria de estranhar”, concluiu João Marques.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E a profissionalização cria algum escudo protector aos bombeiros? Já fizeram contas, com a profissionalização quantos bombeiros são precisos? Sempre houve e continuará a haver grandes incêndios, e não é com a profissionalização que deixam de haver. Alterem o dispositivo de combate, onde seja o bombeiro que vai ao encontro do fogo, e não, o bombeiro ficar na estrada à espera que o fogo aí chegue.

  2. E porque não acabar com os incendiários?. Aumentar as penas para 25 anos de prisão efectiva?.
    Aposto que se acabarem com os incendiários, não haverá mais mortes.
    Experimentem.

  3. E a prevenção musculada onde está, os incendiários quem os, ataca a sério, por que razão as nossas tropas não fazem vigia por todo o país durante os meses críticos, por que razão não se organiza a floresta de uma vez por todas, por que razão continuamos a viver de promessas e mentiras, por que razão, governos e Assembleia da República não atuam em conformidade com a gravidade da situação? CHEGA!

RESPONDER

Geólogos propõem teoria sobre o famoso asteróide Vesta

O asteróide Vesta é o segundo maior asteróide do nosso Sistema Solar. Com um diâmetro de aproximadamente 530 km, orbita o Sol entre os planetas Marte e Júpiter. Há muito tempo que os asteróides desempenham um …

Cientistas criam o maior (e mais realista) universo virtual de todos os tempos

  Uma equipa de investigadores criou um universo virtual onde este é apresentado de forma mais realista. O software chama-se Uchuu - "espaço sideral" em japonês - e está disponível gratuitamente para que qualquer pessoa que …

A luz solar pode tornar os sacos de plástico (ainda) mais perigosos para o ambiente

A exposição ao sol dos sacos plásticos cria dezenas de milhares de novos componentes químicos que se podem dissolver na água, num processo que é bastante rápido. Os danos dos sacos de plástico para o ambiente …

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …