/

Professores indianos obrigados a tirar selfies para provar presença nas aulas

1

Os professores de um estado indiano estão a ser obrigados a enviar selfies diariamente para comprovar a sua presença nas aulas.

Professores de todas as escolas públicas da cidade Barabanki, no estado indiano de Uttar Pradesh, estão a ser obrigados a enviar selfies diariamente, em frente dos alunos, para comprovar a sua presença nas aulas, escreve o India Today.

As autoridades da Educação do distrito publicam essas fotografias no site do Basic Shiksha Adhikari (BSA) para provar a presença dos professores antes das oito da manhã. Os docentes que não o fizerem à hora estipulada perdem um dia de salário.

Este sistema foi implementado em maio, antes de as escolas fecharem para as férias de verão, e até agora mais de 700 professores já perderam um dia de salário.

Um responsável do departamento de Educação afirma que o sistema poderá ajudar a acabar com a confusão instalada dos chamados “professores fantasmas”. Esta tem sido uma prática recorrente em Uttar Pradesh, na qual os professores deixam os seus trabalhos nas mãos de pessoas sub-qualificadas que não apenas marcam presença em vez deles, como também ensinam os alunos. De acordo com o jornal indiano, isto é feito em conivência com os diretores que também recebem uma parte do dinheiro.

“Se este sistema funcionar, vamos implementá-lo também noutros distritos. O Ministro declarou firmemente que o sistema educacional deve melhorar e mais do que os estudantes, precisamos de melhorar os padrões de ensino “, disse um responsável.

Além disso, escreve o jornal, os professores que foram encontrados a navegar na Internet e a utilizar as redes sociais durante as horas de trabalho também vão sofrer cortes no ordenado.

Os professores consideram que esta nova medida é “injusta”. “O trânsito, a indisponibilidade dos transportes públicos em áreas rurais e a fraca ligação à Internet podem causar atrasos na altura em que temos de publicar as selfies. Perdi um dia de salário por ter ficado presa no trânsito”, lamentou uma professora de uma escola primária em Ram Nagar.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.