/

Professores de português na Suíça em situação de emergência

SESI SP / Flickr

-

O secretário-geral do Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE/Frenprof), Carlos Pato, alertou para a situação de emergência dos docentes na Suíça devido à desvalorização do euro face ao franco suíço e pediu uma ação imediata das autoridades portuguesas.

“Exigimos uma resposta rápida para reposição dos salários, o reflexo da decisão da banca central suíça é terrível para os salários dos professores”, disse à Lusa, esta quarta-feira, Carlos Pato, representante do SPE/Frenprof baseado no Luxemburgo.

Sem resposta das autoridades portuguesas, a gravidade da situação poderá “colocar em causa seriamente a continuidade do ensino do português na Suíça”, alertou.

“Em termos remuneratórios, é muito difícil. A grande maioria dos professores que está cá, neste momento ganha metade do que ganhava há 10 anos. Agora, os professores não têm condições de subsistência“, disse à Lusa António Manso, professor do EPE na Suíça.

Este professor alertou que o Governo deve “resolver a situação de imediato” ou corre-se o risco de “rotura total”, dado que se trata de uma “situação de emergência, particularmente para os professores com menos anos de serviço e que vivem sozinhos”.

Numa carta aberta, um dos professores indica que um docente com 15 anos de serviço recebe um ordenado mensal de 4.406 euros brutos. Mas, com os descontos e a paridade euro-franco, este ordenado passa a ser de 2.055 francos por mês, sendo que o mínimo para viver na Suíça é de 4 mil francos por mês, segundo o sindicato suíço UNIA.

Segundo Carlos Pato, a SPE/Frenprof contactou hoje o Instituto Camões e o Ministério dos negócios estrangeiros através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Estamos a aguardar uma resposta e uma solução que também envolve os Ministérios da Educação e das Finanças”, disse.

O Banco Nacional Suíço (BNS) aboliu na quinta-feira a taxa de câmbio mínima do franco suíço face ao euro (1,20 francos por euro), em vigor desde setembro de 2011 e eixo principal da política monetária suíça há mais de três anos.

Esta medida levou a uma valorização forte do franco suíço face ao euro, atingindo máximos históricos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.