Professor de Oxford detido por roubar papiros antigos da Bíblia

Domínio Público

Dirk Obbink, um especialista em papirologia e professor na Universidade de Oxford, foi detido e acusado de roubar 13 fragmentos bíblicos de papiro antigo. 

As valiosas peças, que pertenciam a uma coleção mantida na Biblioteca Sackler da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foram roubadas a 12 de novembro.

Os 13 fragmentos desaparecidos pertenciam aos Papiros de Oxirrinco, um numeroso grupo de manuscritos descobertos desde 1897 no Antigo Egito. Dirk Obbink, de 63 anos, foi nomeado chefe de projeto da coleção que pertencia à Sociedade de Exploração do Egito.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a polícia recebeu um relatório que alegava que os fragmentos de papiro, que estavam agora num museu bíblico dos Estados Unidos, tinham sido roubados.

Obbink foi suspenso de funções em Oxford em outubro de 2019, após uma investigação sobre o desaparecimento de fragmentos de papiro antigos da coleção Oxirrinco. Segundo a Sociedade de Exploração do Egito, as peças foram vendidas ao Museu da Bíblia dos Estados Unidos.

“Estes são fragmentos primitivos dos evangelhos ou fragmentos bíblicos. São uma prova da herança cristã primitiva do Egito e são uma evidência precoce das escrituras bíblicas. Não os valorizamos monetariamente, mas não têm preço e são insubstituíveis“, disse Carl Graves, diretor da Sociedade de Exploração do Egito.

Alguns dos fragmentos da coleção contêm apenas uma ou duas palavras, enquanto outros são maiores. Segundo Graves, foram necessários décadas de trabalho para reuni-los. Os fragmentos vêm de Génesis, Êxodo e Deuteronómio, entre outros.

Expulso temporariamente da Universidade após uma investigação interna, Obbink, que foi libertado enquanto as investigações continuam, negou a sua participação nos eventos e afirmou que as acusações eram uma “tentativa maliciosa” de prejudicar a sua reputação e carreira.

“Nunca trairia a confiança dos meus colegas e os valores que procurei proteger e defender ao longo da minha carreira académica da forma que foi alegada. Estou ciente de que existem documentos a ser usados contra mim que, acredito, foram fabricados em uma tentativa maliciosa de prejudicar a minha reputação e carreira”, rematou.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …