Professor de Oxford detido por roubar papiros antigos da Bíblia

Domínio Público

Dirk Obbink, um especialista em papirologia e professor na Universidade de Oxford, foi detido e acusado de roubar 13 fragmentos bíblicos de papiro antigo. 

As valiosas peças, que pertenciam a uma coleção mantida na Biblioteca Sackler da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foram roubadas a 12 de novembro.

Os 13 fragmentos desaparecidos pertenciam aos Papiros de Oxirrinco, um numeroso grupo de manuscritos descobertos desde 1897 no Antigo Egito. Dirk Obbink, de 63 anos, foi nomeado chefe de projeto da coleção que pertencia à Sociedade de Exploração do Egito.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a polícia recebeu um relatório que alegava que os fragmentos de papiro, que estavam agora num museu bíblico dos Estados Unidos, tinham sido roubados.

Obbink foi suspenso de funções em Oxford em outubro de 2019, após uma investigação sobre o desaparecimento de fragmentos de papiro antigos da coleção Oxirrinco. Segundo a Sociedade de Exploração do Egito, as peças foram vendidas ao Museu da Bíblia dos Estados Unidos.

“Estes são fragmentos primitivos dos evangelhos ou fragmentos bíblicos. São uma prova da herança cristã primitiva do Egito e são uma evidência precoce das escrituras bíblicas. Não os valorizamos monetariamente, mas não têm preço e são insubstituíveis“, disse Carl Graves, diretor da Sociedade de Exploração do Egito.

Alguns dos fragmentos da coleção contêm apenas uma ou duas palavras, enquanto outros são maiores. Segundo Graves, foram necessários décadas de trabalho para reuni-los. Os fragmentos vêm de Génesis, Êxodo e Deuteronómio, entre outros.

Expulso temporariamente da Universidade após uma investigação interna, Obbink, que foi libertado enquanto as investigações continuam, negou a sua participação nos eventos e afirmou que as acusações eram uma “tentativa maliciosa” de prejudicar a sua reputação e carreira.

“Nunca trairia a confiança dos meus colegas e os valores que procurei proteger e defender ao longo da minha carreira académica da forma que foi alegada. Estou ciente de que existem documentos a ser usados contra mim que, acredito, foram fabricados em uma tentativa maliciosa de prejudicar a minha reputação e carreira”, rematou.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e a pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …

Paulo Fonseca em negociações com o Lyon

O ainda treinador da AS Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima temporada, já estará em negociações com o Lyon. Segundo o jornal Record, Paulo Fonseca não só figura na lista de prioridades …

"Incongruente" e "inadequada". Antigos militares criticam reforma das Forças Armadas

Antigos militares consideram que o melhor seria suspender a proposta do Governo que admitem que "nem em tempo de guerra tem lugar". Um grupo de antigos militares GREI - Grupo de Reflexão Estratégica Independente - sugere …

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu esta terça-feira a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …