/

Professor de Oxford detido por roubar papiros antigos da Bíblia

Domínio Público

Dirk Obbink, um especialista em papirologia e professor na Universidade de Oxford, foi detido e acusado de roubar 13 fragmentos bíblicos de papiro antigo. 

As valiosas peças, que pertenciam a uma coleção mantida na Biblioteca Sackler da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foram roubadas a 12 de novembro.

Os 13 fragmentos desaparecidos pertenciam aos Papiros de Oxirrinco, um numeroso grupo de manuscritos descobertos desde 1897 no Antigo Egito. Dirk Obbink, de 63 anos, foi nomeado chefe de projeto da coleção que pertencia à Sociedade de Exploração do Egito.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a polícia recebeu um relatório que alegava que os fragmentos de papiro, que estavam agora num museu bíblico dos Estados Unidos, tinham sido roubados.

Obbink foi suspenso de funções em Oxford em outubro de 2019, após uma investigação sobre o desaparecimento de fragmentos de papiro antigos da coleção Oxirrinco. Segundo a Sociedade de Exploração do Egito, as peças foram vendidas ao Museu da Bíblia dos Estados Unidos.

“Estes são fragmentos primitivos dos evangelhos ou fragmentos bíblicos. São uma prova da herança cristã primitiva do Egito e são uma evidência precoce das escrituras bíblicas. Não os valorizamos monetariamente, mas não têm preço e são insubstituíveis“, disse Carl Graves, diretor da Sociedade de Exploração do Egito.

Alguns dos fragmentos da coleção contêm apenas uma ou duas palavras, enquanto outros são maiores. Segundo Graves, foram necessários décadas de trabalho para reuni-los. Os fragmentos vêm de Génesis, Êxodo e Deuteronómio, entre outros.

Expulso temporariamente da Universidade após uma investigação interna, Obbink, que foi libertado enquanto as investigações continuam, negou a sua participação nos eventos e afirmou que as acusações eram uma “tentativa maliciosa” de prejudicar a sua reputação e carreira.

“Nunca trairia a confiança dos meus colegas e os valores que procurei proteger e defender ao longo da minha carreira académica da forma que foi alegada. Estou ciente de que existem documentos a ser usados contra mim que, acredito, foram fabricados em uma tentativa maliciosa de prejudicar a minha reputação e carreira”, rematou.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.