/

Professor condenado por aliciar crianças para atos terroristas

1

Um tribunal britânico condenou, esta terça-feira, um professor que queria criar um exército jihadista de crianças para cometer atentados terroristas em Londres.

Um professor de religião islâmica foi condenado por um tribunal britânico, esta terça-feira, a prisão perpétua, com um mínimo de 25 anos de prisão. A ideia era criar um grupo de crianças para cometer atentados terroristas em Londres.

Umar Haque, de 25 anos, começou a instruir 16 crianças para formar uma “milícia” capaz de atacar, no futuro, com armas de fogo os artefactos explosivos alvos na capital britânica. A criança mais nova tinha 11 anos, avança a Renascença.

O juiz Charles Haddon-Cave, do tribunal criminal de Old Bailey, afirma na sua sentença que Umar Haque organizou jogos e treinos destinados a instruir crianças como terroristas. Apesar de não ter diploma de professor, Haque ensinava religião islâmica, e terá captado o grupo de crianças numa mesquita, onde tinham explicações depois das aulas.

De acordo com a sentença, as crianças ficaram traumatizadas pelos vídeos de propaganda do grupo jihadista Estado Islâmico que Uar Haque lhes mostrava.

“O condenado é um mentiroso perigoso. É inteligente, eloquente e persuasivo, com um sorriso fácil. É narcisista e desfruta claramente do poder que exerce sobre os outros”, descreve a sentença, citada pela agência EFE.

O juiz considerou ainda que os planos do professor de atacar alvos como o Big Ben e o centro comercial Westfield, o maior da Europa, constituíam uma “ameaça muito real“.

Por sua vez, Dean Haydon, comissário da unidade antiterrorista da polícia britânica, disse à imprensa que o professor é “um homem perigoso”. “Quando agentes especialmente treinados entrevistaram as crianças, elas descreveram como Haque lhes mostrou vídeos terríveis de violência terrorista extrema, incluindo execuções“, explicou.

“As crianças ficaram paralisadas por medo a Haque, que lhes disse que um destino violento viria sobre elas se explicassem a alguém o que estavam a fazer”, concluiu o comissário.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Que seja abatido e não condenado a prisão, o estêrco tem trombas de bicho diabólico, mas dos ingleses não sei o que esperar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.