Produção na Autoeuropa “está completamente parada” devido à greve

Dave Pinter / Flickr

Fábrica Volkswagen em Dresden

A fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, “está completamente paralisada em todas as secções” devido à greve que decorre, esta quarta-feira, até ao final do dia contra o trabalho obrigatório ao sábado, disse à agência Lusa fonte sindical.

“Tal como prevíamos, está a haver uma forte adesão à greve. Isto prova que os trabalhadores se identificam com os motivos que levaram a esta paralisação”, disse Eduardo Florindo, do Sitesul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul.

“Há centenas de trabalhadores em greve que estão concentrados aqui à entrada da empresa”, acrescentou Eduardo Florindo, salientando que os sindicatos continuam a aguardar uma resposta ao pedido de reunião que fizeram à administração.

Os trabalhadores da Autoeuropa iniciaram na manhã de quarta-feira o segundo turno de greve contra o trabalho aos sábados que teve início às 23h30 de terça-feira e termina à meia noite de quinta-feira.

Os cerca de três mil trabalhadores que participaram nos plenários realizados na segunda-feira aprovaram uma resolução a confirmar a rejeição dos novos horários, particularmente pela imposição do trabalho aos sábados.

De acordo com o sindicato Sitesul, com os novos horários que a empresa pretende implementar, cada trabalhador só teria direito a gozar dois dias de folga consecutivas de três em três semanas, quando, a juntar ao dia de folga fixa, domingo, a folga rotativa fosse ao sábado ou à segunda-feira.

A administração da Autoeuropa só vai pronunciar-se depois da greve, que termina à meia noite de quinta-feira.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sindicatos e comissão de trabalhadores manobrados pelo PCP, já sabíamos que eram irresponsáveis.
    Agora ficamos a saber que o governo Costa, pela sua inacção, é igualmente irresponsável.
    O WV T-Roc vai ser deslocalizado para um país onde haja gente e governo mais espertos, Portugal perde 2.000 postos de trabalho e a Auto Europa fica mais perto de fechar. Nesse dia as culpas do PCP serão todas do patronato.
    O PCP continua a ter um objectivo. A destruição da economia do país e o aumento da pobreza, pois é nesse contexto que o partido ganha adesão.

  2. Que argumentação balofa, ridicula e sem sentido “”um país onde haja gente e governo mais espertos”* será concerteza o Bangladesh o Sri Lanka o Burkina Faso ou a China, locais para onde os amigos patrões deslocalizam, por norma, a produção. Esteja quem quiser á vontade para emigrar para esses “paraísos na terra” onde os governos e as gentes são muito espertos.
    Quanto ao PCP, que, sem estar no governo, tem permitido juntamente com o Bloco, a governação do P S, sendo portanto co-responsável pelo maior crescimento económico do pais das ultimas décadas, pela descida acentuada do desemprego, por um dos melhores défices de sempre e prepara-se agora para ajudar a fazer e aprovar uma nova tabela de IRS que irá beneficiar uma grande parte dos contribuintes portugueses.
    Os factos desmentem portanto o preconceito ideológico bafiento e a critica sem fundamento.

    • E pelo maior massacre em incêndios neste país (trocou responsáveis em vésperas de “época” de fogos- jobs, boys) e pela maior dívida em valor absoluto do país (todos devemos mais ao estrangeiro) e pelo mais baixo investimento de sempre (incluindo o estado novo) e pelo regresso à censura de livros (só para citar os mais recentes…), etc. etc.

RESPONDER

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …