Produção na Autoeuropa “está completamente parada” devido à greve

Dave Pinter / Flickr

Fábrica Volkswagen em Dresden

A fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, “está completamente paralisada em todas as secções” devido à greve que decorre, esta quarta-feira, até ao final do dia contra o trabalho obrigatório ao sábado, disse à agência Lusa fonte sindical.

“Tal como prevíamos, está a haver uma forte adesão à greve. Isto prova que os trabalhadores se identificam com os motivos que levaram a esta paralisação”, disse Eduardo Florindo, do Sitesul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul.

“Há centenas de trabalhadores em greve que estão concentrados aqui à entrada da empresa”, acrescentou Eduardo Florindo, salientando que os sindicatos continuam a aguardar uma resposta ao pedido de reunião que fizeram à administração.

Os trabalhadores da Autoeuropa iniciaram na manhã de quarta-feira o segundo turno de greve contra o trabalho aos sábados que teve início às 23h30 de terça-feira e termina à meia noite de quinta-feira.

Os cerca de três mil trabalhadores que participaram nos plenários realizados na segunda-feira aprovaram uma resolução a confirmar a rejeição dos novos horários, particularmente pela imposição do trabalho aos sábados.

De acordo com o sindicato Sitesul, com os novos horários que a empresa pretende implementar, cada trabalhador só teria direito a gozar dois dias de folga consecutivas de três em três semanas, quando, a juntar ao dia de folga fixa, domingo, a folga rotativa fosse ao sábado ou à segunda-feira.

A administração da Autoeuropa só vai pronunciar-se depois da greve, que termina à meia noite de quinta-feira.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sindicatos e comissão de trabalhadores manobrados pelo PCP, já sabíamos que eram irresponsáveis.
    Agora ficamos a saber que o governo Costa, pela sua inacção, é igualmente irresponsável.
    O WV T-Roc vai ser deslocalizado para um país onde haja gente e governo mais espertos, Portugal perde 2.000 postos de trabalho e a Auto Europa fica mais perto de fechar. Nesse dia as culpas do PCP serão todas do patronato.
    O PCP continua a ter um objectivo. A destruição da economia do país e o aumento da pobreza, pois é nesse contexto que o partido ganha adesão.

  2. Que argumentação balofa, ridicula e sem sentido “”um país onde haja gente e governo mais espertos”* será concerteza o Bangladesh o Sri Lanka o Burkina Faso ou a China, locais para onde os amigos patrões deslocalizam, por norma, a produção. Esteja quem quiser á vontade para emigrar para esses “paraísos na terra” onde os governos e as gentes são muito espertos.
    Quanto ao PCP, que, sem estar no governo, tem permitido juntamente com o Bloco, a governação do P S, sendo portanto co-responsável pelo maior crescimento económico do pais das ultimas décadas, pela descida acentuada do desemprego, por um dos melhores défices de sempre e prepara-se agora para ajudar a fazer e aprovar uma nova tabela de IRS que irá beneficiar uma grande parte dos contribuintes portugueses.
    Os factos desmentem portanto o preconceito ideológico bafiento e a critica sem fundamento.

    • E pelo maior massacre em incêndios neste país (trocou responsáveis em vésperas de “época” de fogos- jobs, boys) e pela maior dívida em valor absoluto do país (todos devemos mais ao estrangeiro) e pelo mais baixo investimento de sempre (incluindo o estado novo) e pelo regresso à censura de livros (só para citar os mais recentes…), etc. etc.

RESPONDER

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …

FC Porto à caça em Famalicão por Uros Racic

O FC Porto está atento à possível contratação de Uros Racic. O jogador tem-se destacado ao serviço do Famalicão e pode mudar-se para o Dragão a um preço acessível. Até à interrupção das competições, o Famalicão …

Itália com menor número diário de mortes em 15 dias. Nos EUA, a crise compara-se ao 11 de setembro

No dia em que Itália registou o menor número de óbitos por covid-19 em duas semanas, os Estados Unidos registaram 1.200 mortos. O cirurgião geral do país compara a crise a Pearl Harbor e ao 11 …

Substituição de Carlos Costa em contra-relógio. E já há nomes para "render" Centeno

O jornal Público escreve esta segunda-feira que a substituição de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP) está a ser feita em "contra-relógio", uma vez que seu mandato como governador termina dentro de dois meses …

Pedrinho jogava futsal e agora tenta "agarrar um pouco do que Messi faz" no futebol

Pedrinho vê Messi como o seu ídolo no futebol e diz que tenta replicar um pouco daquilo que o argentino faz em campo. O jovem brasileiro assume ainda que assinar pelo Benfica foi "uma decisão …

Com 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e aplicar medidas restritivas

A Suécia pode estar prestes a mudar a sua estratégia para combater a pandemia-de covid-19 e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus, no momento em que regista mais de 6.800 casos positivos e …