Produção na Autoeuropa “está completamente parada” devido à greve

Dave Pinter / Flickr

Fábrica Volkswagen em Dresden

A fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, “está completamente paralisada em todas as secções” devido à greve que decorre, esta quarta-feira, até ao final do dia contra o trabalho obrigatório ao sábado, disse à agência Lusa fonte sindical.

“Tal como prevíamos, está a haver uma forte adesão à greve. Isto prova que os trabalhadores se identificam com os motivos que levaram a esta paralisação”, disse Eduardo Florindo, do Sitesul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul.

“Há centenas de trabalhadores em greve que estão concentrados aqui à entrada da empresa”, acrescentou Eduardo Florindo, salientando que os sindicatos continuam a aguardar uma resposta ao pedido de reunião que fizeram à administração.

Os trabalhadores da Autoeuropa iniciaram na manhã de quarta-feira o segundo turno de greve contra o trabalho aos sábados que teve início às 23h30 de terça-feira e termina à meia noite de quinta-feira.

Os cerca de três mil trabalhadores que participaram nos plenários realizados na segunda-feira aprovaram uma resolução a confirmar a rejeição dos novos horários, particularmente pela imposição do trabalho aos sábados.

De acordo com o sindicato Sitesul, com os novos horários que a empresa pretende implementar, cada trabalhador só teria direito a gozar dois dias de folga consecutivas de três em três semanas, quando, a juntar ao dia de folga fixa, domingo, a folga rotativa fosse ao sábado ou à segunda-feira.

A administração da Autoeuropa só vai pronunciar-se depois da greve, que termina à meia noite de quinta-feira.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sindicatos e comissão de trabalhadores manobrados pelo PCP, já sabíamos que eram irresponsáveis.
    Agora ficamos a saber que o governo Costa, pela sua inacção, é igualmente irresponsável.
    O WV T-Roc vai ser deslocalizado para um país onde haja gente e governo mais espertos, Portugal perde 2.000 postos de trabalho e a Auto Europa fica mais perto de fechar. Nesse dia as culpas do PCP serão todas do patronato.
    O PCP continua a ter um objectivo. A destruição da economia do país e o aumento da pobreza, pois é nesse contexto que o partido ganha adesão.

  2. Que argumentação balofa, ridicula e sem sentido “”um país onde haja gente e governo mais espertos”* será concerteza o Bangladesh o Sri Lanka o Burkina Faso ou a China, locais para onde os amigos patrões deslocalizam, por norma, a produção. Esteja quem quiser á vontade para emigrar para esses “paraísos na terra” onde os governos e as gentes são muito espertos.
    Quanto ao PCP, que, sem estar no governo, tem permitido juntamente com o Bloco, a governação do P S, sendo portanto co-responsável pelo maior crescimento económico do pais das ultimas décadas, pela descida acentuada do desemprego, por um dos melhores défices de sempre e prepara-se agora para ajudar a fazer e aprovar uma nova tabela de IRS que irá beneficiar uma grande parte dos contribuintes portugueses.
    Os factos desmentem portanto o preconceito ideológico bafiento e a critica sem fundamento.

    • E pelo maior massacre em incêndios neste país (trocou responsáveis em vésperas de “época” de fogos- jobs, boys) e pela maior dívida em valor absoluto do país (todos devemos mais ao estrangeiro) e pelo mais baixo investimento de sempre (incluindo o estado novo) e pelo regresso à censura de livros (só para citar os mais recentes…), etc. etc.

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …