Procuradoria cria equipa para investigar crimes no futebol

presidencia.pt

A Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal

A Procuradoria-Geral da República criou uma equipa especial de três magistrados para investigar crimes relacionados com o futebol.

A Procuradoria-Geral da República, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa e Departamento Central de Investigação e Acção Penal criaram uma equipa especial para investigar os processos relacionados com crimes no futebol.

Segundo a revista Sábado, a decisão sigilosa foi tomada já há várias semanas. Agora, sabe-se que esta equipa será composta por três magistrados. No entanto, ainda “nada está decidido”.

Esta equipa especial irá investigar exclusivamente e de forma sistemática a maior parte dos processos relacionados com crimes financeiros, corrupção desportiva e viciação de resultados no futebol.

Ao que a Sábado apurou, a PGR, DCIAP e PJ receberam diversas queixas, nos últimos meses, relacionados com crimes de corrupção com diversas equipas de futebol. No entanto, há outros processos que já se encontram em investigação que estão abertos em várias departamentos do MP espalhados pelo país e que vão desde corrupção desportiva até viciação de resultados através de apostas.

Com a criação da nova equipa, estes processos poderão vir a ser concentrados no mesmo local o que, segundo fontes judiciais e policiais, pode vir a provocar alguns contratempos.

“A diretoria da PJ do Porto e do DIAP, por exemplo, têm em curso processos muito delicados sobre viciação de resultados. Estar a mudar tudo nesta fase não faz muito sentido”, disse à Sábado uma dessas fontes. Além disso, acrescentou ainda que não se sabe qual será o papel do trio de procuradores.

Uma outra fonte adiantou que ainda não se sabe quando é que a nova equipa entrará em funções. Para já, o processo está “numa fase muito embrionária“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muuuuito mais importante que criar uma “equipa para investigar crimes no futebol”, A Procuradora deveria criar uma equipa para investigar a constante quebra do segredo de justiça, especialmente para os media em geral… E quando falo em quebra, refiro-me á corrupção “nela” envolvida.
    Embora não seja algo que possa estar em segredo de justiça, esta “criação” que seria sigilosa… Não é! Porque será?

RESPONDER

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …