Possivel interferência de Trump. Procuradores demitem-se do caso Roger Stone

Roger Stone, antigo conselheiro de Donald Trump, foi considerado culpado por tentar obstruir a justiça, por mentir ao Congresso e por ter tentado pressionar testemunhas. Os quatro procuradores que o acusaram demitiram-se do caso na terça-feira.

Quatro procuradores que acusaram Roger Stone demitiram-se do caso na terça-feira, depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciar que ia reduzir o prazo de prisão pretendido para este aliado e confidente do Presidente norte-americano.

A decisão extraordinária do Departamento de Justiça foi anunciada horas depois de Donald Trump se ter queixado que a punição pretendida por aqueles procuradores era “muito horrível e injusta”.



Os quatro procuradores, incluindo dois que pertenceram à equipa do conselheiro especial Robert Mueller que investigou a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, integraram a equipa do Departamento de Justiça no caso Stone. Na segunda-feira assinaram uma proposta de detenção de Stone até nove anos.

A decisão de Departamento de Justiça, chefiado pelo procurador-geral William Barr, de recuar na recomendação de sentença levantou questões sobre interferências políticas e se a opinião de Trump tem uma preponderância invulgar no Departamento, que supostamente deve operar de maneira independente da Casa Branca em investigações e acusações criminais.

Barr tem sido um aliado firme de Donald Trump, ilibando-o de obstrução à justiça, mesmo quando o conselheiro especial e ex-chefe diretor do FBI Robert Mueller recusou fazê-lo e declarando que a investigação à interferência russa – que resultou na acusação a Stone – tinha sido baseada em uma “narrativa fictícia”.

Na noite de segunda-feira, aqueles procuradores recomendaram que a sentença de Stone ficasse entre sete a nove anos, depois de ter sido condenado por mentir ao Congresso, subornar testemunhas e obstruir a investigação da Câmara dos Representantes ao alegado conluio entre a campanha de Trump e a Federação Russa para influenciar as eleições de 2016.

A recomendação de sentença significaria que Stone receberia a sentença mais pesada de meia dúzia dos colaboradores de Trump acusados devido à investigação de Mueller.

No Twitter, ao início de terça-feira, Trump declarou que a acusação a Stone era “um aborto de justiça”. Um dirigente do Departamento de Justiça disse, sob anonimato, que a recomendação inicial de sentença para Stone os tinha apanhado de surpresa, pelo que decidiram intervir.

É extremamente raro que os líderes do Departamento de Justiça alterem uma decisão dos seus próprios procuradores a propósito de uma recomendação de sentença, particularmente depois de esta ter sido apresentada ao tribunal. Normalmente, os procuradores norte-americanos têm uma grande autonomia para recomendar sentenças em casos em que foram os acusadores.

Os democratas já criticaram a decisão, com o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, a apelar a uma investigação pela inspeção-geral do Departamento de Justiça.

“O papel da lei e a grande, grande, tradição deste maravilhoso Departamento de Justiça estão a ser totalmente pervertidas para os desejos e necessidades de Donald Trump, o que é uma desgraça”, afirmou o democrata, eleito pelo estado de Nova Iorque.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …