Procurador do MP investigado por ajudar traficante a fugir da prisão

Mário Cruz / Lusa

Carlos Figueira, procurador do Ministério Público de Lisboa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária por corrupção. O magistrado é suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão.

Um procurador do Tribunal de Execução de Penas de Lisboa está a ser investigado pela Polícia Judiciária por ser suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão. De acordo com o Jornal de Notícias, o plano seria, depois da saída da cadeia, fugir para o Brasil.

O inquérito contra Carlos Figueira iniciou no ano passado. O Ministério Público de Sintra estava a investigar um grupo de traficantes de droga, que introduzia cocaína em Portugal a partir do porto de Sines e a investigação ao procurador surgiu a propósito deste caso.

O matutino adianta que as ligações entre Carlos Figueira e o líder do grupo, Carlos Rocha Gonçalves, remontam a uma investigação que o magistrado fez no âmbito de um processo de falsificação de automóveis. O caso levou à condenação de Carlos Rocha Gonçalves a nove anos de prisão, uma pena que está a cumprir desde 2017.

Por essa altura, já decorria a investigação de tráfico de droga na Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária, que levou a que seis elementos fossem acusados de diversos crimes.

Várias chamadas telefónicas e mensagens entre o cabecilha do grupo, a sua mulher e o seu advogado dão a entender que o magistrado do MP iria ajudar Carlos Rocha Gonçalves a “obter saídas precárias” e a fazer “requerimentos” para que a sua pena fosse revista a troco de dinheiro.

Ao Jornal de Notícias, Carlos Figueira diz-se inocente e afirma que só manteve contacto com dois arguidos acusados de corrupção ativa no processo de tráfico de droga – Pedro Baleizão e o advogado Ricardo Alves – “para não ser mal-educado“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.